Diante de tanta concorrência em diversos seguimentos, fica cada vez mais ratificado que um bom atendimento fideliza clientes, e não é diferente na área da Saúde. Pacientes são cada vez mais “cativados” e atraídos pelos diferenciais de Clínicas e Consultórios.
Abaixo vamos deixar algumas dicas apresentadas pelo gestor Gabriel Campaner, graduado nacional e internacionalmente em Experiência do Paciente.
01. Consultório cheio não é sinônimo de lucro
Muitas vezes não! Se você não sabe precificar sua consulta e seus procedimentos, aí entra a pergunta: será que a quantidade gera qualidade? Consultório cheio pode te
deixar muito cansado e no final do mês as contas não batem.
Você precisa ter muitos pacientes para ser bem sucedido? Eu tenho certeza que não. Mais pacientes na agenda não quer dizer mais qualidade em procedimentos, e nem mais conversão, de consulta para procedimentos.
Você pode querer mais pacientes, ok. Mas, do que vale você ter muitos pacientes, uma agenda cheia, se seus pacientes esperam muito para ser atendidos? Um atendimento muito rápido cai muito a qualidade:
- Do seu Atendimento;
- Da sua interação com o paciente;
- De agregar valor a sua consulta e seu atendimento;
- E possibilidade de você aumentar o valor da sua consulta;
- E cai também o seu lucro.
02. A fidelização dos Pacientes vem de um ótimo relacionamento
Para fidelizar os pacientes você não deve somente atendê-los e sim surpreendê-los.
É muito mais fácil você vender um serviço para quem está próximo a você, do que e quem está longe. Até o paciente se relacionar bem com você e você ganhar a confiança dele leva um tempo.
É por isso que se relacionar com um paciente acaba sendo mais lucrativo para você. Custa muito dinheiro prospectar sempre novos clientes. De fato, tempo é dinheiro. Quanto mais tempo demorar para você cativar seus pacientes, mais tempo demora para você vender procedimentos com maior valor agregado.
Se o paciente não retorna à responsabilidade é de quem? Do mercado né?
Não! A responsabilidade é toda sua, porque tem mercado para todos, e cada vez mais você vai ter mais concorrentes, pois todos anos entram no mercado mais profissionais de saúde, e para ter mais pacientes, fugir de plantões e ter mais lucro, você precisa entregar um trabalho e um serviço cada vez melhor, sem um eficiente gestor na área da saúde.
03. Posicionamento tem Valor
É fundamental que você saiba quanto cobrar. Preço é apenas um número. E estar com você, em uma consulta ou em um procedimento precisa ter um grande valor para o paciente.
Você precisa gerar a necessidade nele, e além disso, mostrar qualidade não só na sua técnica, mas qualidade em atendê-lo e acompanhá-lo.
Saber quanto cobrar é também saber se posicionar, esse é um grande fator de diferencial para você e sua clínica. Sempre que pensar em aumentar seu preço, reavalie se você entrega valor para seus pacientes.
04. Compartilhe suas ideias com a sua equipe
Toda ideia que você tiver e que pode melhorar sua clínica, compartilhe com sua equipe, pois as pessoas que trabalham com você podem te ajudar a colocar muitas ideias em prática.
E essas ideias podem se transformar em excelentes projetos. Os projetos não precisam ser complexos ou algo difícil de executar, pois pequenas ideias já podem fazer uma grande diferença.
Um dos pontos mais importantes é que você tenha uma sintonia com sua equipe, pois todos trabalhando em harmonia, ganha você e ganha os pacientes.
05. Quando for abrir uma clínica faça essas perguntas:
- Por que vou abrir uma clínica?
- O que é meu negócio?
- O que quero no meu consultório?
- Por que devo ter um sócio?
- Por que devo abrir uma clínica nesse local?
- Os sócios tem os mesmos pensamentos que o meu?
É importante sempre pensar a médio e curto prazo. Muitos profissionais da saúde agem por impulso ao abrir uma clínica, construir um projeto suntuoso ou até mesmo comprar um equipamento, sem pensar em quanto tempo teriam retorno do
investimento que fizeram.
Por isso, faça para você mesmo essas perguntas antes de abrir uma clínica ou consultório.
Procure sempre tomar decisões com base em planejamento, buscando diferenciais para tornar o seu atendimento em uma experiência única para o paciente.