Trabalhar em casa, o famoso home office, é o sonho de consumo de 11 em cada dez pessoas. Mas, ao contrário do que muita gente pensa, ganhar a vida dentro do lar, doce lar pode não ser o paraíso que parece.
Imagine a cena. Você está trabalhando e, de repente, seus pimpolhos começam a brigar. O cachorro resolve rosnar para o gato, que começa a fazer menção de devorar o papagaio. O interfone toca avisando que chegou uma encomenda na mesma hora em que o telefone toca com um cliente ou fornecedor retornando uma chamada importante.
Fácil enlouquecer nesse cenário, não? Mas acalme-se, seus problemas acabaram! Existem algumas dicas bem simples e capazes de fazer o trabalho em casa ser tão sensacional quanto parece. E vamos contá-las para você agora.
Busca oportunidades? O curso Profissão Home Office pode ajudar você
1 – Crie um local de trabalho
Demarque seu território. Estabeleça um cômodo da casa como o seu escritório. Coloque lá tudo o que você precisa para realizar o trabalho apropriadamente.
Dê preferência a locais silenciosos da sua casa. Fuja do cômodo cuja janela dá para o playground do prédio, por exemplo. Cômodos arejados e bem iluminados também são uma boa pedida.
Se você é amante da natureza, coloque uma planta na sua mesa. Se é fanático por um time de futebol, coloque uma bandeirinha dele ao lado do computador. Coloque retratos da família na mesa, trate seu home office como um escritório de verdade.
2 – Estabeleça uma jornada de trabalho razoável
Ok, você trabalha em casa, mas isso não significa que sua jornada diária de trabalho deve ser semelhante à praticada no início da Era Industrial. Estabeleça uma carga horária de trabalho e cumpra-a à risca.
Isso vale independentemente do horário que você escolher para executar suas atividades. Se você sente que produz mais à noite, e seu negócio permite que trabalhe nesse período, por que não? Afinal, esta é uma das vantagens de trabalhar em casa.
3 – Evite distrações
Se você tem filhos, gato, papagaio, cachorro, estabeleça limites para eles. Crianças aprendem cedo, então comece cedo a deixar claro que, embora você esteja em casa, aquele é seu local de trabalho.
O Junior não ligaria para o seu trabalho pedindo ajuda com aquele problema insolúvel de matemática da quarta série, correto? Então ele não deve ligar e, principalmente, você não deve permitir que ele faça isso quando estiver trabalhando em casa.
Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho também está fora de questão. Você e as pessoas têm de entender que você está em casa, mas está trabalhando, caso contrário, tchau, tchau produtividade.
4 – Comunique-se
Estabeleça interações com quem quer que seja que você trabalhe. Seu chefe, colegas, clientes ou fornecedores.
Lembre-os de que você existe. O trabalho remoto pode ser uma armadilha, se você se torna apenas e tão somente o desconhecido atrás do computador. Quando possível, faça reuniões presenciais com clientes e fornecedores, se você for seu próprio patrão.
Se você é o empregado de alguém, essa dica torna-se ainda mais crucial. Informe ao seu chefe quando abrir os trabalhos, mantenha contato frequente com ele. Faça com que ele se lembre que você existe.
5 – Tenha uma lista de tarefas
Disciplina é a palavra-chave. Trabalhar em casa pode gerar distrações que afetam sua produtividade. Tenha uma lista exequível de tarefas a ser realizadas durante o dia e obrigue-se a cumpri-la.
Essa é uma boa forma de manter-se produtivo e disciplinado, mesmo no conforto do lar, e de não deixar que seu home office acabe se transformando em um fardo.
6 – Faça pausas
Trabalhando no escritório, longe de casa, de vez em quando você dava uma levantadinha para ir ao banheiro, beber uma água, pegar um café. Adote esse hábito, também, quando estiver ralando em casa.
Essas pausas são fundamentais para espairecer as ideias e seguir para a próxima tarefa. Também podem ser úteis para ajudá-lo a resolver um problema aparentemente insolúvel, porque dá o distanciamento, muitas vezes, necessário para enxergar a situação como um todo.
Sabemos que trabalhar em casa pode ser desafiador para sua produtividade, mas não seja tão duro consigo mesmo. Evite passar horas a fio com os olhos grudados na tela do computador. Faça uma pausa pela causa.
7 – Busque contato humano
Não se trata, aqui, de andar pela rua procurando pessoas que oferecem abraços de graça, mas também você não quer acabar se transformando num ermitão que trabalha de casa, há semanas, sem tomar banho, com roupas mal cuidadas e barba por fazer, sem nem sequer lembrar o som da própria voz.
Quando possível, evite fazer as interações com colegas, clientes, chefe ou fornecedores somente por e-mail ou programas de mensagens instantâneas. Use o telefone no dia a dia do seu trabalho. Escute a voz de outros seres humanos.
Trabalhar em casa pode, muitas vezes, ser solitário. Evite o isolamento.
8 – Mantenha seu local de trabalho organizado
Afinal de contas, o seu escritório residencial não é a casa da Mãe Joana, certo? Assim como no escritório convencional, um local de trabalho minimamente organizado facilita sua vida e aumenta sua produtividade.
Evite a tentação de pensar “Ora, eu não estou na firma, ninguém vai ver a minha bagunça, mesmo”.
Lembre-se que o principal beneficiado por um ambiente de trabalho limpo e bem organizado é você, mais ninguém.
9 – Saia do trabalho no fim do dia
Sua jornada de trabalho chegou ao fim? Ótimo. Levante-se e vá embora do escritório, mesmo que ele fique na sua casa.
O importante aqui é não se tornar um refém do trabalho dentro da própria casa. Se você decidiu que sua jornada de trabalho acaba às seis da tarde, levante da cadeira às seis da tarde e vá fazer alguma outra coisa da vida.
Afinal, se você tivesse de se locomover para o escritório todo dia não estaria disponível 24 horas por dia, não é mesmo?
Tem suas próprias técnicas infalíveis para trabalhar com eficiência em home office? Compartilhe-as aqui conosco.
Fonte: https://meunegocio.uol.com.br/blog/9-dicas-para-trabalhar-em-home-office-sem-enlouquecer/#rmcl
Planejamento é a chave para o trabalho em casa,pois a medida que as tarefas do dia a dia são planejadas um dia antes de fazer o trabalho remoto.E sabido que o ambiente doméstico tem inúmeras coisas que podem causar distração, como crianças,animais domésticos ,barulho do vizinho.Contudo é possível usar estrategia eficazes para executar o trabalho remoto.