CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Utilize as mídias sociais para conquistar e fidelizar clientes

Utilize as mídias sociais para conquistar e fidelizar clientes

As empresas estão aproveitando as plataformas de mídias sociais como estratégia para divulgar suas empresas, produtos e serviços e se relacionar com os clientes. São ações que fazem parte do chamado Marketing Digital.

Com o crescimento do uso das mídias sociais, as empresas descobriram essas plataformas como excelentes canais para promoção dos negócios e atração e relacionamento com clientes, parceiros de negócio e até novos fornecedores.

Existem diversos ambientes digitais. Cada um tem características diferenciadas, mas sempre com o objetivo de facilitar o relacionamento entre seus usuários. Buscar entender como são essas mídias e entender suas características é fundamental para que as empresas possam realizar a divulgação e manter um relacionamento com clientes.

Confira alguns exemplos:

• Facebook: rede mais utilizada atualmente pelos internautas. Permite compartilhar fotos, vídeos, textos e encontrar amigos. Tem integração com outras redes, de forma que ao se publicar em outra mídia o usuário pode duplicar sua publicação para o Facebook. Ainda, aceita que se desenvolvam aplicações para integrá-las à plataforma. As empresas aproveitam dessas facilidades, criando suas páginas e utilizando o canal para exibir seus produtos, comentar sobre seus serviços e conversar com interessados, informando, cativando, incentivando os usuários – clientes atuais ou potenciais – a acessarem a empresa.

• Twitter: ferramenta para postar pequenas mensagens (de até 140 caracteres). Pode servir de estratégia de divulgação relacionada por hashtags (palavras-chave) – ex.: #acessórios #roupas #telefonia #beleza #bar #estética – ou mesmo de atendimento aos clientes.

• Foursquare: permite ao utilizador indicar onde se encontra e procurar por outros usuários ou estabelecimento que estejam próximos. A vantagem para a empresa é que novos usuários podem encontrá-la facilmente se outro utilizador do Foursquare tiver passado por ali. À medida que o usuário faz check-in nos lugares, o aplicativo identifica o tipo do local e acumula distintivos ou “badges” relativos a esses ambientes.

• Instagram: aplicativo gratuito de compartilhamento e tratamento de fotos. O Instagram foi projetado para uso em dispositivos móveis e permite aos seus usuários compartilharem imagens, bem como aplicar nelas uma variedade de filtros e efeitos. Os usuários podem compartilhar suas fotos através do aplicativo e em outras redes sociais como o Twitter, Facebook e Foursquare.

• LinkedIn: rede de relacionamentos utilizada por profissionais. O LinkedIn permite que seus usuários publiquem suas experiências profissionais, cursos, conhecimentos e atividades de interesse em formato de um currículo online. O principal propósito do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos profissionais que eles conheçam e em quem confiem.

Existem outras redes sociais, como o Flickr (rede precursora no compartilhamento de imagens), Myspace (rede interativa de músicas e vídeos), o Path (rede desenvolvida para dispositivos móveis e que oferece uma proposta similar ao do Facebook, porém simplificado), o Youtube e Videolog (principais sites de compartilhamentos de vídeos no Brasil) e a mais conhecida de todos, o Orkut, que foi extremamente popular no País. A cada dia surgem novas mídias, com diferentes focos e voltados a segmentos ou conteúdos específicos, é preciso estar sempre atento.

Como utilizar estas mídias

Para uma empresa ganhar visibilidade na Internet, não há a necessidade de estar presente em todas as redes sociais. Ela deve definir na sua estratégia qual o seu público-alvo, e então selecionar algumas redes socais utilizadas pelos seus clientes para estar presente.

Usar palavras-chave nas suas postagens é importante. Essas palavras, também chamadas de tags, servem para relacionar o conteúdo do post com o que existe na Internet, facilitando que o cliente encontre a sua empresa de acordo com a palavra que ele utilize em suas pesquisas nos sites de busca.

As mídias sociais permitem que os clientes interajam com as sua empresa, elogie ou critique o negócio. O lado positivo dessa interação é que o seu cliente pode opinar no seu negócio, dando dicas de como melhorar. Este conteúdo deve ser levado em conta na hora de traçar um planejamento a fim de melhorar a gestão e entregar qualidade no produto ou serviço ofertado para os consumidores.

Saiba mais

O Sebrae tem outros conteúdos para você se aprofundar nesse assunto. Confira:

– Curso gratuito Internet para os Pequenos Negócios

– Vídeo Recursos gratuitos e Redes Sociais, da série de palestras Internet para Pequenos Negócios

– Cartilha Utilização do Twitter

Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projetos

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae