Depois de tantos anos de trabalho, seria ótimo poder se aposentar mais cedo, não é? Descubra agora como aumentar seu tempo de contribuição ao INSS e tornar essa possibilidade realidade.
Existem ao menos oito maneiras de ampliar o tempo de contribuição: atividade especial, contribuições em atraso, tempo de trabalho rural, serviço nas Forças Armadas, períodos reconhecidos em reclamatórias trabalhistas, períodos não recolhidos pelo empregador, recebimento de benefícios do INSS e tempo em escola técnica.
Atividade Especial: Se você trabalhou exposto a agentes nocivos, pode aumentar seu tempo de contribuição entre 20% e 75%. Isso pode resultar em uma aposentadoria antecipada e um benefício maior, desde que a atividade seja comprovada por documentos como o PPP.
Recolhimento em Atraso: É possível recuperar períodos de trabalho não pagos ao INSS, desde que com a documentação correta. Para períodos menores de 5 anos, o próprio segurado pode emitir guias, mas é recomendável orientação jurídica.
Tempo de Trabalho Rural: O tempo em que você trabalhou na lavoura, mesmo quando jovem, pode contar para a aposentadoria se comprovado por documentos.
Forças Armadas: O tempo de serviço militar pode ser contado como contribuição ao solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Reclamatória Trabalhista e Períodos Não Recolhidos: Períodos trabalhados sem registro ou não recolhidos pelo empregador também podem ser incluídos, seja por decisão judicial ou por meio de documentos como holerites.
Benefícios do INSS: Períodos em que você recebeu auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez, intercalados com contribuições, também são válidos.
Escola Técnica: Períodos em escolas técnicas até 1998, onde você recebeu alguma remuneração ou ajuda de custo, podem ser incluídos como tempo de contribuição.
Quer saber como antecipar sua aposentadoria e aumentar seu benefício? Descubra os detalhes nesse artigo!
Além disso planejar a aposentadoria com antecedência é fundamental para evitar perdas e garantir um valor de benefício mais alto. Consultar um Advogado Previdenciário de confiança é uma maneira eficaz de assegurar que todas as contribuições sejam corretamente contabilizadas.
Fonte: