Vender mais é o grande desafio de boa parte dos empreendedores brasileiros. Na internet a tarefa se torna complexa porque existem muitos concorrentes e estratégias disponíveis.
Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, não é preciso ser especialista em marketing digital para colocar estratégias de vendas em prática.
Na verdade, vender mais na internet está cada vez mais simples. Existem muitos recursos disponíveis, desde cursos online gratuitos até plataformas que automatizam parte do trabalho.
Apesar de simples de aprender, não é necessariamente fácil aumentar a base de clientes. Por isso, separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar os primeiros passos!
1. Defina seu público-alvo
O primeiro passo é definir para quem você quer vender. Tentar atrair todos os perfis de cliente pode ser tentador, mas é um tiro no pé.
Isso porque o conteúdo da internet é muito personalizado – você precisa se comunicar com perfis selecionados de público para solucionar as suas dores de forma específica.
Pense da seguinte maneira:
- Defina o seu nicho (segmento de mercado) e subnicho (recorte deste segmento);
- Selecione perfis de público dentro do subnicho;
- Descubra quais são os desafios e necessidades desse público e em como você pode ajudá-lo.
2. Entregue uma boa experiência
Pense no seguinte: “por que os meus clientes atuais gostam de comprar de mim?” E se estiver começando agora e não tiver clientes: “como seria a compra ideal no meu segmento?”
Ao responder essas perguntas, saberá onde investir para tornar sua experiência de compras memorável.
Alguns pontos básicos são:
- Prometa apenas o que você pode cumprir – e quando possível, entregue mais do que prometeu;
- Não faça clickbaits;
- Tenha uma página de vendas otimizada e com informações confiáveis;
- Invista em design bonito, agradável e que facilite a leitura;
- Tenha sites com navegação simples e que carreguem rápido;
- Use checkout transparente e permita compras com poucos cliques.
Pode ser difícil cumprir todos esses pré-requisitos logo de cara. Então pense no básico para agradar ao cliente e faça isso primeiro. Depois vá dando os próximos passos e concentre-se em melhorar sempre.
3. Divulgue em várias plataformas
Existem várias estratégias de marketing digital, mas você não precisa fazer todas ao mesmo tempo.
O segredo para escolher onde investir o seu tempo e dinheiro está no público-alvo. Quais redes sociais ele frequenta mais? Que tipo de conteúdo gostam de ler?
Caso seu público seja de adolescentes, sua marca precisa estar no TikTok. Se o público for mais velho, o Facebook é uma boa opção. Se a imagem do seu produto é importante, o Instagram é a melhor rede, e assim por diante.
No momento, estas são as principais redes do mercado:
- Instagram: a maioria das empresas precisa ter presença nela.
- Facebook: você pode replicar postagens do Instagram no Facebook e complementar com grupos de discussão.
- YouTube: para conteúdos educativos e tutoriais de produto/serviço.
- TikTok: para aumentar engajamento de marca com conteúdos curtos e divertidos.
- LinkedIn: caso seu público-alvo seja do ambiente corporativo e para gerar networking.
- E-mail marketing: tem a vantagem de entregar a mensagem para todos os contatos sem passar por algoritmos.
- Site e blog: espaço central para divulgar novidades sobre a sua empresa e atrair clientes com estratégias de SEO.
Outra informação importante e que nem todo mundo sabe: é possível começar de graça, mas para ter resultados rápidos é preciso pagar por espaço nas redes e no Google. É o chamado tráfego pago, que faz os posts alcançarem as pessoas com mais chances de comprar no momento.
4. Trabalhe funil de vendas e jornada do cliente
Estas são duas estratégias que representam a jornada que o seu cliente percorre até fazer uma compra na internet. A estrutura básica é a seguinte:
- Topo de funil: pessoa está descobrindo um problema ou buscando uma solução.
- Meio: ainda estão em dúvidas sobre a compra e pesquisam opções.
- Fundo: estão prontas para realizar a compra.
Você deve produzir conteúdo para cada uma destas etapas, sempre priorizando o topo de funil. Assim, consegue atrair pessoas que têm alguma relação com seu produto para o seu site ou rede social.
E, se conseguir mostrar que suas soluções são boas o suficiente, consegue fazer o visitante avançar pelo funil de vendas.
5. Use ferramentas de automação de marketing
Como você viu neste post, existem muitas atividades dentro do marketing digital. Mas nem tudo precisa ser feito manualmente: existem várias ferramentas que tornam as tarefas do dia a dia bem mais rápidas. E algumas delas são gratuitas!
Abaixo, vamos listar alguns tipos e opções de ferramentas que podem te ajudar:
- Agendamento de redes sociais: para publicar todos os posts da semana ou mês de uma vez só. Exemplos de ferramentas: mLabs e Etus.
- E-mail marketing: para criar listas de e-mails segmentadas e enviar mensagens para todos de uma vez sem cair no spam. Exemplos: Mailchimp e MailJet.
- Criação de páginas: para criar sites sem precisar programar. Exemplos: WIX e WordPress (através de plugins).
Ferramentas mais completas
Além delas, existem plataformas completas, que realizam várias funções em um só lugar, como a HeroSpark ou a RD Station. Elas permitem enviar e-mail marketing e criar landing pages para os seus produtos, além de outras funcionalidades.
Esperamos que estas dicas ajudem você a vender mais na internet! Às vezes o resultado demora, especialmente se você ainda não tem dinheiro para investir em tráfego pago, mas no longo prazo vale muito a pena investir em marketing digital para o seu negócio.