Diariamente, dezenas de milhares sites são criados e o Google não tem como posicionar todos de forma automática. Portanto, precisamos conquistar o posicionamento de nossa marca de conectores elétricos, por exemplo, investindo esforços para alcançar um bom lugar orgânico entre os resultados.
Mas como entrar nessa batalha? SEO! Veja alguns critérios que os buscadores analisam para ranquear os sites nas páginas de resultados. Para deixar mais prático, seguem três dicas fundamentais nesse sentido.
1) Manter conteúdo atualizado e relevante
Investir em conteúdo é essencial para ser encontrado na web. Porém não basta apenas publicá-lo, é preciso atualizá-lo de tempo em tempo e entregar material relevante, que faça sentido para os leitores do seu site e que esteja relacionado ao seu negócio de sinalização de segurança, por exemplo. Quanto melhor for a experiência dos seus leitores, mais chances de estar bem posicionado você estará.
Palavras-chave
Outra dica imprescindível, relacionada a SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos para Busca), é a escolha de palavras-chave para suas páginas.
Segurança do usuário
Quanto melhor for a experiência do usuário, mais chances seu site terá de ser bem avaliado pelo Google. Um fator importante nesse sentido é a segurança do usuário, caso seu site seja um e-commerce, por exemplo. O certificado SSL é um componente de segurança que garante a integridade de dados em transações pela internet. Ele assegura que todas as trocas de informações sejam criptografadas, impedindo a leitura por outros.
A busca pelos primeiros lugares nos resultados do Google não é algo que se obtém da noite pro dia, portanto é preciso calma e dedicação. Existem diversas ferramentas e técnicas que podem ajudar a alcançar um bom posicionamento nos buscadores online. Aplicar boas práticas de SEO, por exemplo, é uma alternativa que pode resultar em ótimos frutos.
Além disso, você deve ficar ligado em indicadores de performance, monitorando seu site e sempre aprendendo com o que dá certo e o que não dá.
2) A segurança do site não impacta no negócio
Investir em segurança hoje em dia não é mais uma opção. Tanto que 70% dos consumidores online recorrem a selos de segurança em sites para garantir proteção no meio digital, segundo pesquisa da Conversion Digital 2017.
Uma importante dica compartilhada pelos mais experientes desenvolvedores: não deixe de atentar às atualizações de plugins, temas e extensões do seu site. Se for uma página feita no WordPress, saiba como mantê-la segura focando no backup de arquivos, plugins, rebots entre outros itens.
Aproveite que a plataforma possui uma extensa comunidade ao redor do mundo extremamente ativa e colaborativa e fique atento aos cuidados.
A manutenção de um site é um dos principais pontos para atentar. Entender como criar e manter um site é imprescindível para o sucesso e segurança do seu projeto.
3) “Ah, mas eu só vendo para o público X”
Com a democratização digital, não podemos ignorar que um produto pode ter diferentes públicos-alvo e que devemos entender as dores de cada um deles que estejam procurando um determinado produto, como um piso industrial, por exemplo.
Muitas empresas têm trabalhado com a estratégia de personas, para compreender de forma mais assertiva as necessidades dos diferentes públicos-alvo.
As personas são representações de diferentes públicos-alvo, mapeados e criados para representar os diferentes tipos de usuários. Portanto, saber como criá-las irá ajudar a direcionar melhor o negócio, contribuindo na tomada de decisões baseadas sempre nos usuários, no que eles se interessam e o que procuram.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.