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Você sabe como preparar sua marca para as ações sazonais?

Você sabe como preparar sua marca para as ações sazonais?

Todo empreendedor deseja ver seu negócio prosperar, render, aumentar as vendas e atrair mais clientes, especialmente nos períodos de crise, em que os processos se tornam naturalmente mais desafiadores. É por isso que, justamente para atingir o sucesso, é muito importante se atentar e desenvolver o marketing sazonal. 

Como o nome deixa a entender, as vendas sazonais são aquelas que só costumam ocorrer durante uma determinada época do ano, em que é tradicional a compra de produtos para comemorações. O exemplo mais famoso e disputado é certamente o Natal, no qual a maioria das lojas no varejo recebe centenas de pessoas em busca de presentes, mas também é possível citar Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, entre outras datas.

Assim, quando foca em estratégias de marketing sazonal, o empreendedor pode angariar visibilidade, aproximar novos clientes, aumentar o faturamento e o alcance de sua marca. E, com a Black Friday e o Natal mais próximos do que nunca, daremos algumas dicas para a sua empresa se preparar para as ações sazonais. Confira!

Saiba as principais datas 

As datas sazonais têm por característica promover um aquecimento no comércio e estimulam o aumento do consumo de bens, produtos e serviços. Com isso em mente, as campanhas são as principais responsáveis por dar visibilidade para as marcas nessas épocas. Dentre as muitas ocasiões, destacam-se, principalmente: Natal (dezembro), Black Friday e Cyber Monday (novembro), Páscoa (março/abril), Dia das Mães (maio), Dias dos Pais (agosto) e Dia das Crianças (outubro).

Além das principais datas mencionadas, existem outras ações que podem ser feitas de acordo com as estações do ano ou em períodos de eleições, como Copa do Mundo, Olimpíadas, Dia do Orgulho Geek, etc. O importante, para essas datas mais secundárias, é alinhar o perfil da marca à ocasião.

Planeje-se com antecedência

Uma campanha sazonal eficaz é feita através de um bom planejamento, que não deve ser feito apenas dias ou semanas antes das datas comemorativas, mas, sim, no início ou final de cada ano, levando em consideração todas as datas e pontos-chave que estão de acordo com o segmento da empresa.

Tenha uma mensagem para a sua campanha

A mensagem é o ponto alto da campanha de marketing. É através dela que o público vai perceber as vantagens de comprar da sua empresa – e é também por isso que o marketing focado em conteúdo relevante tem sido um grande sucesso. Portanto, a mensagem deve ser clara, com uma linguagem adequada e argumentos que influenciam as emoções do consumidor. Lembre-se: o objetivo é convencê-lo de que sua empresa é o destaque do segmento.

Priorize uma comunicação assertiva

Com o planejamento feito, é hora de estruturar a comunicação da campanha sazonal. Para isso, é importante pensar na mensagem principal de cada uma delas e também nos canais que serão usados para tal. É imprescindível garantir meios de comunicação que tenham um bom suporte para a divulgação das ações, como SMS Marketing, WhatsApp Business e messenger de redes sociais. 

Além disso, plataformas de gestão de campanhas e de atendimento automatizado também podem ser extremamente úteis nessas épocas. Não tenha medo de automatizar alguns processos, como disparo de mensagens ou atendimento ao cliente, por meio de chatbots.

O pós-venda é crucial

Encerrar o contato com o consumidor após o fechamento da venda é coisa do passado. Invista em pesquisas de satisfação para saber onde focar sua atenção para possíveis deficiências na venda. Sistemas de fidelização, com descontos ou prêmios para clientes assíduos, são sempre muito bem-vindos. Por exemplo, a cada X de valor gasto pelo cliente na sua loja, ele pode concorrer a um prêmio, ou na composição de uma cesta para presente: a partir de determinado valor, o cliente recebe um desconto na próxima compra.

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