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3 dicas para abrir um e-commerce gastando pouco

3 dicas para abrir um e-commerce gastando pouco

A abertura de um negócio próprio é algo que assusta muitas pessoas, especialmente quando consideramos os riscos financeiros que podem ser gerados por decisões precipitadas ou falta de planejamento estratégico. Assim, é importante ter muita atenção no momento de investir, inclusive se envolver o universo digital. 

 

Pense na abertura de um e-commerce como a definição de conectores elétricos para um sistema energizado. Na teoria, eles são 100% diferentes, mas ambos baseiam-se em uma rigorosa pesquisa, que deverá identificar como suprir as necessidades, sendo os acessórios voltados para como evitar a fuga de energia e a loja virtual em como atingir o cliente. 

 

Além disso, é crucial que o empreendedor entenda suas finanças e seja capaz de “respeitá-las”, evitando entrar em dívidas que podem impactar diretamente no crescimento sustentável da companhia. Pensando em te ajudar nessa ponta, separamos três dicas sobre como abrir um e-commerce gastando pouco. Confira! 

1. Dropshipping 

Com o estouro da pandemia do coronavírus, muitas empresas se viram obrigadas a rescindir contratos e demitir funcionários, o que gerou um aumento significativo no número de desempregados. Levando em consideração que a falta de emprego já estava em um nível alarmante, as coisas pioraram bastante. 

 

A falta de emprego fez muitas pessoas se aventurarem no universo digital, a fim de conseguir uma renda básica para sobreviver. Todavia, a situação desfavorável não permitia gastos absurdos para iniciar, tornando o dropshipping uma alternativa muito interessante para quem deseja abrir um e-commerce com pouco dinheiro. 

 

Resumidamente, isso acontece devido ao fato que o dono da loja virtual não fica responsável pelo estoque e por nenhuma outra atividade de logística, como o transporte. Assim, ele atua apenas como um intermediário entre cliente e fornecedor, se beneficiando com uma pequena porcentagem de lucro. 

 

Por mais que esse não seja um tipo de negócio que traga quantias exorbitantes, ele é ideal para quem não tem nenhum valor para investir, pois não precisará adquirir nada que não for vender. Em explicação, o dono do e-commerce só solicitaria um forno elétrico de embutir para um fornecedor se ele tivesse um cliente. 

2. Marketplaces 

Uma segunda dica para quem deseja iniciar um negócio virtual gastando pouco é optar por disponibilizar produtos e serviços em marketplaces ao invés de criar um site próprio no primeiro momento. Eis que te pergunto: você sabe o que são os marketplaces e quais são seus principais representantes no País? 

 

Basicamente, o termo refere-se a um “shopping virtual” na qual várias pessoas podem oferecer suas mercadorias. Diferentemente dos espaços físicos, os marketplaces não envolvem uma taxa mensal, que seria como o aluguel, apenas tira uma pequena porcentagem por venda feita. 

 

Já focando nas plataformas, os maiores destaques são: o Mercado Livre, a OLX, a Magazine Luiza, a Amazon, a Shopee, etc, cada uma com suas próprias características e formas de promoção. Sobre o investimento, é essencial citar que além de econômico é capaz de gerar mais visibilidade para uma marca. 

3. Redes sociais 

As redes sociais são plataformas ideais para uma série de comercializações, principalmente aquelas que envolvem o setor B2C (empresa para consumidor). Para entender melhor como isso funciona, pense em uma pessoa que está procurando decoração de casamentos ao ar livre tanto no Pinterest quanto no Instagram. 

 

Sem dúvidas, ela vai encontrar uma série de inspirações, muitas delas com tendas para eventos, que são itens capazes de gerar proteção contra variações climáticas ao mesmo tempo em que agrega na decoração total da festa. Desse modo, a negociação completa pode ser feita por meio das plataformas de comunicação e interação social. 

 

Só que é sempre bom ter muito cuidado ao optar por investir apenas nas redes sociais como plataforma de divulgação e venda, pois você terá que ter uma boa autoridade no assunto e vários cases de sucesso para que seus potenciais clientes tenham confiança no seu trabalho. 

 

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Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

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