Uma das razões pelas quais marcas como a Coca-Cola permanecem tão relevantes e vitais é que elas têm uma capacidade especial para manter as coisas frescas. A Coca-Cola existe há mais de cem anos, mas não parece nem um pouco velha. Na verdade, parece tão moderna e empolgante quanto qualquer outra coisa em de 2021. E isso é tudo uma questão de branding e por isso trazemos para você 5 Dicas para Cuidar da sua Marca.
À medida que avançamos em anos, é mais importante do que nunca que você pense na saúde de sua marca. Estamos todos nas redes sociais constantemente (siga a gente no Instagram e no Facebook), e um movimento errado de sua parte pode mudar a percepção do consumidor negativamente e desfazer todo o seu trabalho árduo.
Tudo na vida precisa de uma reforma de tempos em tempos, incluindo sua marca. Use estas 5 dicas do nosso time para maior vitalidade necessária em seu negócio para que os clientes continuem chegando até você. E claro, qualquer dúvida, não deixe de mandar um hello.
Índice
1. Faça Ótimas Perguntas
A menos que você faça perguntas, nem sempre saberá o que seu público deseja. (Fonte: Flickr) O que seus clientes querem de você? Eles ainda querem o que queriam há 2 anos ou suas necessidades mudaram? A menos que você faça perguntas aos clientes e obtenha feedback, não terá as respostas que o ajudarão a manter sua marca vital aos olhos deles. Conforme as necessidades mudam e novas tendências surgem, o que os clientes desejam ver nas marcas muda . Esse é o seu primeiro problema potencial. A segunda é que fazer com que os clientes compartilhem informações não é exatamente fácil quando estamos todos sem tempo. Colocar perguntas nas redes sociais permite que os clientes respondam no momento que lhes convém .
A transmissão ao vivo incentiva a interação e, se você tiver uma lista de e-mail, use-a para fazer perguntas valiosas aos seus clientes.
O terceiro problema é que os clientes podem literalmente fazer ou quebrar você. Se muitos clientes não gostarem de você e disserem ao mundo que não gostam de você, sua marca perderá rapidamente o brilho.
A maneira mais fácil de resolver os problemas um e três é fazer as perguntas certas . Aqui estão dois bons exemplos:
- Se você pudesse mudar uma única coisa em nosso serviço/produto, o que seria?
Essa pergunta revelará os maiores problemas de seus clientes, permitindo que eles comentem sobre recursos específicos dos quais não gostam. Se você tiver sorte, eles também podem oferecer ideias sobre como você pode melhorar e fazer as coisas de maneira diferente daqui para frente.
- O que mais você gostaria de dizer à nossa empresa?
Se você deseja muitas informações de seus clientes que nunca considerou, faça esta pergunta. Os clientes são inteligentes e às vezes conhecem o mercado melhor do que você. Use as respostas deles para melhorar sua marca.
2. Conte uma História
As marcas contam histórias há anos para ajudá-las a se envolver com seu público. (Fonte: Flickr )
Uma tendência que não está desaparecendo é a narrativa. Se você dominar a arte de contar histórias, poderá se conectar e se envolver com os clientes de todas as novas maneiras. Qual é a história da sua marca? Quais são seus valores e como eles se encaixam em sua narrativa?
Em pleno 2021, não há desculpa para não contar as histórias da sua marca. Existem vários canais para você se envolver com seus clientes, e seus rivais estão compartilhando suas histórias por meio de anúncios, mídia social, conteúdo e assim por diante.
No entanto, a menos que você seja bom em contar histórias, a sua vai falhar. A melhor coisa a fazer é contratar uma equipe de marketing forte que seja criativa e saiba como explorar o conteúdo nativo.
Fora isso, você precisa ser genuíno e verdadeiro em todos os momentos. Caso contrário, suas histórias se tornarão inconsistentes e os clientes perceberão. Isso confunde as pessoas e as perturba.
Lembre-se de injetar personalidade e – quando possível – humor em suas histórias. Se os seus forem chatos, eles não vão ressoar com o seu público.
Mais do que tudo, as histórias de sua marca devem entusiasmar as pessoas e deixá-las querendo mais. Não dê tudo muito rapidamente. Caso contrário, as pessoas não têm nada para buscar.
3. Explore E-mails
E-mails continuam sendo um dos meios mais poderosos de engajamento. Com que frequência você envia e-mails para seus clientes? Se a resposta for “com nenhuma frequência”, agora é a hora de usar e-mails para ajudar a manter sua marca brilhando na mente de seus clientes. Afinal, eles dificilmente esquecerão de você se você enviar e-mails semanais ou mensais a eles.
O marketing por email é uma das melhores formas de aumentar a notoriedade da sua marca. Se você tem uma lista de e-mail com aparência saudável, também pode usá-la para medir a saúde geral de seu negócio por meio de métricas-chave como taxas de abertura, taxas de cliques e taxas de conversão.
Envie e-mails regulares para seus clientes. Isso pode ser qualquer coisa, desde anedotas a ofertas, promoções, material gratuito e conteúdo educacional.
Lembre-se de que seus e-mails devem ser consistentes. Use a mesma voz em seus e-mails, a mesma fonte, formato, estilo e cores – e mantenha tudo alinhado com o que seu público-alvo deseja ver. Seja consistente com sua visão também e sempre alinhe seu conteúdo com o propósito de sua empresa.
Por último, não envie e-mail erraticamente. Se você enviar um monte de e-mails em um mês e depois fizer uma pausa por alguns meses antes de retornar com um “Ei! Estamos de volta!” e-mail, não vai cair bem.
4. Invista Dinheiro na sua Marca
Uma marca não brilhará se os fundos forem baixos. Investir dinheiro na sua marca é fundamental. Reserve uma parte do seu orçamento para o design, o SEO, a estratégia de conteúdo, a estratégia de marketing em mídia social. Em plena era digital é fundamental que a sua marca seja uma marca digital, seja pelosconteúdos gerados nas mídias sociais ou em se próprio site.
O design é importante porque apresenta a face visual de sua marca. Em muitos aspectos, é o primeiro ponto de contato que as pessoas têm com sua marca. Se o seu site for sisudo e não se alinhar à sua marca, os clientes ficarão confusos. O design não é apenas uma questão de estética; também se trata de navegação, capacidade de resposta e conteúdo – e é preciso uma equipe de profissionais para fazer tudo isso direito. Por exemplo, um site profissional que transmite credibilidade fará toda hora na venda de seus produtos ou serviços.
5. Produza Conteúdo
Por fim, a melhor maneira de fazer sua marca florescer? Produza conteúdo relevante e compartilhável.
Para isso, você precisa criar uma estratégia de marketing de conteúdo. Parte disso deve ser um foco no conteúdo nativo, que é o conteúdo criado especificamente para determinadas plataformas. Por exemplo, o tipo de conteúdo que você distribui no Facebook será diferente do tipo de conteúdo que você distribui no Twitter porque as expectativas do público são diferentes.
A mídia social em geral precisa formar a espinha dorsal de sua estratégia de marketing de conteúdo. O Facebook agora é um rival de tráfego direto para o Google, e uma vez que as pessoas estão no Facebook, a questão é: por que elas iriam querer sair, já que tanto conteúdo (incluindo o seu) já está disponível aqui?
Você também deve considerar o uso de Inteligência Artificial para impulsionar seus esforços de marketing de conteúdo. Uma coisa é ter uma marca incrível, mas e se sua marca estiver na frente das pessoas erradas? O aprendizado de máquina ajuda as empresas a colocar o conteúdo certo para as pessoas certas. Isso ajuda você a dimensionar, pois garante que você está produzindo o conteúdo que as pessoas desejam ver.
Resumindo, certifique-se de fornecer conteúdo regular e valioso que os clientes vão querer ler e compartilhar e que se alinha com sua marca e visão.
Para descobrir o que as pessoas dizem sobre sua marca e usar isso para alimentar sua estratégia de conteúdo, descubra o monitoramento da marca. Essa abordagem simples ajuda você a entender melhor o mercado e a construir uma marca forte e sustentável.
E aí, gostou das nossas 5 Dicas para Cuidar da sua Marca? Então não deixe de compartilhar o conteúdo com toda sua equipe e conte com a Agência Really para te ajudar a cuidar da saúda da sua marca.