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Tudo que você precisa saber sobre o  Marketing de Conteúdo

Tudo que você precisa saber sobre o Marketing de Conteúdo

Em plena Era Digital, onde a competição por melhores posicionamentos e conversão de clientes é cada vez mais acirrada, uma estratégia de Marketing de Conteúdo acaba sendo fundamental na hora de traçar um planejamento. Entretanto, muitos empreendedores ainda desconhecem a sua importância ou somente, acabam por achar um grande desafio aplicá-la. 

Dentro do cenário na web, uma estratégia concisa de Marketing de Conteúdo vêm como uma aliada poderosa no quesito de gerar tráfego, ganhar credibilidade, visibilidade, propagação de conteúdo e, sobretudo, conversão de potenciais clientes em leads. Fatores esses, que aumentam gradativamente o faturamento de uma empresa em questão. 

Por mais que pareça um processo difícil e para muitos, até impossível, existem algumas estratégias de Marketing de Conteúdo que, quando colocadas lado a lado, garantem o bom funcionamento dos resultados de um domínio a médio e longo prazo. Mas, deve-se ter em mente que planejamento estratégico é fundamental para que isso aconteça. 

Quer saber como aplicar essas técnicas e se sobressair dentro do seu ramo de atividade? Continue lendo este artigo!  

Afinal, o que é Marketing de Conteúdo? 

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia dentro do Marketing Digital que parte de um conjunto de técnicas que têm como principal objetivo aumentar a rede de consumidores e clientes em potencial por meio da criação, distribuição e disseminação das mais variadas formas de conteúdo de qualidade com relação ao público-alvo e persona em questão. 

Produzir conteúdos relevantes e que mostrem autoridade no assunto, de forma que venham ao encontro das necessidades dos usuários, torna o domínio em questão uma importante fonte de referência, auxiliando na visibilidade e credibilidade dentro do cenário do mercado. 

Além disso, é através dessa estratégia que você aproxima a empresa de clientes em potencial, permitindo a construção de uma relação de confiança e integridade. 

Quando um site oferece conteúdos relevantes e úteis ao público-alvo, os usuários conseguem tomar decisões mais assertivas e se sentem mais confiantes em relação ao assunto pautado dentro do seu domínio. 

Dentro de um mercado altamente concorrido, onde as empresas têm como objetivo principal se sobressair dentro daquilo que apresentam, trazer conteúdos relevantes e consistentes que, além de sanar dúvidas dos usuários, conseguem carregar informações ricas e úteis, aumenta a credibilidade da empresa em questão. 

Esse processo faz com que o internauta se sinta mais confiante e as chances de conversão de leads aumentam. 

Vejamos da seguinte forma: Um domínio é especializado na venda de um plano empresarial odontológico, e, dentro dele, existem diversos conteúdos que sanam as principais dúvidas dos usuários em relação a contratação do mesmo. Além de artigos objetivos e explicativos que regam o internauta de informações sobre importância, vantagem, carência, tipos de plano, entre outros. 

Após avaliar todo esse contexto, o cliente em potencial vai optar por aquele domínio que, além de oferecer o plano odonto empresa, também traz informações diversificadas do mesmo através de conteúdos relevantes e de qualidade, ou, aquele que não traz nenhum tipo de conteúdo?

Através de uma estratégia de Marketing de Conteúdo assertiva, você ganha autoridade dentro do seu ramo de atuação e a chance de prosperidade é muito maior em comparação a aqueles que não trabalham com essas técnicas. 

Como aplicar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo deve ser dividida em algumas etapas: 

  • Planejamento; 
  • Persona;
  • Criação de conteúdo; 
  • Distribuição; 
  • Mensuração de resultados.

Cada qual, envolve uma estratégia específica de conteúdo online para chegar aos resultados necessários. Veja a seguir: 

Planejamento 

Antes mesmo da criação do blog e de começar a produzir os conteúdos, é essencial criar um planejamento para deixar claro qual o objetivo principal da sua estratégia para que assim, ele possa ser alcançado da melhor maneira possível. 

Estabelecer cronogramas das ações que serão feitas é uma ótima dica para manter as publicações alinhadas conforme aquilo que foi planejado. 

Também é necessário definir os responsáveis por cada tipo de ação dentro do processo, assim, as demandas são executadas de maneira assertiva, e cada responsável fica a par dos deadlines em questão, sem intervir negativamente no trabalho de outros envolvidos. 

Persona

O primeiro passo na criação do Marketing de Conteúdo é definir a sua persona, ou seja, seu público-alvo, a qual você estará produzindo o conteúdo, de acordo com as necessidades específicas desse nicho em questão. 

Para isso, é necessário pensar em um perfil detalhado da pessoa que você gostaria que consumisse os seus conteúdos. 

Basicamente, é o perfil fictício do seu cliente ideal a partir de dados que envolvem comportamento, características demográficas, idade, classe social, entre outros. Quanto mais detalhado for a sua persona, maiores as chances da sua estratégia trazer bons resultados. 

Criar uma persona parte de uma série de motivos importantíssimos para uma estratégia de Marketing Digital. Dentre eles, podemos citar: 

  • Determinar quais conteúdos precisam ser produzidos para atingir seus objetivos principais;
  • Definir o estilo do conteúdo em questão;
  • Auxiliar a compreender sua estratégia de marketing, de acordo com o público a qual ela deve ser focada;
  • Definir tópicos sobre o que será escrito;
  • Entender onde o público-alvo busca por essas informações e como eles optam por consumi-las.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo em uma estratégia de Marketing envolve imagens, textos, e-mails, infográficos e tudo aquilo que for relevante para o seu cliente em potencial. 

Veja algumas formas de produção de conteúdo para aplicar na sua estratégia: 

Blogs

São fundamentais para a atração de novos consumidores. Essa ferramenta além de auxiliar no posicionamento da sua empresa nos mecanismos de busca, melhora a relação com os clientes e traz credibilidade e autoridade no assunto em questão através de artigos, matérias e posts que sanem as dúvidas dos usuários. 

É importante que o conteúdo seja de caráter informativo e explicativo, além de contar com um design atraente. 

Uma boa dica é investir na definição das palavras-chave dentro desses conteúdos. Isso auxilia no ranqueamento da sua página nos motores de busca. As palavras-chave são os termos que os seus clientes em potencial irão usar para fazer uma pesquisa no Google a respeito do assunto em questão. 

Quando um conteúdo conta com essa palavra, se torna mais fácil a visibilidade desses consumidores para com determinado blog. 

Por exemplo: Supondo que o usuário esteja pesquisando por convênios odontológicos empresariais e utiliza a palavra-chave “plano odontológico empresarial preços” em sua pesquisa. Se o conteúdo do seu blog conter essa palavra, a visualização daquele usuário se torna mais fácil e assim, você consegue aumentar o seu tráfego de visitantes. 

Mas, é necessário ter em mente que todas as palavras-chave utilizadas devem ter relação com o tema em questão, além de trazerem tópicos relevantes que ajudem na pesquisa do internauta. 

E-mail Marketing

Uma das estratégias mais eficazes dentro do Marketing de Conteúdo é o E-mail Marketing. Ela se baseia na promoção do contato com o cliente, afim de manter sempre um bom relacionamento e interação com o mesmo. 

Vejamos assim: Uma empresa que vende planos de saúde odontológicos têm uma campanha de E-mail Marketing a fim de construir uma rede de contato com clientes e assim, fornecer informações sobre condições de compra e venda, promoções e assuntos relacionados por e-mail. 

Um cliente em potencial entrou em contato com essa empresa procurando um
plano odontológico pessoa jurídica, mas por algum motivo, acabou não fechando a venda. 

Identificando isso, a empresa pode realizar novas propostas de benefícios relacionados que se adequem ao cliente e assim, possivelmente, conquistará uma conversão em venda. 

Vídeo Marketing

Conteúdos em vídeo têm se tornado uma grande tendência de Marketing dentro do mercado. Diversos conteúdos de Vídeo Marketing podem atrair um consumidor em potencial, além de trazer informação e engajamento de maneira rápida e prática. 

Para demonstrar autoridade e profissionalismo, é essencial que estes sejam dinâmicos e com boa qualidade de áudio e vídeo. 

Transmissões ao vivo como lives também vêm ganhando muito espaço dentro do Vídeo Marketing, gerando mais engajamento e interação empresa/público. 

Distribuição de conteúdo

Dentro do planejamento estratégico em uma campanha de Marketing de Conteúdo, é primordial planejar como irá acontecer a distribuição e disseminação do conteúdo para alcançar o público da melhor maneira possível. 

É necessário planejar quais canais e ferramentas vão ser utilizadas para seguir com a divulgação. Tendo conhecimento da sua persona, se torna mais fácil escolher os canais de mídias ao qual esse conteúdo será disseminado, pois estes, estarão adequados ao público-alvo, de acordo com hábitos e comportamentos. 

É fundamental que, além de planejar essa distribuição, haja sempre um controle de publicações das mesmas, mantendo-as ativas. Veja bem, nada adianta criar redes sociais para distribuir conteúdo e não dar conta de mantê-las ativas para o público. Isso acaba mais prejudicando do que ajudando. 

Por isso, escolher aquelas mídias que mais engajam a sua audiência é a melhor maneira de fazer um bom trabalho e garantir os resultados desejados. 

Resultados 

Dentro de qualquer estratégia, é fundamental mensurar os resultados de cada ação tomada. Somente assim, é possível avaliar o que funciona, o que não funciona, o que traz bons resultados e o que não está surtindo efeito. 

Com essa mensuração é possível tomar decisões mais assertivas, afinal, os números não mentem. 

Existem algumas métricas que são essenciais para auxiliar na hora de distribuir o conteúdo, mensurar resultados e saber se os objetivos realmente estão sendo alcançados. São elas: 

Tráfego

Os números de acesso do seu blog, seja pelas redes sociais ou não, número de likes, comentários e compartilhamentos são um ótimo indicativo dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. 

Estando atento a esses resultados, é possível avaliar se a sua estratégia vêm gerando um bom tráfego, ou não. 

Conversão de Leads

Podemos dizer que conversão de leads é um dos principais objetivos dentro da estratégia de Marketing de Conteúdo, certo? Do que adianta ter uma estratégia esquematizada se, você não consegue converter potenciais consumidores em leads e assim, aumentar o faturamento da sua empresa

Ficar atento à esse número é essencial dentro da sua estratégia pois, somente assim, você conseguirá ver se todo aquele engajamento, número de acessos e posicionamento está surtindo o efeito desejado. 

Interação

Promover interação com os clientes em potencial através das redes sociais faz toda a diferença dentro de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Isso porque, através delas você pode sanar dúvidas, interagir de forma rápida e prática e manter um relacionamento mais próximo dos consumidores. 

É necessário analisar sempre o engajamento do seu público nas redes sociais. Os principais pontos a serem analisados são os likes, comentários e compartilhamentos. 

SEO

Dentro de uma estratégia de Marketing deve ser levado em consideração que os resultados partem de um conjunto de ações que, quando praticadas lado a lado, aumentam cada vez mais a chance de otimização de resultados. 

O SEO (Search Engine Optimization) têm como objetivo melhorar os resultados de um domínio no ranqueamento dos mecanismos de busca. Esse fator é essencial na busca por melhoria de tráfego, visibilidade e credibilidade dentro do nicho de atuação. 

Estudos apontam que 75% das pessoas que usam os motores de busca sequer saem da primeira página de resultados. Portanto, ter uma posição boa nesses mecanismos com certeza trará grandes resultados para sua estratégia de Marketing Digital. 

Coloque essas dicas em prática!

Neste artigo você conferiu a importância da estratégia de Marketing de Conteúdo dentro de uma campanha de Marketing Digital. 

Esse conjunto de técnicas, quando alinhado de acordo com as diretrizes de uma empresa, é capaz de trazer resultados extremamente positivos a médio e longo prazo. 

Deve-se ter em mente que paciência, cautela e planejamento são essenciais dentro de qualquer estratégia, seja ela qual for. 

Não deixe de colocar essas dicas em prática para se sobressair no seu ramo de atividade! 

Este conteúdo foi produzido por Ideal Odonto

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