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4 métricas importantes para acompanhar no seu e-commerce

4 métricas importantes para acompanhar no seu e-commerce

Planejamento e gestão são igualmente importantes para qualquer empresa. O gestor deve compreender a situação em que seu negócio se encontra e definir quais objetivos deseja alcançar.

Além de elaborar um plano de ação com as medidas a serem implementadas, é necessário definir métricas específicas que o ajudem a mensurar se as decisões tomadas estão gerando o efeito esperado.

O e-commerce tem uma vantagem em relação aos demais modelos de negócio, já que todos os dados estão online, porém acesso fácil não é o suficiente. O gestor precisa compreender o que os dados representam, transformá-los em informação útil que o auxilie na tomada de decisão.

E-commerces de diferentes tamanhos e segmentos de atuação podem necessitar de informações e métodos diferenciados, entretanto há algumas métricas que são úteis para todas as lojas virtuais e iremos listar as principais neste artigo.

NÚMERO DE VENDAS

Acompanhar diariamente o número de vendas permitirá identificar facilmente alterações mais significativas, além de indicar se durante o período analisado a empresa está crescendo, estagnada ou diminuindo em vendas. Desse modo o gestor permanece sempre alerta e pode agir rapidamente.

Verificar o número de vendas também por itens, como chave de nível, por exemplo, pode ser valioso, pois assim é possível implementar ações voltadas para a promoção do produto, se estiver com baixas vendas evitando gastos elevados com estoque ou replicando estratégias se as vendas estiverem boas.

VISITAS AO E-COMMERCE

Não é possível aumentar o número de vendas sem fazer crescer o número de acessos à sua loja virtual. Investir em anúncios, posts nas redes sociais e conteúdo relevante podem colaborar para o aumento desse indicador.

Utilize estratégias como a produção de conteúdo relevante, que solucione dúvidas e problemas simples, mas frequentes entre seus consumidores, como, por exemplo, explicar as aplicações para uma batedeira industrial.

Isso pode colocar seu site em melhor posição no Google e, consequentemente, fazer com que usuários que estejam pesquisando o assunto encontrem e se identifiquem com sua marca.

TAXA DE CONVERSÃO

Conquistar muitas visitas para seu e-commerce é ótimo, entretanto é preciso ter atenção e analisar a proporção entre visitas e vendas, essa relação entre os dois indicadores representa sua taxa de conversão. Seu objetivo deve ser manter essa taxa alta, significando que uma grande parte dos visitantes está de fato comprando.

Busque saber as médias de taxa de conversão de lojas virtuais com atuação semelhante à sua, faça comparativos. Crie o histórico da sua própria loja e acompanhe as mudanças em tempo real.

De modo geral, uma taxa de conversão baixa significa que é necessário ajustar algo, seus textos, o design, as fotos, descrição do produto ou talvez seu site não seja tão simples de navegar quanto você pensa. O importante é buscar identificar as causas de uma taxa de conversão baixa.

TICKET MÉDIO

Para descobrir o ticket médio de sua loja virtual basta dividir o total de receita das vendas pelo total do número de pedidos do mesmo período. Conquistar um cliente que adquire uma única bisnaga de plástico com sua empresa custa basicamente o mesmo que conquistar quem compra uma grande quantidade, portanto, aumentar o ticket médio pode garantir o cumprimento das metas rapidamente e aumentar o faturamento.

Acompanhando corretamente as métricas do seu negócio é possível otimizar suas estratégias e basear a tomada de decisão em fatos concretos. Isso permitirá mais segurança financeira para seu negócio diante de um mercado competitivo.
Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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