Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

Vantagens e desvantagens do trabalho autônomo

Ser um profissional autônomo, ou em outras palavras, ser um prestador de serviços, é uma forma antiga e muito escolhida para administrar as finanças do cotidiano e do núcleo familiar.

Entre as principais características de um trabalhador autônomo estão:

  • Flexibilização do horário de trabalho;
  • Possibilidade de adiar ou reagendar determinado trabalho;
  • Não ser subordinado a determinado função;
  • Escolher o horário de descanso da forma que for mais conveniente;
  • Entre outros;

No entanto, existem vantagens e desvantagens para quem busca essa autonomia de trabalho. Foi pensando nessas características que produzimos esse artigo para falar mais sobre o tema. Gostou do assunto? Então siga conosco e veja mais a seguir. 

Sobre as vantagens de trabalhar autônomo

Existem vários meios de fazer um trabalho autônomo. É possível exercer uma mão de obra como mestre de obras, mas também pode agir como um colaborador externo de determinadas empresas, por exemplo.

Existem trabalhadores autônomos que fazem vendas de terceiros, como distribuição de bisnaga de plástico, por exemplo. Para esse tipo de serviço, a grande vantagem é não ser responsável pela mão de obra e nem pelos custos operacionais de produção. Em suma, um vendedor autônomo tem a responsabilidade apenas de ser pontual e atender bem o cliente.

Outro ponto notável é a forma que um trabalhador autônomo pode organizar sua própria logística. Diferente de um profissional que tem um vínculo empregatício, não existe uma hora certa para começar o trabalho e nem para sair, o que de certa forma facilita quando surgem ocasionalidades, como chuva forte, alagamento, acidentes de trânsito e eventos similares que possam atrasar a rotina do profissional.

A liberdade de escolha sobre serviços é outro ponto de vantagem. Se o profissional é um mestre de obras por exemplo, e tem um cliente que quer aplicar manta asfaltica para telhado, enquanto outro gostaria de uma pintura em determinado cômodo de um imóvel, o profissional autônomo pode analisar qual serviço é mais rentável, ou qual se encaixa a sua própria preferência. 

 

Sobre as desvantagens do trabalho autônomo

Uma das principais desvantagens de um trabalhador autônomo é a sua instabilidade. Isso porque nunca se sabe exatamente quando haverá demanda para serviços. Isso é diferente de um empregado da CLT que faz aluguel de compressor, por exemplo, que terá sua remuneração garantida independente da demanda de serviço.

O isolamento social também é um fator negativo que pode conviver com profissionais autônomos. Muitas vezes esses profissionais trabalham dentro das próprias casas, inviabilizando experiências sociais com outras pessoas, o que de certa forma pode gerar uma desmotivação e queda de rendimento. 

O profissional que trabalha de forma autônoma também é responsável pelos próprios erros, não podendo terceirizar para outros setores da empresa. Logo, caso ocorra alguma eventualidade, o mesmo tem que resolver, mesmo que isso venha lhe causar prejuízo financeiro.

Os profissionais que não têm vínculo empregatício também não têm direito a férias remuneradas, 13º salário, fundo de garantia, folga remunerada, horas extras, plano de saúde, vale-refeição, vale-transporte, seguro desemprego e respaldo sindical.

Podemos dizer que esse conjunto de direitos trabalhistas é o principal prejuízo que o trabalhador autônomo abdica quando prefere trabalhar por conta. 

Esperamos que o artigo tenha explicado bem as vantagens e desvantagens para a escolha de um trabalho autônomo. Compartilhe esse texto com pessoas interessadas e nos siga para mais conteúdos do tipo. 

Este artigo foi escrito pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados