Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

5 lições que podem ser aprendidas com os grandes e-commerces

5 lições que podem ser aprendidas com os grandes e-commerces

Por conta da aumento de vendas digitais, vale a pena se preparar para novo cenário

 

As lojas virtuais estão vivendo o melhor momento. De acordo com o índice MCC-ENET, de março de 2020 a 2021 houve um crescimento de 88% nas vendas on-line. Os números positivos foram impulsionados principalmente por causa da pandemia, já que o distanciamento fez com que os consumidores fossem para a internet. 

No entanto, a expectativa é que mais pessoas façam compras digitais agora. Mesmo quando tudo voltar ao normal e ninguém mais tiver medo de se contaminar, é provável que parte do público prefira usar a rede para comprar. Entre as vantagens estão: poder pesquisar produtos em poucos minutos, não precisar enfrentar filas e a comodidade de comparar preços sem sair de casa. 

Diante desse cenário, é importante que as empresas se preparem para utilizar a internet. A boa notícia é que os grandes e-commerce já deixaram várias lições do que vale a pena para conquistar os consumidores. Veja só!

1 – Mantenha seu público informado 

Se até as  grandes marcas investem na divulgação, por que as pequenas e médias não investiriam? Lembre-se de que na internet a concorrência é ainda maior do que no shopping ou em uma rua comercial. 

Tudo desperta a atenção do consumidor: redes sociais, sites de notícias e, claro, comércios. Então, é essencial pensar em estratégias para atrair os clientes

Nesse sentido, as maiores redes já investem há tempos. O Boticário, por exemplo, além de apostar no marketing digital, ele publica a tradicional revista de cosméticos no formato on-line no Portal Kimbino. Dessa forma, os consumidores podem se informar sobre os últimos produtos, comparar produtos e decidir o que irão comprar antes de irem a um estabelecimento presencial ou encomendar com um revendedor. 

2 – Pense na navegabilidade do usuário 

Tão importante quanto ter uma loja física organizada e bonita é ter um site com boa navegabilidade, ou seja, ser travado e não oferecer uma experiência positiva. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais impacientes ao usar a internet, por isso, é importante que as páginas sejam rápidas e fáceis de usar. 

Para tornar o e-commerce ainda mais interessante, vale a pena adicionar imagens reais dos produtos, vídeos e um layout moderno. Além disso, não se esqueça de oferecer segurança para os usuários e vários meios de pagamento. 

Basta observar sites de grandes lojas como Renner, Netshoes, Magalu, entre outros. Em comum, elas possuem páginas fáceis de navegar, atualizadas e seguras. 

3 – Invista na logística 

Uma das principais desvantagens das lojas virtuais era a questão da entrega. Diferentemente dos comércios físicos, os consumidores precisam esperar para receber os produtos, o que pode demorar dias. 

No entanto, quem tem investido na logística está se destacando. A Amazon, por exemplo, é conhecida por entregar as mercadorias antes mesmo do previsto, o que agrada aos consumidores. Por sua vez, as marcas que atrasam os pedidos podem ganhar notas baixas nas avaliações e, consequentemente, ficarem com a reputação prejudicada. 

 

4 – Garanta o atendimento ágil 

Imagine a seguinte situação: um cliente não consegue encontrar o que deseja ou tem dificuldade para pagar. Caso estivesse em uma loja física, isso seria resolvido ao chamar um atendimento. 

No e-commerce, porém, é diferente. Então, como solucionar essa questão? Algumas marcas possuem robôs que interagem e tiram as principais dúvidas dos consumidores. Esse é o caso da personagem Lu da Magazine Luiza. 

Aliás, segundo levantamento publicado no UOL, as pessoas aceitam mais opiniões de robôs do que de seres humanos. Cerca de 80% dos consumidores aceitariam sugestões da inteligência artificial para fazer as compras. 

Algumas marcas também têm um e-mail específico para atender os clientes. O importante é que a agilidade esteja presente na comunicação digital, pois pode ser decisivo para alguém comprar ou não. 

 

5 – Estude os concorrentes

Saber quem são os concorrentes e como está o mercado é essencial para pensar em novas estratégias. Será que existe algo que a sua empresa não está fazendo? Por exemplo: adicionar um botão no site pode aumentar o número de conversões. Então, é interessante observar os detalhes das páginas de outras lojas para saber o que pode ser melhorado. 

Diante da explosão de vendas nos e-commerce, vale a pena surfar nessa onda. Porém, é necessário preparo, uma vez que os consumidores estão mais exigentes e diversas outras marcas estão consolidadas na internet. 

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados