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7 razões para investir em marketing digital em meio à crise

7 razões para investir em marketing digital em meio à crise

Embora o momento atual se apresente como um grande desafio para os negócios, e mesmo ouvindo previsões de especialistas que dizem que essa crise será longa, podendo até mesmo piorar, a dica é não recuar.

“É fato que não sabemos o que o futuro nos reserva. A única coisa que temos certeza é que todo empreendedor quer se manter no mercado, continuar conquistando espaço e novos clientes, bem como fechar novos negócios”, explica o consultor em Transformação Digital, Ricardo Martins.

Diante de uma crise, a primeira atitude é cortar custos, mas todo cuidado é pouco. Enxugar custos pode até ser uma boa saída neste momento, todavia, o grande erro é cortar custos de uma área importante de toda empresa, o marketing. Será mesmo que essa é uma boa estratégia?

“Muitos empreendedores e empresários acreditam que investir em ações de marketing é um desperdício de dinheiro. Infelizmente este é um erro muito comum e que precisa ser revisto por grande parte dos gestores”, pontua Martins.

Se você é uma dessas pessoas que acreditam que investir em marketing é gerar “despesa”, saiba que marketing não é custo e sim um investimento capaz de gerar resultados imediatos e também a médio e longo prazo para seus negócios. O consultor Ricardo Martins dá 7 dicas para quem está de olho no futuro e quer investir em marketing digital agora. Confira!

Como o marketing digital pode ajudar seu negócio em meio à crise?

  • O marketing digital é mais acessível que o tradicional

Talvez você não tenha conhecimento, mas o investimento em ações de marketing tradicional, ou seja, publicidades em comerciais de rádio ou televisão, até geram bons resultados, contudo, exigem investimentos consideravelmente altos. Dependendo do negócio, pode não ser eficiente, pois tendem a atingir um volume muito grande de público que não se interessa pelo seu serviço ou produto.

Por sua vez, o investimento em marketing digital é bem menor e possibilita alcançar o público-consumidor no seu negócio de forma mais eficaz, sem perder o foco, e independe do tamanho da sua empresa.

  • Fortaleça sua marca com o marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma excelente estratégia para agregar valor à sua marca. A criação de conteúdos inteligentes com linguagem clara, objetiva e adequada, com o objetivo de informar, ensinar, entreter e solucionar problemas, tende a estabelecer um relacionamento próximo com o público-consumidor e isso é fundamental nos tempos atuais. Além disso, cria uma percepção positiva do público a respeito da sua marca e torna possível atrair, reter e fidelizá-los.

  • Use o Big Data para melhorar o customer experience

Se engana quem pensa que as redes sociais servem apenas para postar conteúdo. Pelo contrário, é possível obter informações dos clientes, realizar pesquisa de mercado, gerar relatórios, agregar valor à marca, gerar vantagem competitiva no seu segmento e aprimorar a experiência com sua marca.

O uso de um trabalho eficaz de big data pode gerar insights, prever tendências futuras de mercado, melhorar a qualidade do serviço oferecido, reduzir custos desnecessários, criar novos produtos baseados no perfil dos clientes e, principalmente, gerar novas vendas.

  • Você pode medir tudo em tempo real

Uma das principais vantagens das ações de marketing digital é a possibilidade de medir tudo. O uso dessa estratégia permite identificar quais ações geram mais resultados e, por consequência, mais vendas. 

Além disso, permite corrigir ações que não estejam gerando o retorno satisfatório. O melhor de tudo é que isso é feito em tempo real, o que permite prever situações sem ter de esperar o pior acontecer e assim realizar as mudanças necessárias.

  • Seja visto, esteja no lugar certo

O marketing digital é uma ótima estratégia para fazer com que seu negócio esteja disponível para seu cliente no momento que ele o procura. Investir em um plano de marketing bem estruturado de presença digital como em: redes sociais, blogs, anúncios, buscadores, mobile, sites responsivos entre outros, irá garantir que sua marca esteja visível ao alcance do seu consumidor em potencial, o que resultará em uma venda.

Saiba que, por mais que estejamos passando por uma crise mundial, existem pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Portanto, para alcançar essas pessoas sua marca precisa estar presente onde esse público está.

  • Resultados a curto, médio e longo prazo 

Ao investir em estratégias de marketing durante a crise, você prepara o terreno para quando ela passar, fazendo com que o seu negócio saia na frente dos concorrentes durante a retomada do mercado. Além de trazer resultados no curto prazo, como o fortalecimento da marca na mente dos consumidores, investir em marketing durante períodos conturbados contribuirá para manter o seu negócio bastante competitivo após a crise. 

  • A concorrência está investindo em marketing digital

Se neste exato momento você fizer uma busca na internet por seu produto ou serviço, certamente encontrará seus concorrentes. Isso quer dizer que eles estão à sua frente, já entenderam que é preciso investir em marketing digital, mesmo neste momento de crise. 

Entenda de uma vez por todas: quando você deixa de investir em marketing digital, você está beneficiando o trabalho do seu concorrente e, certamente, está perdendo clientes e dinheiro para eles. Que tal começar já?

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