Webinar, segundo alguns conceitos, é um “seminário realizado pela Internet”. Embora essa definição seja verdadeira, é mais do que isso. Então, saia de trás de sua Mesa rustica de madeira e veja como você pode usá-lo!
Quando feito corretamente, é uma tática de marketing poderosa que pode posicioná-lo como um especialista em seu setor. Ele permitirá que se conecte com seu público, treine novos funcionários e aumente sua margem de lucro.
O que é um Webinar? (Definição e funcionalidades)
Conforme mencionado na definição anterior, um webinar é um seminário realizado de forma online.
Seu público tem o benefício de participar sem sair do conforto de sua casa. O que é ainda melhor, se analisarmos o contexto da pandemia. Eles podem assistir ao seu conteúdo usando o computador, notebook ou celular.
Na maioria dos casos, os webinars são relacionados aos negócios e são usados como uma tática de construção de autoridade ou de relacionamento. Também são facilitadores para reuniões de equipe, especialmente se você trabalha numa multinacional, mora do Brasil e presta serviços para os Estados Unidos.
Um webinar oferece os seguintes benefícios quando se trata de se comunicar com seu público:
- Interatividade por meio de bate-papo ao vivo. Isso não apenas permite que os idealizadores do webinar se envolvam com seu público e construam um relacionamento, mas também melhorem sua base com o feedback recebido.
- A capacidade de compartilhar sua tela e sua câmera. Pois imagine que tenha uma empresa de catalisador para tinta. É muito mais fácil e intuitivo olhar para o rosto do palestrante, ao mesmo tempo que compreende as informações no slide.
- A capacidade de seu público fazer perguntas e participar de enquetes
- Eles podem ser gravados e reaproveitados depois, como produtos digitais, workshops e sessões de treinamento.
- Podem acomodar um grande número de participantes, pois não são limitados pelo espaço físico.
E existem dois tipos diferentes de webinars:
- Ao vivo: que acontecem em tempo real e permitem muito mais interatividade, pois o público pode fazer perguntas a qualquer momento e, obviamente, terem suas dúvidas sanadas.
- Gravados. geralmente são oferecidos como ‘replay’. Isso significa que o público não pode participar de um bate-papo, nem obter respostas para suas perguntas..
Use webinars como ferramenta de marketing e vendas
Na maioria dos casos, os webinars são usados como parte da estratégia de marketing de uma empresa ou marca, seja ela de acessórios para esporte ou de Conectores elétricos.
Eles não são reservados apenas para grandes empresas e corporações e devem estar na pauta das pequenas empresas, empreendedores autônomos e startups também.
Conteúdo gratuito como estratégia de construção de lead
Embora os webinars envolvam um discurso de vendas no final, não é incomum que os proprietários das marcas executem a ferramenta apenas para criar sua lista de e-mail e leads.
Nesse caso, tudo o que é exigido dos participantes é se inscreverem normalmente, usando uma landing page.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado comente e compartilhe em suas redes sociais.
Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.