Há uma diferença clara entre as estratégias dos dias de hoje e as estratégias de alguns anos atrás. Você sabe qual é ela?
Por mais que pareça incrível, durante muito tempo, as campanhas publicitárias e de marketing eram mensuradas apenas em base de achismos, recomendações e opiniões.
Como resultado, muitas empresas que aplicavam essas estratégias em seu negócios acreditavam que o marketing não tinha potencial, quando na verdade, eram essas empresas que não o utilizavam do jeito certo.
No entanto, como surgimento do novo marketing, também conhecido como marketing digital, uma série de métricas e análises de mensurações foram criadas. Estas têm como objetivo saber com precisão o retorno de determinado investimento.
E dentre essas métricas de análise, o ROI é um dos indicadores mais efetivos. Se uma empresa de deck de madeira quer realizar uma campanha publicitária, por exemplo, após fazer a análise do ROI, ela irá verificar se a estratégia vale a pena ou não.
Se interessou pelo assunto? Então neste post iremos explicar todos os detalhes do ROI e mostrar a importância desse indicador para o seu negócio. Continue nos acompanhando!
O que é ROI?
O termo ROI é uma abreviação para ’Return over Investiment’, que por sua vez, pode ser traduzido como Retorno sobre Investimento.
Como o próprio nome já diz, esse indicador é capaz de calcular o quanto uma empresa está ganhando ou perdendo com os seus investimentos realizados.
Além disso, a estratégia de ROI é totalmente flexível, ou seja, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de ação ou estratégia que visam algum lucro futuro, seja em campanhas de anúncio, implementação de e-mail marketing, marketing de conteúdo, e até mesmo para estratégias gerenciais e operacionais.
Se uma empresa que fabrica placa de circuito impresso quer comprar uma máquina mais automatizada para melhorar a sua produção, por exemplo, ela também poderá utilizar o cálculo do ROI para verificar o retorno sobre o determinado investimento.
Qual a importância do ROI?
O ROI se torna indispensável a partir do momento em que uma empresa almeja ter um lucro visível em seus investimentos.
Especialmente com a chegada de inúmeras estratégias e ferramentas de marketing, esse número vasto de opções pode acabar confundindo muitos gestores e profissionais sobre qual a ação mais adequada para os seus negócios.
Embora muitas dessas ações apresentem resultados positivos, isso também varia de acordo com o porte da organização, segmento, número de profissionais, entre outras diversas variáveis.
Uma empresa que presta locação de totem digital pode implementar uma determinada ação de marketing, enquanto uma agência de publicidade, se optar pela mesma estratégia, acaba não tendo o resultado tão efetivo.
Por essa razão, adotar o ROI como métrica para acompanhar e analisar o retorno dos investimentos é fundamental.
Agora que você já sabe sobre todos os detalhes do ROI e porque ele é essencial para o seu negócio, o que está esperando para adotá-lo em seu negócio e ter sucesso? Gostou do post?