CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Versatilidade é o ponto forte da banana

Versatilidade é o ponto forte da banana

Banana_Capa

A culinária regional brasileira é um dos grandes atrativos do turismo no país. Por isso, durante a Copa do Mundo FIFA 2014 os negócios produtivos de gêneros alimentícios serão potencializados. Entre as oportunidades de mercado está a fruticultura, na qual a banana se destaca como uma das frutas que mais expressam brasilidade.

A tabela abaixo mostra os principais estados produtores da banana no Brasil, que ocupa o segundo lugar na produção de frutas do planeta.

De fato, a banana não é uma especificidade tão regional assim. Seu alto valor energético e nutricional, além do preço acessível, resulta em um elevado consumo tanto no mercado nacional quanto no internacional. Mas o ponto forte da fruta está na sua versatilidade. Versatilidade que abre oportunidades para produtos alimentares e não alimentares, propiciando aos empresários do Brasil várias frentes para processamento e beneficiamento.

Banana_Tab

Um estudo de mercado da Escola Superior de Propaganda e Marketing, a pedido do Sebrae, identificou os potenciais mercados para a banana. Entre elas estão:

  • Banana-passa
  • Banana chips
  • Farinha de banana
  • Doce e geleia de banana
  • Aguardente de banana
  • Polpa de banana

Para a produção de não alimentares, o estudo destaca potencialidades de mercado em setores:

  • Artesanato
  • Móveis e objetos de decoração
  • Papel
  • Polímeros naturais e outras aplicações industriais

Quando a oportunidade está na casca

Os cientistas do Centro de Energia Nuclear de Agricultura (Cena), da Usp de Piracicaba chegaram à conclusão que a casca de banana pode ter uma utilidade super ecológica. Isso porque ela é eficiente na despoluição de águas contaminadas com resíduos dos pesticidas atrazina e ametrina, comumente usados em lavouras de cana-de-açúcar e de milho. De acordo com os cientistas, a casca de banana é mais vantajosa que as demais metodologias (como remediações térmicas, químicas, físicas e fitorremediação).

A casca da banana corresponde a 30% e 40% de seu peso total e até agora, vem sendo utilizada como complemento na produção de adubos, ração animal e produção de proteínas, etanol, metano, pectina e enzimas.  É constituída de celulose, hemicelulose, pectina, clorofila e outros compostos de baixo peso molecular. Por isso, tem uma grande capacidade de absorção de metais pesados e compostos orgânicos.

Criatividade inspiradora une produção e beneficiamento

Com criatividade e união, agricultores da Vila Retiro, em Ilhéus, passaram a processar matéria-prima e adicionaram valor agregado à cadeia produtiva da banana. Por causa das más condições das estradas rurais, eles perdiam tempo para escoar a produção até a cidade e cerca de 70% apodrecia antes de chegar às feiras livres.

Ailton Bevenuto, vice-presidentFaça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.e do grupo produtivo que reúne 28 famílias, explica que depois da colheita, a banana da prata resiste, em média, cinco dias em boas condições para o consumo humano. Por não conseguir vencer a dificuldade logística, o grupo mudou de estratégia e há quatro anos, passou a desidratar frutas produzidas em suas pequenas propriedades rurais. A produção gira em torno de mil embalagens por mês. O procedimento dura cerca de 24 horas e garante validade de seis meses aos produtos.

Para saber mais sobre esse projeto, bem como quais formas de apoio que o Sebrae da Bahia  dispõe para produtores e beneficiados da banana, acesse http://www.sebrae.com.br/uf/bahia

Conheça o Estudo da ESPM, clicando aqui.

Acompanhe a página do Sebrae: Fruticultura – Banana

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga