O ano de 2022 trouxe mudanças significativas para a área de design gráfico.
À medida que o mundo do design gráfico continua a evoluir, é importante que profissionais e criativos fiquem a par das últimas tendências. Enquanto olhamos para 2023, certos tratamentos visuais e estéticos estão surgindo como escolhas populares.
Neste artigo, exploramos 5 tendências de design gráfico para ficar de olho em 2023.
Como está o mercado de trabalho para Design Gráfico?
O mercado de trabalho para design gráfico é forte e cresce constantemente.
Com o cenário em constante mudança da mídia digital, as empresas buscam cada vez mais indivíduos com uma base sólida em design gráfico para garantir que seu conteúdo visual continue se destacando.
Como resultado, muitas empresas estão procurando profissionais talentosos que possam criar artes que envolvam os clientes e os ajudem a se destacar da concorrência.
A demanda por designers gráficos qualificados é particularmente alta em áreas como publicidade, marketing, web design e mídia interativa.
As empresas precisam de profissionais experientes que possam criar visuais atraentes que chamem a atenção para seus produtos ou serviços.
Para aumentar suas chances de sucesso, muitos empregadores oferecem oportunidades adicionais de treinamento para os candidatos bem-sucedidos, para que possam se manter atualizados sobre as tendências e tecnologias emergentes relacionadas ao setor.
5 tendências de design gráfico para 2023: O que todo designer gráfico precisa saber para ter sucesso?
Independente da sua área de atuação, acompanhar as principais tendências é fundamental para garantir destaque frente à sua concorrência. E com a área de design gráfico não poderia ser diferente.
Ilustração, tipografia, paleta de cores e criação de posts para mídia social são apenas alguns dos principais critérios que os designers devem cumprir, atualmente.
Então, se você quer garantir o seu sucesso a longo prazo, confira 5 tendências do design gráfico e saiba o que podemos esperar para 2023.
1- Motion Graphic e Animação
O motion graphic vem ganhando força devido à sua capacidade de pegar designs estáticos e dar nova vida a eles com movimento.
A animação também entrou em cena como uma poderosa ferramenta de comunicação visual.
Ele permite que os designers criem histórias criativas por meio de elementos visuais, de áudio e de vídeo que envolvem os espectadores em vários níveis, contando histórias ou transmitindo ideias de maneiras que a mídia tradicional não consegue fazer com tanta eficácia.
A animação pode ajudar a tornar conceitos complexos mais fáceis de entender, tornando-se um recurso inestimável para criativos que desejam que seu trabalho se destaque dos produtos dos concorrentes.
2- Elementos em 3D
Uma das principais tendências para o próximo ano serão os elementos 3D. Essa tendência tem crescido em popularidade nos últimos anos, mas espera-se que atinja novos patamares em 2023.
Os elementos 3D podem trazer uma aparência dinâmica e atraente para qualquer projeto. De logotipos com profundidade extra a texturas que realmente se destacam, esses designs podem oferecer um toque profissional com um toque emocionante.
Para aqueles que procuram gráficos e visuais verdadeiramente únicos, os elementos 3D são uma excelente escolha.
Esteja você criando uma campanha publicitária ou projetando materiais de embalagem, eles podem ajudar seu trabalho a se destacar da multidão.
Além disso, devido aos avanços da tecnologia, a criação de gráficos 3D tornou-se muito mais fácil do que antes.
3- Arte por Inteligência Artificial
A arte gerada por IA tornou-se cada vez mais popular nos últimos anos à medida que a tecnologia avança, permitindo criações que não poderiam ter sido imaginadas antes.
Existem inúmeras possibilidades quando se trata de criar arte com IA, desde pinturas digitais até música generativa.
A IA pode ser usada para criar obras que refletem o estilo individual de um artista ou até mesmo simular estilos de artistas renomados como Salvador Dali ou Pablo Picasso.
Além disso, esta forma de arte digital está se tornando mais acessível do que nunca devido a bibliotecas e estruturas de código aberto como o Tensorflow do Google e o GPT-3 da OpenAI.
4- Blobs
Uma tendência que decolou nos últimos anos são os designs de estilo blob, também conhecidos como formas orgânicas ou formas amorfas.
Essa tendência apresenta contornos soltos e indefinidos que criam visuais vibrantes e atraentes que podem ser usados para marcas artísticas. Os designs de estilo blob geralmente são compostos de várias cores e texturas que adicionam dimensão a um design.
Essa tendência deve continuar em 2023 com sua versatilidade em várias plataformas, atraindo criativos modernos que desejam mais liberdade quando se trata de expressar suas ideias por meio de gráficos.
Os designs de estilo Blob podem ser usados para planos de fundo de páginas da Web, pôsteres, cartões de visita e outros materiais de marketing, tornando-os a escolha ideal para quem deseja causar impacto este ano. Então fique de olho nesse tema em 2023.
5- Peças visuais inclusivas
À medida que os designers gráficos abraçam cada vez mais a necessidade de serem mais inclusivos, eles estão se voltando para peças visualmente inclusivas como uma tendência em 2023.
Essa tendência não é apenas esteticamente agradável, mas também prioriza acessibilidade e inclusão para todos os tipos de usuários.
Peças visualmente inclusivas são uma parte importante da criação de um design que agrada a todos, independentemente de raça, sexo ou idade.
Os designers se esforçam para garantir que seu trabalho seja acessível e fácil de entender, usando cores que não conflitam ou sobrecarregam os espectadores e empregam várias opções de exibição, como alto contraste e tamanhos de texto grandes.
Levando em consideração as diversas necessidades de indivíduos com diferentes níveis de acuidade visual, os designers podem criar designs que todos possam apreciar.
Além disso, as fontes também devem ser escolhidas com cuidado para máxima acessibilidade para aqueles que lutam com certas dificuldades de leitura, como a dislexia.
Qual o futuro do design gráfico?
O futuro do design gráfico parece promissor, pois novas tendências estão surgindo para 2023.
Há uma expectativa de que agências e designers criem algo que pareça fresco, novo e inspirador.
Dentro do mundo do design gráfico, há uma série de tendências empolgantes definidas para decolar no próximo ano – desde ilustração 3D até estilos de design mais minimalistas.
Como tal, é importante que agências e profissionais criativos se mantenham atualizados sobre os últimos desenvolvimentos do setor, se quiserem que seu trabalho se destaque.
Para garantir o sucesso nessa área, muitos agora estão recorrendo a agências especializadas que podem oferecer consultoria especializada e ajudá-los a tomar decisões mais inteligentes ao criar seus projetos.
Ao trabalhar com uma agência especializada em design gráfico ou comunicação visual para empresas, as mesmas podem receber recomendações sob medida, adaptadas especificamente às suas necessidades, o que garantirá que seus projetos permaneçam competitivos em um mercado em constante mudança.