CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Venda de orgânicos é sinônimo de oportunidade

Venda de orgânicos é sinônimo de oportunidade

011---01---Produtos-Organicos

A busca por segurança alimentar, saúde e bem-estar tem sido cada vez maior entre a população mundial, uma tendência que influencia o agronegócio. Segundo a coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), Sylvia Wachsner, a venda de produtos orgânicos tem crescido, em média, 20% ao ano, o que faz dos alimentos orgânicos uma oportunidade para os produtores de pequenas propriedades rurais.

Boa prática

O Estado do Mato Grosso tem meta de ampliar a produção de alimentos saudáveis, melhorando as práticas ambientais e agrícolas com potencial para a indústria de alimentos. Para isso, já está em tramitação o projeto de lei que institui no estado a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO).

O desafio da região é disseminar a prática para que a demanda local possa ser atendida de forma adequada. A expectativa inclui atender o turista da Copa do Mundo, já que a FIFA recomendou prioridade a produtos orgânicos durante o evento.

O exemplo do café

011---02---Produtos-OrganicosA produção de café orgânico vem demonstrando ótima oportunidade para atuação de pequenos produtores, de forma responsável, e com produtos valorizados pelo consumidor final. Para aproveitar essa oportunidade, o produtor deve elaborar um projeto de conversão, que deverá ser previamente apresentado ao órgão certificador, ou ao inspetor, por ocasião da primeira visita. A documentação do estabelecimento rural deve ser colocada à disposição dos inspetores. Os livros-caixa devem conter registros dos insumos, da produtividade e do fluxo dos produtos, incluindo as etapas de processamento, armazenamento, embalagem e venda. Uma lista detalhada dos insumos agrícolas usados também é exigida para aprovação.

Em seguida, um contrato deve ser firmado entre o cafeicultor ou organização produtora e o órgão certificador. No início da conversão, aspectos sociais, como condições de moradia, alimentação e higiene, serão inventariados e um plano de melhoria, se for o caso, deve ser submetido.

Como se beneficiar com os orgânicos

Por meio de programas como o Brasil Orgânico e Sustentável, o governo busca aumentar o conhecimento da população e dos empresários sobre os alimentos orgânicos. O projeto tem o objetivo de incentivar o consumo de produtos orgânicos e diferenciados.

Existem muitas outras oportunidades que o empreendedor rural pode aproveitar. Para conhecê-las, acesse: http://www.sebrae2014.com.br/Sebrae/Sebrae%202014/Boletins/cuiaba_boletim_2014_setembro.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae