Olá, meu nome é Luiz. Queria a opinião de pessoas com mais experiência. Abri uma poupança na Caixa e pretendo daqui a cinco anos, ter pouco mais de R$ 30.000, eu quero abrir um negócio no ramo da sublimação e mais a frente, investir na impressão 3d. Mas tenho dúvidas em relação ao capital que pretendo injetar. R$ 30.000 é um bom capital de giro para iniciar um negócio? Creio que não vou conseguir muito mais que isso dentro deste prazo. Também tenho dúvidas em relação ao ramo que escolhi. Tenho estudado bastante, mas não tenho certeza se é um ramo que vale a pena de verdade. Durante estes cinco anos juntando o capital, eu posso até mudar de ideia, mas gostaria muito de investir nesse mercado. Se tiver alguém aí que atua nesta área, fico muito grato se puder me dar algumas dicas.
Boa tarde, Luiz Ricardo!
Vou repassar uma reposta que foi muito bem elaboarada pela colega Thamiris sobre o assunto:
1- Impressora sublimática
Provavelmente, o item de maior importância para quem deseja trabalhar com sublimação é sem dúvida a impressora sublimática. Dentre os diversos modelos de impressoras encontradas no mercado, a mais recomendável é a Impressora Epson.
A grande maioria das empresas precisam ser adaptadas para sublimação. É possível contratar serviços técnicos para instalar o “Bulk Ink” (equipamento para utilizar tinta sem a necessidade de ficar trocando cartuchos, apenas despejando-as no compartimento certo por meio do frasco original), tornando assim essas impressoras comuns em impressoras adaptadas para sublimação, porém, as impressoras Epson já possuem o Bulk Ink de fábrica (também chamados de Ecotank), ou seja, é a impressora ideal para se trabalhar com sublimação.
2- Tinta Sublimática
Assim como é essencial ter uma impressora sublimática, o mesmo acontece com a tinta que é específica para a técnica de sublimação. Diferente das tintas corante comuns, a tinta sublimática é um corante especial que, depois de secar, quando aquecida e sob pressão, muda do estado sólido para o gasoso, se fixando facilmente em determinadas superfícies envoltas por resinas de poliéster ou sintéticas, como tecidos de Córdoba, Cetim, Poliéster, entre outros. Em outras palavras, como o próprio nome já diz, a tinta sublimática é feita exclusivamente para a técnica de sublimação, diferente das tintas para fotos e impressões de escritório, como a da imagem abaixo.
3- Papel Sublimático
Conhecido como papel transfer sublimático, ou apenas papel sublimático, é possível encontrar uma grande variedade destes papéis no mercado. É nele que acontece o processo de transferência da sublimação. Incrível não? Assim como existem diversos tipos, os resultados podem variar também, tudo depende da qualidade do papel.
4- Máquina de Estampar
Basicamente, cada tipo de máquina de estampar possui uma função diferente, por exemplo, algumas são ótimas para sublimação em camisetas, aventais, toalhas etc, enquanto outras são específicas para canecas (que também podem variar em forma como as cilíndricas e as cônicas). O mais importante a se saber quando se pretende trabalhar com sublimação é qual o produto que se pretende personalizar.
5- Produtos para sublimação
Para quem quer trabalhar com sublimação, saiba que existe uma enorme variedade de produtos, o que inclui capas de celular, vestuário, brindes, canecas e muito mais. O mais importante é entender que estes produtos necessitam de poliéster em sua composição, caso contrário, as cores podem não ficar tão vivas e podem não fixar. Apesar de alguns produtos possuírem resinas a base de poliéster, opte por aqueles feitos especialmente para sublimação.
O Sebrae possui uma ideia de negócio completa, com um guia detalhado sobre custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais, planejamento e outros sobre como montar uma confecção de camisetas.
Acesse a Ideia de negócios em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-confeccao-de-camisetas,bc787a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD