Fonte: Terra
Para vender mais, além do contar com serviços ou produtos de qualidade,
conhecer estratégicas de gestão também ajuda. As recomendações vão desde
como escolher o melhor ponto comercial até como investir em um
pós-venda correto.
conhecer estratégicas de gestão também ajuda. As recomendações vão desde
como escolher o melhor ponto comercial até como investir em um
pós-venda correto.
1. Ponto comercial
A recomendação número um é manter o ponto de venda em um local
frequentado pelo público-alvo do negócio. Essa é uma das primeiras
coisas a ser pensada pelo empreendedor que deseja atuar no varejo. Com a
loja já consolidada, fica difícil mudar de endereço.
frequentado pelo público-alvo do negócio. Essa é uma das primeiras
coisas a ser pensada pelo empreendedor que deseja atuar no varejo. Com a
loja já consolidada, fica difícil mudar de endereço.
2. Conhecimento do cliente
A pequena empresa tem uma vantagem em relação à grande neste quesito
porque geralmente o dono do negócio está atrás do balcão todos os dias.
“É preciso tomar cuidado com o crescimento. Nesse período, é comum que o
empreendedor deixe um pouco de lado a proximidade com os consumidores”,
alerta Mário. O professor recomenda que se mantenha computados alguns
dados dos clientes, como o que eles compram e com que frequência.
Sabendo o perfil dos clientes com exatidão, compra-se melhor dos
fornecedores e as chances de venda aumentam.
porque geralmente o dono do negócio está atrás do balcão todos os dias.
“É preciso tomar cuidado com o crescimento. Nesse período, é comum que o
empreendedor deixe um pouco de lado a proximidade com os consumidores”,
alerta Mário. O professor recomenda que se mantenha computados alguns
dados dos clientes, como o que eles compram e com que frequência.
Sabendo o perfil dos clientes com exatidão, compra-se melhor dos
fornecedores e as chances de venda aumentam.
3. Controle de estoque
Vale a pena investir em um sistema de tecnologia da informação, mesmo
que simples. Por meio dele será possível, por exemplo, saber quais são
os produtos mais vendidos e, a partir daí, ajustar melhor o sistema de
compras. É preciso ainda cuidado para que não faltem itens – o
consumidor que entra na loja e descobre que o produto acabou
dificilmente volta ao local.
que simples. Por meio dele será possível, por exemplo, saber quais são
os produtos mais vendidos e, a partir daí, ajustar melhor o sistema de
compras. É preciso ainda cuidado para que não faltem itens – o
consumidor que entra na loja e descobre que o produto acabou
dificilmente volta ao local.
4. Promoções
“Os olhos dos consumidores brilham quando leem ‘descontos'”, diz
Mário. No entanto, é preciso que a promoção seja mesmo verdadeira –
algumas empresas, sabendo do chamariz que elas representam, apenas
anunciam a baixa, sem de fato alterar os preços. Às vezes, as promoções
não significam necessariamente aumento no faturamento, mas sim
crescimento do volume das vendas.
Mário. No entanto, é preciso que a promoção seja mesmo verdadeira –
algumas empresas, sabendo do chamariz que elas representam, apenas
anunciam a baixa, sem de fato alterar os preços. Às vezes, as promoções
não significam necessariamente aumento no faturamento, mas sim
crescimento do volume das vendas.
5. Capacitação do vendedor
Nas pequenas empresas, é comum a contratação de parentes e amigos que
não têm perfil de vendas. A prática é um erro, pois um profissional do
ramo deve ser alguém capacitado para negociar e personalizar o
atendimento. Recorrer a candidatos que já tenham experiência no varejo é
uma boa saída.
não têm perfil de vendas. A prática é um erro, pois um profissional do
ramo deve ser alguém capacitado para negociar e personalizar o
atendimento. Recorrer a candidatos que já tenham experiência no varejo é
uma boa saída.
6. Vitrine
Produto que não fica exposto não é vendido. A vitrine, mais do que
bem organizada, precisa ser atraente. Isso se consegue com o mix certo
de produtos ¿ que tenham apelo para o público-alvo em questão – e
constante novidade.
bem organizada, precisa ser atraente. Isso se consegue com o mix certo
de produtos ¿ que tenham apelo para o público-alvo em questão – e
constante novidade.
7. Facilidade de pagamento
O estabelecimento que aceita diversas modalidades de pagamento, como
cartões de crédito e débito e cheque, e também possibilita o
parcelamento, ganha a preferência do consumidor.
cartões de crédito e débito e cheque, e também possibilita o
parcelamento, ganha a preferência do consumidor.
8. Datas especiais
Ficar atento à sazonalidade. Garanta que sua empresa esteja preparada
para o aumento de venda que datas como Natal e Dia das Mães trazem.
Isso significa tanto possuir mais produtos como, se for o caso,
contratar temporários. Quem não se prepara, perde para a concorrência.
para o aumento de venda que datas como Natal e Dia das Mães trazem.
Isso significa tanto possuir mais produtos como, se for o caso,
contratar temporários. Quem não se prepara, perde para a concorrência.
9. Presença online
Se não for possível vender pela internet, é interessante que a
empresa tenha pelo menos um site ou uma página no Facebook. É comum
alguns consumidores saírem de casa depois de consultarem a página online
das lojas em que desejam comprar. A empresa que não tiver presença
online, fica de fora desse radar.
empresa tenha pelo menos um site ou uma página no Facebook. É comum
alguns consumidores saírem de casa depois de consultarem a página online
das lojas em que desejam comprar. A empresa que não tiver presença
online, fica de fora desse radar.
10. Pós-venda
“O pós-venda é a pré-venda da compra seguinte”, opina Mário. Os
clientes que reclamam do serviço ou do produto requerem atenção dobrada.
Tanto para que se possa melhorar o produto em questão, quanto para que a
imagem da empresa não fique maculada.
clientes que reclamam do serviço ou do produto requerem atenção dobrada.
Tanto para que se possa melhorar o produto em questão, quanto para que a
imagem da empresa não fique maculada.
Link da matéria: http://economia.terra.com.br/veja-10-dicas-para-vender-mais-no-varejo,406832c35076b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html