CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Você conhece seu consumidor?

A natura alcança cada vez mais consumidores das classes C e D

A definição do consumidor pode ser feita de várias formas: por características demográficas, geográficas e até mesmo psicográficas. Também pode ser determinada pelas características reacionadas à personalidade.

Se eu lhe perguntasse se a consumidora da Natura pertence à alguma classe social, a resposta provável, considerando o preço dos produtos, seria que seriam mulheres das classes A e B, certo? Errado.

Descobri hoje que mulheres que ganham até 2 salários mínimos são consumidoras da Natura e como elas não têm condições financeiras de adquirir produtos mensalmente, organizam-se em consórcios. Dessa forma, cada consumidora paga um pequeno valor mensal e, trimestralmente, recebem um crédito de R$ 50,00 para fazer pedidos.

O preço não é barreira para a aquisição de produtos. A classe C,D, merecedora de tantos estudos e debates, encontrou no financiamento uma forma de adquirir produtos de qualidade e de faixa alta de preços.

A definição dos mercados consumidores de produtos e serviços é cada vez mais tênue e de difícil precisão. A análise de elementos como preço não é suficiente. A definição de classes sociais também não.

A única certeza é a exigência cada vez maior por produtos de qualidade em alguns segmentos de mercado como o de cosméticos. Possivelmente se a Natura não tivesse um sistema de distribuição porta a porta jamais seria conhecida por esta consumidora que se organiza em grupos de auto-financiamento ou usa seus créditos de venda para adquirir os próprios produtos que vende.

Vale a pena refletir. O que você tem a dizer sobre isso?

Leia mais sobre mercado consumidor no site Acesso a mercados.

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae