A energia renovável está explodindo nos setores de consumo, comercial e industrial.
E o núcleo dessa explosão é a energia solar.
As empresas de energia solar agora podem atrair mais clientes do que nunca desde que os painéis solares se tornaram acessíveis.
Se você deseja ajudar os proprietários de residências a se tornarem autossuficientes ou as empresas reduzirem os custos de suas instalações pela metade, existem milhões de clientes famintos por energia que desejam migrar para o futuro do fornecimento de energia.
Mas como você alcança e ajuda esses clientes em potencial? Com marketing para energia solar solar.
Com o marketing digital para empresas de energia solar, sua empresa pode usar canais pagos e não pagos, como pesquisa e redes sociais, para criar uma estratégia competitiva de marketing de energia solar que impulsione as vendas.
Continue lendo para saber mais sobre como usar o marketing digital para sua empresa de energia solar, bem como as cinco melhores estratégias de marketing solar para pequenas e grandes empresas.
5 estratégias de marketing solar para usar
Saiba mais sobre as melhores estratégias de marketing solar para as empresas usarem e como essas estratégias beneficiam seu plano de marketing de energia solar.
#1. SEO
Search engine optimization (SEO) é o processo de melhorar seu site para que ele apareça com mais frequência nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
SEO é a base de qualquer estratégia de marketing na Internet para empresas de energia solar. Existem milhares de pesquisas todos os dias por termos de pesquisa como “painéis solares residenciais” e “fornecedores solares na minha região”.
Essas consultas mostram que as pessoas estão procurando mais informações sobre seus serviços e podem até estar prontas para comprar. Isso significa que eles estão a poucos centímetros de se tornarem clientes, você só precisa garantir que eles encontrem seu site.
Para fazer isso, você precisa otimizar seu site para os mecanismos de pesquisa. Codifique seu site com eficiência, adicione tags HTML essenciais e até use a marcação Schema para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender sobre o que é seu site.
Você também pode criar links para seu site a partir de outros sites, que os mecanismos de pesquisa veem como “votos de confiança” que dizem que você é uma fonte confiável de informações.
Com um site simplificado e muitos links externos, você pode começar a dominar os resultados de pesquisa para as palavras-chave mais importantes para o seu setor.
Mas ainda falta um ingrediente. Seu site pode ser tão simplificado quanto você quiser, mas seu site ainda precisa oferecer algo aos seus visitantes.
É aí que o marketing de conteúdo entra em cena no marketing solar.
#2. Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é o processo de adicionar texto e elementos visuais ao seu site, para que os visitantes possam encontrar as informações que desejam.
O marketing de conteúdo geralmente assume a forma de um blog, que você pode atualizar facilmente com novas informações sobre sua empresa, tendências do setor e muito mais.
Também inclui a criação de guias úteis para clientes que desejam conhecer todos os detalhes de seus serviços. Você também pode criar infográficos que detalham dados, vídeos que mostram suas instalações e fotos de seus produtos.
O objetivo final do conteúdo é fornecer uma ótima experiência de usuário para as pessoas que acessam seu site. Os visitantes interessados são mais propensos a se tornarem clientes pagantes, pois conhecem e confiam em sua empresa.
O conteúdo também estabelece você como uma autoridade em seu setor. Como fornecedor de energia solar, você está em uma excelente posição para discutir qualquer questão relacionada ao tópico.
Além disso, o conteúdo envolve a criação de novas páginas, todas com potencial para aparecer nos resultados dos mecanismos de pesquisa. Quanto mais conteúdo você criar, maiores serão as chances de obter tráfego qualificado para o seu site.
Por fim, o conteúdo dá a outros sites um motivo para vincular ao seu. Se você criar um infográfico excelente, por exemplo, poderá obter muitos links de diferentes fontes online. Isso ajuda a aumentar a classificação de todas as suas páginas nos resultados dos mecanismos de pesquisa.
O marketing de conteúdo anda de mãos dadas com o SEO, o que o torna uma estratégia essencial de marketing solar, porque todo o seu conteúdo deve ser otimizado para torná-lo bem-sucedido.
Uma vez que você tenha um conteúdo que informe os leitores e tenha uma boa aparência para os mecanismos de pesquisa, você desfrutará de mais visitantes apenas com o poder do seu site.
#3. Marketing de mídia social
O marketing de mídia social é a prática de promover seu negócio em redes populares como Facebook, Twitter e LinkedIn.
A mídia social é especialmente valiosa para as empresas de energia solar devido à popularidade da energia sustentável e alternativa no momento. Milhões de pessoas estão a bordo com a ideia de ter seus próprios suprimentos elétricos – eles só precisam conhecer os detalhes para começar!
A mídia social permite que você faça exatamente isso. Você se conecta com pessoas que têm um interesse natural em sua empresa e, em seguida, constrói relacionamentos com elas para incentivá-las a se tornarem clientes.
Essa estratégia de marketing solar também é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes anteriores , garantindo que eles tenham qualidade pelo seu dinheiro e aumentando as chances de recomendarem você a outras pessoas.
Facebook e Twitter também oferecem excelentes oportunidades de atendimento ao cliente. As pessoas que podem não saber como entrar em contato com você podem escrever diretamente em seu mural ou twittar para você para obter mais informações, o que permite que você entre em contato com elas imediatamente.
Isso pode soar como uma maneira informal de atender seus clientes, e você está certo, mas é um poderoso construtor de relacionamentos para sua empresa.
Quando se trata de um investimento como energia solar, os clientes querem um fornecedor em que possam confiar. Você cria confiança com eles quando se conecta com eles por meio da mídia social, especialmente quando responde às perguntas deles, fornece soluções aos clientes e publica sobre seu setor.
#4. Gerenciamento de reputação
A gestão da reputação é a prática de melhorar a imagem pública da sua empresa nos motores de busca.
Essa estratégia de marketing de energia solar é uma das ideias mais abstratas do marketing na Internet, mas funciona excepcionalmente bem para provedores de energia solar.
A chave por trás do gerenciamento de reputação é a saturação de pesquisa. Isso significa localizar os termos de pesquisa que as pessoas usam para pesquisar informações sobre seu setor, criar conteúdo sobre esses termos de pesquisa e publicá-lo em vários meios de comunicação.
Esses meios de comunicação podem incluir seu próprio site, sites de comunicados de imprensa, redes sociais e muito mais. O objetivo é obter o máximo de informações possível para mostrar aos usuários de mecanismos de pesquisa que você é uma empresa experiente, confiável e experiente em tecnologia.
Essa estratégia é perfeita para empresas que recentemente também foram alvo de má imprensa. A publicação de conteúdo original, que inclui os mesmos termos de pesquisa que a má imprensa – pode empurrar esse conteúdo negativo para fora da primeira página das SERPs , que é a única página que a maioria das pessoas visualiza nas pesquisas.
Portanto, se você deseja controlar sua reputação online, pode segmentar estrategicamente a palavra-chave que faz você parecer ruim, para que seus clientes em potencial vejam uma representação positiva e honesta de sua empresa.
#5. Otimização da taxa de conversão
A otimização da taxa de conversão (CRO) é o processo de encontrar a melhor maneira possível de transformar os visitantes do site em clientes pagantes.
O CRO é uma estratégia precisa e cuidadosa que exige muita paciência e pensamento crítico. No entanto, é extremamente útil para o marketing digital para energia solar, porque ajuda você a criar uma melhor experiência do usuário e um site.
O processo funciona assim:
- Encontre um elemento do seu site que você deseja melhorar
- Teste diferentes versões desse elemento ao longo de vários meses
- Acompanhe o impacto nas taxas de conversão
- Encontre a versão com a melhor taxa de conversão
- Use essa versão em seu site
O “elemento” que você testa pode ser praticamente qualquer coisa, incluindo texto na página, cores, botões, imagens, vídeos, interativos e muito mais. Nenhum elemento é muito pequeno e todos têm o potencial de causar um grande impacto.
Quanto mais conversões você obtiver, mais leads você terá para o seu negócio. Isso se traduz em mais receita, crescimento futuro e uma empresa mais forte em geral.
E é isso, até a próxima!!!