Pretendo criar suínos, no entanto o custo de produção na minha região é muito alto. Nos últimos anos cresceu significativamente a demando por essa carne, Como devo proceder de forma a obter lucro??
Raimunda LucieneNovo na comunidade
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Bom dia!
Sou formado em Administração de empresas e, no papel de administrador, eu sugeriria que você desenhasse todo o fluxograma do seu processo e analisasse cada ponto para verificar onde você pode minimizar os custos e seria importante que você fizesse um plano de negócios para você, pois esse documento lhe ajudará a tomar as decisões mais adequadas para incremento de seu empreendimento. Caso queira se aprofundar nesse tema, sugiro acessar o link abaixo:
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/como-elaborar-um-plano-de-negocio,37d2438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
2. Especificamente sobre a suinocultura, veja esse post que o Sebrae produziu:
https://m.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/nocoes-iniciais-para-investir-em-suinocultura,c170ba4c8ad7d410VgnVCM1000003b74010aRCRD
3. Quanto às melhores práticas da suinocultura, sugiro que você consulte aos especialistas da Embrapa, os quais tem expertise para ajudá-lo de forma mais efetiva nesse tema:
https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/cursos/2018/curso-de-manejo-em-suinocultura-nas-fases-de-reproducao-maternidade-e-creche-e-residuos-da-producao
http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/publicacao_k5u59t7m.pdf
https://www.embrapa.br/suinos-e-aves/apresentacao
3. Você pode colher informações de pessoas que trabalham nesse segmento:
https://www.canalrural.com.br/programas/saiba-como-lucrar-com-suinocultura-70551/
https://novonegocio.com.br/criacoes/criacao-de-suinos/
https://www.cpt.com.br/cursos-administracaorural-exemplosdesucesso/artigos/criacao-de-porcos-enriquece-o-sitiante-ao-mesmo-tempo-que-enriquece-a-terra
https://www.montarumnegocio.com/criacao-de-porcos/
Calcular o preço de venda de um produto requer conhecimento e cálculos para definição de preço de venda mais adequado. Será necessário conhecimento dos preços da concorrência, os custos de aquisição dos produtos ou insumo, custos fixos e variáveis da empresa/atividade.
De regra geral o preço de um produto, se define com o total dos custos e despesas, impostos e o lucro desejado/esperado. Preço de venda = custos + despesas + lucro esperado.
Fórmula de cálculo:
Pelo Markup – utilizando os custos fixo e variáveis, lucro esperado
MARKUP = 1 / (1 – (DF% + DV% + ML%))
Pela Margem de contribuição – utilizando custos e despesas, lucro desejado
MC (%) = Margem de contribuição / Preço
Para calcular o lucro de um determinado período, o esquema é o mesmo. Você vai somar todo o faturamento e, desse total, tirar tudo o que foi gasto para realizar os serviços. O que sobrar será o lucro do período. A partir dessa informação, o empreendedor já consegue ter uma boa noção de como anda o negócio. Mas há ainda mais uma conta a ser feita, a da porcentagem de lucro, que dará um desenho mais exato da situação da empresa.
O cálculo da margem de lucro é feito a partir de uma fórmula simples: divida o lucro pela receita total e multiplique o resultado por 100. Para ajudar, vamos dar um exemplo de uma empresa que faturou R$ 20 mil em um mês e teve custos de R$ 13 mil no mesmo período.
Receita total: R$ 20.000
Custos: R$ 13.000
Lucro: R$ 20.000 – R$ 13.000 = R$ 7.000
Margem de lucro: R$ 7.000/R$ 20.000 = 0.35 x 100 = 35%
Pelos cálculos, a margem de lucro da empresa foi de 35%. Esse é, portanto, o número que o empresário deve fornecer a um investidor ou banco, quando for questionado sobre a lucratividade. Informar apenas o lucro em reais não é suficiente por não dar uma dimensão tão precisa do cenário da empresa. Os R$ 7 mil sobre R$ 20 mil de receita do nosso exemplo mostram uma situação bem mais confortável do que uma outra empresa que obtivesse os mesmos R$ 7 mil com receita de R$ 100 mil (portanto, custos de R$ 93 mil e margem de 7%).