CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Rede para competitividade: central de negócios (parte II)

Os casos de sucesso

Transformação – esta palavra resume o que ocorre na vida das empresas que se reúnem na forma de Centrais de Negócios. O 2º dia do I Encontro Nacional, realizado em Salvador/BA, foi dedicado à apresentação de casos de sucesso.

Empresas de serviços, de tecnologia, pequenas indústrias e produtores rurais demonstraram que é possível crescer quando há disposição para se adaptar e trabalhar em conjunto.

Rede Petro Bahia

A Rede Petro Bahia envolve as empresas de bens e serviços que atuam na cadeia produtiva de petróleo e gás na Bahia. O conceito desta Central de Negócios destaca a importância da qualificação das empresas devido ao alto nível de exigência do setor. Nesse sentido, existe uma ênfase no fomento da capacitação, certificação e inovação tecnológica para promover ganhos de competitividade aos associados seguindo o objetivo de gerar negócios.

Além de micro e pequenas empresas, reúne empreendimentos de portes distintos, viabilizando encontros de negócios e estabelecimento de convênios, sendo possível a participação de empresas não-associadas que possuem uma contribuição financeira diferenciada do grupo.

Ampliar a visibilidade das empresas locais e facilitar a comunicação também são objetivos da RedePetro. A integração empresarial visa promover relações de confiança e realizar negócios entre as próprias empresas da rede. Para ampliar o seu mercado, desenvolvem rodadas de negócio e estão atentas ao mercado externo petroleiro, já que países próximos ao Brasil possuem facilidades de comercialização e outras nações podem contribuir com intercâmbio de informações.

Coração do Vale – Morangos

Os produtores de morango do município de Bom Repouso, Minas Gerais, enfrentavam dificuldades na comercialização de sua produção, pois isoladamente não possuíam volume de vendas suficiente para se posicionarem no mercado.

Com a Coração do Vale, foi possível superar a ação de intermediários, libertando-se de uma relação de exploração, quando não havia garantias de pagamento a preços justos e ainda existia uma subordinação aos atravessadores, que estabeleciam uma relação de dependência por fornecer insumos de produção.

Após a implantação da Central, os benefícios foram claros. Juntos conseguiram alcançar os volumes de compra e de venda necessários, ter padrão de qualidade, obter conhecimento como noções de contabilidade, gerenciamento de propriedade rural e da importância do associativismo. Um exemplo dos bons resultados foi o incremento da capacidade produtiva do maior produtor de morangos que, antes da associação, era responsável por 300 caixas de morango por semana e, hoje, comercializa 1.300 caixas.

CINTEC

Uma iniciativa recente é a Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (CINTEC) criada em Londrina/PR. Oferecer coletivamente soluções e compartilhar uma central de serviços são os objetivos da primeira Central de Negócios do setor de tecnologia da informação.

Empresas que desenvolvem sistemas e softwares reconheceram algumas dificuldades comuns aos prestadores de serviços de alta tecnologia e se uniram para otimizar suas atividades de compra e realizar conjuntamente os serviços de contabilidade, de folha de pagamento e pessoal e outras rotinas financeiras, que eram efetuados individualmente por cada uma delas.

REDEVIA e REDE PIONEIRA

CFC de Qualidade: uma parceria do Governo Estadual com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Sebrae motivou empresários de Centros de Formação de Condutores (CFC) de Salvador a se unirem em uma rede para reduzir os custos operacionais das suas auto-escolas.

A formação de Centrais de Negócios permitiu a compra de material didático com preços reduzidos, a negociação de preços diferenciados para compra de combustível, o desenvolvimento de ações mercadológicas e a melhoria do atendimento. Atualmente existem a Rede Pioneira que possui 10 empresários reunidos e a Rede Via que representa 34 empresas. Essa união fortaleceu o setor e tornou possível a negociação com instituições financeiras para obtenção de crédito e ainda a implantação de uma área de treinamento de motos na cidade de Feira de Santana.

Conclusão

Perceber as mudanças e os benefícios que a implantação das Centrais de Negóciosem vários setores proporciona às empresas envolvidas reforça a importância dessa metodologia. A flexibilidade do método, que permite adaptá-lo a diferentes contextos, leva ao alcance dos resultados que foram exemplificados. O tempo de maturação, o nível de gestão empregado e o compromisso dos associados são fatores determinantes para o crescimento das Centrais e o cumprimento das metas coletivas.

Larissa Xavier Natario Teixeira, da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae