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Use o Pinterest a favor do seu negócio

Use o Pinterest a favor do seu negócio

O Pinterest tem tudo para ser a praia na qual os varejistas encontrarão as condições ideais para surfá-la. É o que diz um estudo do eMarketer.

Image: businessinseder.com

Baseado em dados americanos, o eMarketer afirma que, em 2012, os varejistas já eram mais seguidos no Pinterest do que no Twitter ou no Facebook.

Outra pesquisa, elaborada pela Steelhouse também já indicava que 59% dos usuários do Pinterest compra algo que viram na rede contra apenas 33% dos usuários do Facebook.

Outro dado relevante, é que o ticket médio gerado pelo Pinterest, quando o usuário se encanta com a imagem de determinado produto e clica nela para fazer o caminho de volta ao site de origem e comprá-lo, é maior. Os usuários também gostam de recomendações, que está no cerne do social commerce.

Para que as empresas tirem proveito desse espaço para alanvancar os seus negócios, selecionamos algumas dicas. Confira!

1) Capriche nas imagens
O Pinterest é uma rede social de apelo totalmente visual. Dentre tantas imagens bem produzidas, as suas não podem ser diferentes! Não importa o segmento em que trabalha, seja criativo e atrativo.

“Imagens vibrantes, bem iluminadas e com composições interessantes capturam a
atenção de quem as vê”, diz Phil Rampulla, fundador do The Material Group, um
estúdio de desenvolvimento e design interativo. Ele também aconselha a usar “uma
composição vertical, já que o layout de navegação atual do Pinterest favorece as
imagens verticais”.

2) Seja postado
Adicione um botão “Pin it” às páginas de seus produtos para que visitantes e
clientes possam postá-los no Pinterest. Além disso, implemente um botão “Seguir
no Pinterest” em seu website, juntamente com os botões do Facebook, Twitter e
Google+. E finalmente, instale um botão “Pin it” na barra de ferramentas de seu
navegador (ou no navegador dos funcionários que estarão encarregadas do
Pinterest) para poder postar imagens com facilidade.

Observação: Todos os botões podem ser encontrados na página Goodies do
Pinterest e são fáceis de instalar.

3) Lance produtos, dite tendências
Se o seu negócio for um e-commerce, por exemplo, por que não categorizar em painéis (como se fossem pastas) as imagens de produtos em destaque? Ou então, se o seu foco for moda, você pode criar estilos, modelos de vestimentas para o dia-a-dia e postar em painéis distintos: Noite, dia, férias etc.

4) Aposte no compartilhamento
Apesar do número de usuários estar crescendo cada vez mais, sabemos que nem todos fazem parte desta “nova rede”. Por isso, aposte no engajamento entre sua marca e os usuários. Através do Pinterest, é possível também dar “RT” ou “Like” nas imagens. Além disso, usuários que derem “Pin” na sua imagem estarão divulgando para pessoas da rede dele. Uma forma a mais de divulgar um determinado produto.

Siga, curta e poste imagens de outros usuários. “Como qualquer outra rede
social, a sua conta do Pinterest depende do envolvimento contínuo para crescer e
prosperar”, observa Kaylor. Por isso, é importante seguir os seus clientes e
clientes potenciais, além de curtir e postar as imagens que combinam com a sua
marca e a sua imagem.

5) Não se esqueça de incluir sua URL
Inclua também o nome e os preços dos itens na descrição, assim como algumas
palavras-chave, “pois isso ajuda em termos de SEO, e facilita a vida de quem já
está pronto para fazer a compra”, diz Jayne Drew, sócia da Smashing Golf &
Tennis, uma empresa de equipamento e vestuário de golfe que usa o Pinterest como
parte do seu plano de marketing em mídias sociais (visite o mural da marca) e
que vem experimentando bons resultados. Mas lembre-se: “ao vender um produto no
Pinterest, você deve ser sutil, pois os usuários têm aversão à publicidade óbvia
demais”.

6) Segmente
Aposte na segmentação! Quanto mais específico for o conteúdo que você for divulgar para seu público, maior será sua chance de sucesso.

“Se categorizar cada página ou postagem, mais pessoas verão as suas
postagens, e se mais pessoas se interessarem pelas suas postagens, você terá
mais seguidores”, diz Sam Delijani, proprietária da joalheria e loja online
DeBebians, cujo site do Pinterest tornou-se um dos principais referenciadores da
loja, após apenas do Facebook. Por exemplo: “vejo muita gente postando itens
relacionados a casamentos, mas não incluem a página na categoria adequada. Isso
não é lá muito inteligente”.

7) Descubra quem está postando as suas imagens, e o que a
concorrência e seus clientes estão postando

“Toda empresa deveria usar o Pinterest como ferramenta de inteligência
competitiva, para ver não apenas o que os concorrentes estão postando, mas
também o que os usuários estão postando dos sites dos concorrentes”, afirma
Tricia Meyer, consultora de marketing especializada em marketing afiliado na
MeyerTech, LLC.

Para descobrir quem está postando as imagens de quem, simplesmente digite
“http://pinterest.com/source/WEBSITEURL/” (substituindo “WEBSITEURL” pela URL do
site que deseja investigar) em seu navegador.

Fontes: IDGNow, CIO – estratégias de negócios para TI e lideres corporativos, eComm Web Service.

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