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Vitrine e decoração da loja na Black Friday

Vitrine e decoração da loja na Black Friday

Uma vitrine bem montada é capaz de realizar uma das tarefas mais difíceis para quem trabalha no comércio na Black Friday: convencer o consumidor a entrar na loja. Também ajuda a sua loja a se posicionar no mercado e mostrar ideias novas. Na prática, uma vitrine atrativa pode aumentar as vendas em até 30%.

As pessoas são muito guiadas pelo que veem e gostam de olhar e mexer na arara, bem como pelas sugestões que recebem. Mas, se o produto está na vitrine, acreditam que é porque está na moda ou é mais bonito. Fica mais fácil vender o que está exposto do que o que não está.

Confira dicas para atrair a clientela durante a Black Friday, que em 2019 ocorre no próximo dia 29/11:

7 dicas para decorar a Vitrine para a Black Friday

1- Desperte o desejo

A vitrine deve mostrar aquilo que você tem dentro da loja. E sempre que você a renova, ou seja, troca a vitrine, você já atrai o público. Fica evidente que mudou alguma coisa. Uma técnica é trabalhar um ponto de referência, um detalhe.

Deve seguir ainda o conceito da loja como um todo e não apenas ser uma instalação. Uma vitrine eficiente é aquela que desperta no futuro comprador o desejo de entrar na loja e conhecer o restante das ofertas que estão em seu interior.

2- Atenção ao lado mais atrativo

A tendência natural das pessoas é olhar primeiro para o lado direito e depois para o esquerdo. Assim, seus principais produtos devem ficar à direita de quem entra. Na vitrine, não esconda peças menores atrás de maiores. Esse é um erro comum!

3- Cores e exposição de produtos

Cada produto deve ser exposto de acordo com o público que a loja quer conquistar. Você pode trabalhar uma vitrine só com cores. Por exemplo, vermelho e preto vão ser mais sensuais. Se você quiser algo mais leve, use tons pastel, porém, você vai atingir outro público.

As cores são as responsáveis pelo clima da loja. Principalmente na Black Friday, use cores mais vibrantes, elas transmitem ação, alegria e potência. Como utilizar as cores:

1- Muito cuidado ao usar o tom preto, principalmente em lojas de rua. Ele causa efeito espelho.

2- As cores quentes como amarelo, laranja e vermelho, são mais indicadas para uso em vitrines de verão ou em lojas destinadas a crianças e adolescentes. Simbolizam mais agitação, vida, calor e jovialidade.

3- As cores frias, como verde, azul e violeta, são identificadas com maior facilidade em vitrines de inverno ou para o segmento masculino. Passam a sensação de frio, tranquilidade e seriedade.

Saiba mais dicas de cores que estimulam consumo em: https://respostas.sebrae.com.br/consumo-em-cores/ 

4- Valorize o produto

O produto nunca deve ficar no chão, e sim sobre uma base elevada. A roupa deve estar sempre passada e com acessórios complementando o visual.

5- Iluminação

Tenha ponto de luz em cima e em baixo. Trabalhe com a iluminação em trilhos: cada vitrine vai ter uma iluminação diferente.

6- Não entulhe

O segredo está em mostrar o maior número possível de produtos, mas sem “entulhar”, ou seja, encher demais o espaço e confundir o consumidor.

Nunca use etiquetas danificadas e não deixe pó acumulado sobre os produtos.

7- Loja de rua com poucos detalhes

Quando a loja fica na rua, as chances de que o consumidor se distraia são muito maiores do que num shopping. É por isso que a vitrine deve ter poucos detalhes e chamar a atenção pelo conjunto.

DECORAÇÃO NA BLACK FRIDAY

Na decoração observe o lado comercial, o retorno financeiro. Na Black Friday, faça uma decoração dinâmica, valorizando produtos ali expostos.

1- Materiais duráveis e de fácil manutenção

Faça uma decoração atemporal, ou seja, que você possa usar em outras oportunidades, adequando-os a cada ocasião. Neste sentido, use materiais de alta durabilidade e de fácil manutenção. O que deve mudar com frequência são os detalhes, que aos olhos do consumidor surgem como novidade.

2- Foco no produto e no consumidor

Assim como a vitrine, a decoração na Black Friday deve ser adequada ao perfil do seu público-alvo e do produto. E atenção: a decoração não pode se sobrepor ao produto, pois ele é a estrela da cena. Exemplo: na loja popular, deve-se compor um ambiente simpático e que não demonstre ostentação, deixando para trás a prática de lojas mal iluminadas, com acabamentos de gosto duvidoso e equipamentos de baixa qualidade.

3- Expondo e vendendo bem

Os equipamentos mais adequados para as lojas de vestuário são os modulados e flexíveis, com comprimentos e volumes diferentes, que permitem mudar o layout para adaptação a qualquer ocasião. Tenha ainda mesas de apoio para destacar a variedade de produtos.

4- Self-service

Convide o cliente a apanhar o que está exposto e a dirigir-se ao caixa. Em lojas de roupas e calçados, é preciso ter grades completas de produtos à disposição.

5- Criatividade

É a criatividade na escolha dos materiais na decoração de uma loja o que faz a diferença aos olhos do consumidor. A pintura texturizada, por exemplo, é barata e garante resultados bem sofisticados.

Fidelização na Black Friday

As pessoas sofrem influência direta do ambiente onde se encontram. Cores, aromas e energias provocam uma troca de sensações muitas vezes imperceptível. O que fica registrado na memória é se a compra naquele local foi prazeroso ou não. Se foi, o cliente quer voltará comprar mais. Aproveite a Black Friday e proporcione a seu cliente estas sensações agradáveis, para que ele sinta vontade de voltar.

1- Ambiente temático

Pense em criar um ambiente diferenciado, que possa estimular a percepção dos clientes em relação aos produtos e ofertas da loja. Pode estar relacionado a uma cultura, tempo da história ou apresentar características que levem o cliente a sentir o “clima” da empresa.

2- Satisfação completa

Na Black Friday, além de fazer a promoção completa, é importante também satisfazer as necessidades dos clientes que entram na loja dispostos a aproveitar as suas ofertas. Para tanto, os vendedores devem agir como assessores e as lojas têm a obrigação de transformar a experiência de compra em algo positivo.

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