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Você está preparado para o futuro do seu negócio?

Planejar nada mais é do que uma estratégia para o futuro do seu negócio. O ambiente do comércio varejista exige ainda mais atenção, por ser uma área dinâmica, competitiva e com muitas variáveis, principalmente econômicas. Precisamos ficar atentos em planejar todas as etapas das atividades comerciais:

Antes de abrir o negócio;
Durante as vendas e
No pós venda.

É a partir do planejamento, que o comerciante vai criar objetivos a curto e longo prazo para gerir seu negócio. É preciso que se pense no controle das mercadorias, gestão da venda e satisfação dos clientes. Tudo isso servirá como estratégia para o empresário atingir o sucesso.

Antes de abrir uma empresa, o empreendedor precisa estudar tudo que envolve este ambiente: público-alvo, custos, ambiente econômico. Depois da abertura, o empresário precisa ter em mente aonde seu negócio quer chegar, quais objetivos quer atingir e fazer o planejamento estratégico.

Em todos os momentos é preciso traçar estratégias futuras, assim como para todos os setores. Por isso, durante essa semana, o blog do comércio varejista vai exemplificar como deve ser o planejamento de algumas etapas e em alguns segmentos do comércio: farmácias, minimercado e autopeças. Fique ligado!

 

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

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