CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Tudo o que você precisa saber sobre a cadeira elevador

Tudo o que você precisa saber sobre a cadeira elevador

A mobilidade entre os idosos é um assunto cada vez mais presente na vida da população e no desenvolvimento de novos produtos. Afinal, quando existe um problema com locomoção, as barreiras arquitetônicas podem dificultar significativamente as atividades diárias. 

Os números que representam a frequência de quedas entre pessoas idosas são alarmantes. De acordo com o Manual de Prevenção de Acidentes da Pessoa Idosa, 70% dos acidentes domésticos são sofridos por pessoas com mais de 60 anos no Brasil. 

Para eliminar essa estatística, não é necessário realizar grandes investimentos: basta se prevenir. Nesse sentido, se você conta com um imóvel com mais de um pavimento, a instalação de uma cadeira elevador pode facilitar a mobilidade e salvar vidas. 

Portanto, se você convive com pessoas idosas, com dificuldades de subir e descer escadas ou se preocupa com a chegada dos 60 anos, está na hora de considerar a instalação de uma cadeira elevador na sua residência. Quer saber mais? Então continue nos acompanhando!

Afinal, o que é a cadeira elevador?

A cadeira elevador é um sistema seguro que se desloca acima da escada e transporta um passageiro de cada vez.

É importante lembrar que ela é utilizada por pessoas idosas, deficientes ou que contam com a mobilidade reduzida. 

Em resumo, é uma cadeira que se movimenta acima dos degraus, por meio de trilhos. Com isso, o equipamento lembra as características de um elevador, embora os elementos de um elevador de escada não demandam um buraco para alojar o maquinário. 

Além disso, a cadeira elevador pode ser adaptada em escadas existentes, por isso, é um sistema extremamente econômico e assertivo, e pode ser utilizada em casas, indústrias de teclado de membrana, comércios, entre outros.

O equipamento pode ser instalado tanto em espaços internos quanto externos, gerando uma solução confortável e segura para a locomoção. 

Qual a sua importância?

A Constituição assegura o direito de ir e vir, afinal, esse é um elemento básico para garantir a qualidade de vida. Por isso, moradores e proprietários de um imóvel precisam se deslocar pelos espaços de forma independente. 

Dessa forma, pensando nas pessoas idosas ou com mobilidade reduzida (cadeirantes, pessoas com deficiência física, que fazem uso de bengalas, muletas, etc), o livre acesso é um fator muito importante para a integração emocional e para a autoestima. 

Por essa razão, seja uma empresa de válvula de retenção, ou um edifício, por exemplo, oferecer a essas pessoas a oportunidade de subir e descer escadas com autonomia é fundamental. 

Como escolher uma cadeira elevador?

Há um conjunto de medidas que devem ser analisadas no momento da escolha da cadeira elevador até a hora de sua aplicação. Separamos a seguir algumas ações que você deve se atentar: 

  • Avalie se a cadeira é adequada para o seu modelo de escada;
  • Busque um fornecedor que atue justamente com equipamento de acessibilidade, procure referências, analise a qualidade dos materiais e compare preços;
  • Tire todas as dúvidas de uso com o técnico que fez a instalação e garanta que o equipamento é seguro;
  • No momento da instalação, teste o sistema ou peça a pessoa que for utilizá-lo para testá-lo, prestando atenção a forma de funcionamento e as dificuldades que possam surgir.

A melhor alternativa para evitar quedas é a prevenção. Por isso, se você deseja proporcionar mobilidade a familiares e amigos, considera investir em uma cadeira elevador.

Agora que você já sabe tudo sobre a cadeira elevador, o que está esperando para investir nesse equipamento e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Luna BugattiEspecialista


Me siga