CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Treinar em casa pode ser uma boa alternativa?

Treinar em casa pode ser uma boa alternativa?

treinar em casa

Por conta do período de quarenta em que estamos vivendo, todas as academias do País tiveram que ser fechadas e seus frequentadores buscaram como recurso, treinar em casa através de exercícios alternativos, já que muitos não dispõem de aparelhos de musculação e outros equipamentos.

Uma alternativa foram os treinos de calistenia, usando o peso do corpo, como flexões de braços, agachamentos, mergulho no banco.

O que ocorre é que esses exercícios contribuem para se manter ativo, melhorando sua resistência, mas para hipertrofia, servem apenas para uma manutenção e com o tempo, não geram grandes ganhos musculares, principalmente em pessoas bem treinadas que já tinham uma rotina intensa nos treinos de musculação na academia.

Outra alternativa foram os exercícios com elásticos, que auxiliam, mas são limitantes quando o assunto é hipertrofia, já que a própria energia elástica, perde força na fase excêntrica do exercícios.

Como sabemos, em ternos de hipertrofia, tanto a força concêntrica quanto é excêntrica são fundamentais para gerar hipertrofia.

Os elásticos possuem grande utilidade, mas como completos, e não podem ser a única forma de treinamento. Ou seja, as principais formas de se treinar em casa servem mais para manutenção e redução de perdas musculares durante esse período de inatividade na academia.

O grande problema é que muita gente que tinha um acompanhamento profissional na academia, acabou treinando por conta própria e fazendo exercícios em casa de forma aleatória.

Como dissemos, isso pode ser bom para se manter ativo e não perder condicionamento físico, mas para quem visa reduzir perdas musculares ou até contribuir para perda de gordura, a falta de uma periodização de treinamento focada em um objetivo, acaba por trazer grande frustração aos praticantes, pois em pouco tempo irá perceber que está apenas treinando e se cansando e não gerando nenhum resultado expressivo e muitas da vezes, o que havia conquistado anteriormente treinando em uma academia, está se perdendo aos poucos.

Obviamente que quando retornar aos treinos na academia, será mais fácil de se recuperar o que havia perdido, graças a memoria muscular e por ter se mantido ativo.

O que vai determinar que esse retorno tenha um rápida recuperação, é a forma como está se treinando agora.

Hoje em dia existem as opções de acompanhamento de personal através das consultorias online, onde o personal trainer monta uma rotina de treinos de acordo com o objetivo do aluno e o que ele possui em casa para treinar. Fazendo com que o aluno tenha treinos mais eficientes e se prepare da melhor forma para quando retornar.

Treinar com acompanhamento profissional nessa fase será determinante para reduzir as perdas e se preparar para seu retorno na academia.

Bons Treinos.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Tatiana Pinho da silvaNovo na comunidade