Em artigo publicado no Portal do Franchising, Adir Ribeiro (Presidente e Fundador da Praxis Education) ressalta que franquia é um negócio onde há a cessão dos direitos de uso de uma marca e de um sistema de negócios que já foi testado em vários mercados, cujo franqueador tem critérios claros sobre sua expansão e o perfil de franqueado ideal.
Ribeiro lembra que, apesar de a franquia apresentar baixa taxa de mortalidade, principalmente quando comparada com os negócios que não fazem parte de uma rede ou chamado de negócios independentes, mesmo assim, apresentam riscos.
Por isso, o articulista destaca que não pode haver definitivamente a sensação de que é só comprar a franquia e o sucesso será garantido, pois o mercado apresenta diversos casos de franqueados de insucesso, em função dessa crença de resultado fácil de ser conquistado, graças ao poder da marca, ao sistema de negócios, o mix de produtos e outros aspectos importantes, pois é crucial a participação do franqueado no dia a dia do negócio, o seu entendimento do mercado e a gestão da franquia de maneira estruturada.
Sendo assim, ele elaborou 10 dicas práticas para se obter sucesso com as franquias, separadas em dois momentos:
1) Na fase de avaliação das opções de negócios ou aquisição da franquia.
2) Depois de selecionado, inicia-se o processo de operação e gestão do negócio.
Para o primeiro momento, as dicas são:
1- Compra do negócio (franquia) por critérios claros.
2- Auto avaliação criteriosa.
3- Conversa com franqueados atuais da rede de franquias.
4- Acompanhamento da implantação do negócio (assinatura do contrato até a inauguração).
Já para o segundo momento, o autor recomenda:
5- Conhecimento profundo da operação.
6- Alinhamento com o posicionamento da Marca.
7- Formação de time para a unidade franqueado e manutenção da motivação.
8- Conhecimento profundo da gestão do negócio.
9- Aperfeiçoamento e desenvolvimento contínuos.
10- Elaboração de um Plano de Negócios.
Para saber detalhes sobre cada uma das dicas mencionadas acima, leia a íntegra do artigo.