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Vendas B2B: Como vender mais na Black Friday 2021

Vendas B2B: Como vender mais na Black Friday 2021

A Black Friday já se consolidou como uma das datas mais importantes para o varejo no Brasil e outros segmentos do mercado têm aproveitado a época para adotar estratégias que possam potencializar as vendas, desde insumos para cerveja ou para construção civil até serviços variados.

As expectativas de vendas para o evento deste ano são muito positivas e engana-se quem acredita que somente negócios que vendem para o consumidor final têm oportunidade de faturar com a Black Friday. Diferentes setores do mercado estão interligados e movimentos em uma ponta estimulam mudanças na outra.

Diante disso é fácil concluir que empresas com modelo de negócio B2B também podem se beneficiar com o aumento da demanda neste período e vender mais na Black Friday 2021.

NEGÓCIOS B2B

Abreviação de Business to Business o termo pode ser traduzido para o português como de negócio para negócio, e isso nada mais é do que a relação comercial entre duas empresas onde uma vende e outra compra.

Para criar estratégias de venda é sempre importante conhecer as expectativas e necessidades do cliente, além disso,  entender que as exigências de uma pessoa jurídica exige esforços diferentes do que para uma pessoa física.

Este modelo de transação não envolve sentimentos e desejos pessoais, no B2B a compra de bomba centrífuga, por exemplo, é realizada por um funcionário que está representando uma empresa e deve seguir especificações técnicas e orçamentárias pré-determinadas.

Portanto o tipo de comunicação a ser usada para atrair boas oportunidades de negócio deve ser específica para esse fim.

Entretanto, empresas são entidades gerenciadas por pessoas, então no fim de tudo, mesmo com todos os requisitos técnicos a serem respeitados é preciso utilizar estratégias que façam com que os responsáveis pela decisão de compra sintam-se conectados com a sua empresa em detrimento das demais opções do mercado.

A seguir abordaremos algumas estratégias que podem ser utilizadas por sua empresa para atrair mais compradores e fechar mais negócios.

DESCONTOS

Sim, na Black Friday se espera descontos ou no mínimo uma oportunidade única com um benefício agregado. Dentro desse ponto podem ser elaboradas estratégias variadas para diferentes públicos.

É possível, por exemplo, estabelecer critérios diferentes de descontos e benefícios para clientes recorrentes, clientes que estão inativos e ainda uma terceira estratégia voltada para a captação de novos clientes.

Dessa forma poderá recompensar as parcerias duradouras, reativar clientes da base sem custo de captação e trazer novos clientes aumentando a base e gerando potencial para fidelização.

DIVULGAÇÃO

Não é possível vender mais sem investir na comunicação. Atingir sua base de clientes pode ser mais barato e por isso a importância de trabalhar bem os clientes inativos, pois o investimento para atraí-los já foi feito.

Nesse sentido, pode ser adotada a estratégia de e-mail marketing e elaborar conteúdos específicos para cada perfil de cliente, um oferecendo diferenciais como galvanização a fogo em formato de bônus em compras específicas para clientes inativos e oferecer a possibilidade de desconto progressivo conforme a quantidade, por exemplo.

É preciso criar presença no mundo digital e para isso é importante o uso das redes sociais, site e blog bem como investir em anúncios, isso impactará possíveis compradores e os deixará conscientes que sua empresa tem a solução que eles procuram.

A Black Friday serve como uma possibilidade de atrair novos negócios, pois compradores mais reticentes em testar novos fornecedores podem ser atraídos por condições e descontos especiais.

Esse artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

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