Mesmo diante da pandemia de Covid-19, que assolou o mundo em 2020 e continua gerando inúmeros impactos negativos em todas as esferas da sociedade, o total de criação de novos empreendimentos no Brasil registrou um expressivo crescimento. Segundo o Ministério da Economia, há no país 19,7 milhões de empresas ativas, sendo que 298 mil delas foram abertas apenas no mês de novembro de 2020.
Apesar dos números positivos, muitos negócios também fecharam e muitos outros estão à espera de dias melhores para a economia brasileira. A expectativa é de que, com a chegada da vacina contra o Sars-Cov-2, haja uma recuperação – ainda que gradual – para os milhares de empreendedores nacionais.
Por enquanto, diante deste cenário de incertezas, os empresários de todo o país precisam gerir corretamente seus negócios, de forma a começar o ano “no azul”. Portanto, observar as questões trabalhistas, tributárias e de crédito é muito importante neste início de ano. Entenda as melhores soluções práticas para planejar um 2021 de sucesso.
Regularize o Simples Nacional
Em razão da pandemia, a Receita Federal determinou que não fará exclusão de nenhuma microempresa do Simples Nacional. Contudo, haverá a notificação de débitos existentes. Caso tenha volume no caixa, procure negociar e regularizar a pendência. A mesma dica vale para quem deseja fazer adesão ao regime simplificado de tributação.
Renegocie dívidas em atraso
Ninguém gosta de começar o ano pagando as dívidas que ficaram para trás, não é? Mas a boa notícia é que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), os estados e várias instituições financeiras oferecem, regularmente, condições especiais para renegociação e quitação de dívidas. Portanto, converse com seu contador e busque as melhores condições para colocar as contas em dia.
Muna-se de conhecimento
Uma dica de ouro para sua empresa começar bem o ano de 2021 e ter sucesso em várias esferas é investir em conhecimento. Saia da sua zona de conforto e faça um curso de contabilidade, um curso de plano de negócios, gerenciamento de projetos, atendimento ao cliente, logística e outros. Atualizar-se quanto às novidades do mercado e do seu segmento de atuação dará um importante poder competitivo à sua empresa.