CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Vídeos turísticos: a propagação das experiências de viagem

A tecnologia, vetor de desenvolvimento do mercado que é, mais uma vez inspira negócios em torno das atividades de turismo. Se no passado, os recursos tecnológicos na área de transporte impactaram sobremaneira o ir e vir das pessoas pelo mundo, no presente, os recursos da área digital é que estão impactando o ir e vir das experiências turísticas.

De viajantes engajados na rede, que alavancam o turismo por meio da disseminação da própria experiência, a vídeo reportagens, que retratam modelos de negócios inovadores, todos promovem a comunicação digital e intercambiam a diversidade cultural existente no mundo.

À medida que o mundo se apropria lentamente das experiências da ”aldeia global”, as oportunidades oferecidas pelas novas práticas midiáticas reverberam em um nicho de mercado latente para a produção de vídeo.

É nesse contexto de conectividade e interatividade que o relatório mundial, lançado em 2010, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – recomenda o investimento na diversidade cultural e no diálogo intercultural. A publicação destaca que vídeo reportagens realizadas com dispositivos móveis, coberturas jornalísticas híbridas e transfronteiriças – sejam as fronteiras culturais ou nacionais –, no âmbito de projetos de coprodução e de produção coordenada, ou por meio de redes nacionais, regionais ou internacionais de profissionais de mídia, surgem para ocupar um espaço novo de comunicação global. A dica é produzir e distribuir material audiovisual inovador e diversificado, considerando as características locais, os conteúdos, os atores, recorrendo quando necessário às parcerias público-privado.

O Brasil tem vocação para o turismo cinematográfico. É considerada uma nação privilegiada, que reúne elementos naturais diversos e inexplorados e atributos culturais relevantes. Para profissionais interessados em atuar no setor de produção audiovisual, tendo foco o turismo, o documento Sinergia e Desenvolvimento entre as Indústrias do Turismo e Audiovisual é um valioso instrumento. Nele, o Ministério do Turismo aponta, entre outros fatores mercadológicos, as oportunidades e as potencialidades do turismo cinematográfico no Brasil.

Conheça também o projeto de capacitação e acesso ao mercado audiovisual, uma parceria entre o SEBRAE e a APRO, clicando aqui.

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga