Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Turismo brasileiro está mais competitivo

Turismo brasileiro está mais competitivo
Foto: Rodrigo de Oliveira/ASN

Foto: Rodrigo de Oliveira/ASN

O turismo brasileiro está mais competitivo. O país obteve este ano a maior nota desde que foi criado o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, ferramenta desenvolvida pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas (FGV) para mensurar o nível de desenvolvimento do setor. Os dados foram divulgados na última segunda-feira (2), em Brasília (DF), pelas três instituições parceiras.

A nova edição do Índice aponta que houve aumento nos três grupos analisados: média nacional (de 52,1 para 58,8), média das capitais (de 59,5 para 66,9) e média das não capitais (de 46,9 para 53,1). São considerados dados de 2008 e 2013, respectivamente. O índice mede a competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico do país, para elevar o turismo à condição de atividade econômica essencial ao desenvolvimento. A metodologia foi elaborada levando em consideração conceitos do Índice de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, que avalia diversas dimensões do setor em escala global.

As cidades que apresentaram os melhores resultados foram São Paulo (80,3), Porto Alegre (79,8) e Rio de Janeiro (78,7), em uma escala que varia de 0 a 100. “O índice nos permite avaliar o estágio real de desenvolvimento do turismo em cada município ou destino, entender onde as políticas de incentivo funcionaram e onde elas precisam ser repensadas. Serve para orientar a gestão pública tanto em nível local como federal”, diz o ministro do Turismo, Gastão Vieira.

A gerente-adjunta de Serviços do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro, destaca que a instituição utiliza os resultados do Índice para planejar suas ações. “Esse trabalho realizado em parceria com o MTur tem a finalidade de melhorar o processo de gestão do turismo nos territórios, o que impacta positivamente no ambiente econômico para os pequenos negócios”, afirma Ana Clévia.

Segundo o Índice de Competitividade do Turismo Nacional, a capital que mais evoluiu foi Vitória (de 66,7 para 73,9), considerando os dois últimos dados da pesquisa, 2011 e 2013. A cidade se destacou especialmente no segmento capacidade empresarial (90,2) pela presença de instituições de ensino de formação técnica. Também obteve destaque em economia local (87,3), pelos benefícios de isenção ou redução de impostos para o setor.

Saiba mais na Agência Sebrae de Notícias.

You must login to add a comment.

Posts relacionados