Sabemos que atualmente cada vez mais empresários estão preocupados em saber como divulgar uma empresa na internet e também, que nem sempre encontram uma resposta objetiva para essa pergunta.
Por conta disso, resolvemos criar esse pequeno roteiro para que você possa conhecer a realidade do universo da divulgação online e ter pelo menor uma orientação inicial sobre quais caminhos seguir.
Não temos a pretensão de em um único artigo esclarecer todos os pontos sobre a questão de como divulgar uma empresa na internet, pois como você verá, essa é uma matéria muito mais complexa do que dizem por ai.
Nosso objetivo é deixar a questão da divulgação na Internet o mais clara possível para que você possa se orientar.
1 – Divulgar uma empresa na Internet começa pelo planejamento
Como no mundo físico, o planejamento de marketing é o primeiro passo para quem deseja divulgar uma empresa na Internet de forma eficiente e profissional.
De nada adianta você sair por ai criando ações de marketing online isoladas, se não houver por trás dessas ações uma orientação macro em termos de público-alvo e canais a serem utilizados.
Divulgar uma empresa na internet não é isso. Precisamos sempre que possível, criam uma sinergia em marketing digital para potencializar as ações, e isso só é possível com um planejamento prévio.
O marketing digital tem como pressuposto a integração dos diversos canais para atingir um objetivo único, a exposição de uma marca, produto ou serviço.
Portanto, ações isoladas que não possuem um alinhamento macro, perdem sua força e dificilmente trazem resultados que compensam o investimento.
Como divulgar uma empresa na Internet começa justamente pelo planejamento, como acabei de demonstrar, minha sugestão é que antes de tudo você leia o nosso artigo Como Fazer Um Plano de Marketing Digital
2 – Conheça muito bem o seu público-alvo
O segundo passos para quem deseja saber como divulgar uma empresa na internet, de forma eficiente e profissional, é conhecer muito vem o público-alvo que você deseja atingir.
Existem diversas ferramentas online para determinar isso, algumas delas até gratuitas como é o caso do Google Analytics.
Através da análise detalhada das informações, você conseguirá determinar as características do seu público.
Depois desta etapa, é hora de construir a sua Persona de Marketing e começar a desenvolver suas estratégias macro.
São etapas fundamentais neste processo.
Não é por outro motivo que nosso curso sobre marketing digital começa justamente pelas etapas de planejamento e identificação do público-alvo.
3 – A divulgação de uma empresa na Internet começa pelo site
Determinada a estratégia macro para divulgação da sua empresa na internet, é hora de analisar as questões internas, que são tão importantes quanto os recursos internos dos quais você lançará mão.
Muitas das vezes a eficácia de uma campanha de marketing online, depende muito mais da estrutura e conteúdo do site em si do que de ações externas. O site é na verdade o coração de tudo.
É o caso, por exemplo, do SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. Sem uma boa estrutura interna, não há qualquer chance do seu site conseguir uma boa colocação nas páginas de respostas do Google, na área de busca orgânica – resultados não pagos.
Até mesmo campanhas de links patrocinados podem não ter um resultado satisfatório se a estrutura interna do site não for a adequada. Um bom projeto de SEO é essencial para o sucesso nessa área.
Por isso, se você quer saber como divulgar uma empresa na internet, uma das primeiras coisas que costumo recomendar é adequar o seu site a esse objetivo, criando um ambiente propício e adaptado às diversas demandas que uma boa campanha de marketing digital exige.
4 – Criando campanhas de divulgação para sua empresa
Uma vez ajustado seu espaço interno, ai sim é hora de pensar em campanhas de divulgação pela internet, propriamente ditas.
A escolha dos canais a serem utilizados depende, obviamente do que foi determinado em sua estratégia macro e do segmento em que a sua empresa atua.
Entre as diversas opções para divulgar sua empresa na internet destacamos:
- SEO – Otimização de sites para buscadores
- Links patrocinados na rede de pesquisa
- Links patrocinados na rede de conteúdo
- Google Meu Negócio
- E-mail marketing em suas diversas modalidades
- Marketing nas redes sociais
- Marketing de conteúdo
Como você pode ver, as opções são muitas e seu custo também variado. Além disso, cada modelo de negócio tem um caminho.
Por exemplo, a divulgação de lojas virtuais, obedece um roteiro diferente de um site institucional e outros modelos também.
A nossa dica é começar pelo mais básico, como por exemplo, o Google Meu Negócio, se você tem uma empresa que possui atendimento físico.
Na medida em que suas habilidade forem sendo aperfeiçoadas, você poderá então partir para estratégias mais sofisticadas.
5 – Criando campanhas de divulgação para sua empresa
Diante de um quadro que inicialmente pode parecer confuso, existem duas opções, a capacitação de pessoal interno para desempenhar o papel técnico e acompanhamento dessas ações e a terceirização dessa tarefa.
No caso da opção de desenvolvimento dentro da própria empresa, você tem a vantagem de contar com um profissional de marketing online totalmente alinhado com as questões estratégicas da empresa e profundo conhecimento do mercado em que ela atua.
Em nossos cursos sobre marketing digital, praticamente metade dos participantes estão sendo treinados com esse objetivo, o que revela uma preferência crescente por essa opção para divulgação de empresas pela internet.
Como divulgar uma empresa na Internet exige por parte do empresário ou seus colaboradores, conhecimentos técnicos para poder avaliar os resultados, essa capacitação é fundamental.
Sem isso, você ficará naquela situação de contratar um serviço e não ter condições de avaliar se o que foi contratado está sendo entregue ou não.
Publicamos um artigo sobre este tipo de posicionamento em termos de marketing digital sob o título A Melhor Agência de Marketing Digital Está na Sua Empresa.
6 – Terceirização do trabalho de marketing digital
Outra opção para quem tem interesse em saber como divulgar uma empresa na Internet e não deseja formar uma equipe própria, é buscar por suporte de freelancers de marketing digital, que você pode encontrar em portais especializados, como o Marketing Job, por exemplo.
No caso da terceirização do trabalho de marketing digital, a grande vantagem é contar com uma equipe pronta para colocar em ação seu programa de divulgação.
O grande problema é saber se a agência está realmente preparada para entregar o serviço contratado tendo como foco o sucesso das suas campanhas e não somente o que ela vai lucrar com o seu investimento em mídia.
Consultar o portfólio da agência e conversar com alguns clientes é um bom caminho para resolver este problema. Além disso, na hora da contratação, é necessário exigir a apresentação de relatórios de resultados.
É bom deixarmos bem claro que marketing digital significa geração de resultados palpáveis, retorno do investimento feito.
Fora isso, é apenas gasto mesmo.
Como você pode ver, não se trata apenas de saber como divulgar uma empresa na Internet, mas, principalmente, quais os caminhos a seguir e com que ferramental. Por isso, planeje cuidadosamente o roteiro de marketing da sua empresa na Internet.
Agora que você já tem uma boa ideia de como divulgar uma empresa na Internet de forma profissional.
Olá Dirceu
Fico satisfeito em saber que você gostou do meu artigo publicado no blog da Academia do Marketing, no endereço https://www.academiadomarketing.com.br/como-divulgar-uma-empresa-na-internet/
Da próxima vez que fizer a publicação de um artigo de minha autoria, peço a gentileza de colocar a atribuição da fonte. Não custa nada, não acha?