5 metodologias e diferenciais que atraem alunos ao curso de idiomas
Com o processo de globalização, cada vez mais as pessoas percebem a importância de aprender um novo idioma. Mas, como enfrentar um mercado competitivo e conquistar mais alunos? A ideia é investir em metodologias e diferenciais, contribuindo tanto para quem quer aprender, quanto para quem deseja ensinar. Saiba mais!
Aprender um novo idioma é uma tarefa que pode ser difícil para muitas pessoas. Alguns têm facilidade de entender os fonemas e memorizar as palavras, mas a maior parte acha o aprendizado da língua estrangeira muito difícil.
As empresas voltadas em oferecer aulas de idiomas têm buscado cada vez mais novas metodologias de ensino para fazer com que o aluno aprenda com mais facilidade, e melhor, como a Babbel, que oferece seus cursos pelo aplicativo com interface mais intuitiva.
Além disso, elas conseguem trazer inovações eficientes no modo de se ensinar, acabando por atrair mais alunos. Hoje, são diversas metodologias aplicadas e diferenciais que cada escola aplica, conquistando cada vez mais alunos e garantindo um aprendizado mais duradouro e eficiente para os matriculados.
As metodologias tradicionais
Inovar na hora do aprendizado não significa abandonar de vez as metodologias tradicionais. O ensino comum, aquele realizado em grupos, com foco no material didático, ainda funciona.
O material didático orienta toda a metodologia de ensino num curso de idiomas. As durações dos cursos presenciais geralmente possuem duas periodicidades: o curso tradicional foi diminuindo sua duração ao longo do tempo, mas ainda existe, com formações mais longas, em turmas e com aulas semanais.
Existem as metodologias que aplicam o ensino “intensivo”, com aulas diárias, diminuindo a duração do curso completo. Existem escolas que prometem um ensino de qualidade em apenas seis meses, outras a partir de um ano.
Diferenciais das escolas de idiomas
Hoje, como todas as plataformas de ensino oferecem o mesmo serviço, cabe a cada uma pensar num diferencial para atrair mais alunos. As estratégias são diversas, com ações que incluem parcerias, outras formas de ensinar, além de conexão com novas tecnologias para aprender.
Entre as inovações, selecionamos algumas metodologias e diferenciais que contribuem com quem quer atrair alunos e com quem deseja aprender. Veja!
1 – Parcerias
As plataformas de idiomas têm realizado parcerias com agências de intercâmbio e viagens, com descontos e condições exclusivas para os alunos. As parcerias são vantajosas para todas as partes: a escola atrai mais alunos, as agências têm maior procura e os alunos têm condições especiais para viajar e colocar seu aprendizado em prática.
Além disso, as plataformas de ensino de língua estrangeira também estão fazendo parcerias no quesito “clube de vantagens” para seus alunos com descontos em empresas parceiras, como academias, lojas etc.
2 – Cursos em empresas
Outro diferencial das plataformas de cursos de idiomas é a parceria com empresas, enviando um professor para o local onde a empresa opera ou disponibilizando aulas on-line pelos aplicativos, fazendo turmas entre os colaboradores em determinado horário agendado.
Isso ajuda a diminuir o custo dos funcionários com deslocamento para as aulas de idiomas, e reduz o custo da empresa que oferece essas aulas, pois a organização que fornece a sala e recursos à sua disposição.
3 – Novas tecnologias
A tecnologia permitiu que novas escolas e empresas surgissem no mundo do aprendizado de idiomas. Os cursos on-line permitem que o aluno faça a aula na hora que quiser, aonde quiser e com professores nativos, por um preço acessível.
O ensino EAD vem ganhando cada vez mais adeptos, justamente por essa praticidade, mas a metodologia tem de ser interativa e chamar a atenção do aluno, pois nesse método de aprendizado à distância é muito mais fácil de o aluno dispersar a atenção.
As escolas também começaram a desenvolver aplicativos de celular para atrair mais os alunos, com lições interativas extras, comunicação direta com o professor, entretenimento disponível, dicas e informativos pertinentes à escola, tudo de forma acessível a todo momento.
Os aplicativos de jogos também vêm ganhando cada vez mais adeptos. Os jogos de inglês, por exemplo, como os oferecidos pela Babbel, permitem que o aluno aprenda jogando, com plataforma interativa e metas diárias.
Esses jogos ensinam inglês e diversos idiomas, que não são encontrados tão facilmente no método presencial. Muitos deles oferecem planos gratuitos, para que o aluno faça pequenas lições todos os dias, com exercícios escritos, de escuta e fala.
Os jogos de inglês permitem o progresso do aluno, que pode ser registrado assim que ele for ganhando mais “pontos” ao passar cada nível estabelecido pelo aplicativo.
4 – Cursos específicos
Os cursos com temas específicos também são diferenciais procurados pelos alunos. Para quem quer aprender novos idiomas com o intuito de viajar para o exterior, existem cursos específicos focados em viagens.
Para as pessoas que querem aprender idiomas para crescer na empresa, existem os cursos voltados para o mundo dos negócios, com termos específicos. Segmentar os cursos tem sido uma estratégia muito bem aceita, tanto pelas escolas quanto pelos alunos.
5 – Métodos diferentes de aula
Na metodologia tradicional, é comum que as escolas de idiomas procurem métodos diferentes para fixar o conhecimento durante as aulas. Aulas ao ar livre, passeios culturais, aulas de culinária para fixar o vocabulário, exibição de filmes e utilização de músicas são métodos que agradam os estudantes, pois fogem da metodologia padrão.