CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Trabalho remoto de alta performance: dicas para ter sucesso com sua equipe

Trabalho remoto de alta performance: dicas para ter sucesso com sua equipe

Um conhecimento que todo diretor ou gestor precisa ter no momento é saber como gerenciar equipe remota. Afinal, essa é uma das exigências básicas do novo mercado de trabalho pós-pandemia do novo coronavírus.

Atualmente, o trabalho remoto (também chamado de home office) vem sendo utilizado com muito sucesso por todos os tipos de empresas. Para se ter uma ideia, cerca de 80% dos gestores aprovaram o sistema nessa pandemia.

No entanto, apesar das muitas vantagens, é importante saber como gerenciar equipe remota para garantir o máximo de sucesso possível com o sistema. Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

Quais as vantagens do trabalho remoto?

O home office é um modelo de trabalho que trouxe muitas vantagens para as empresas que o utilizam regularmente. Não é à toa, portanto, que muitos negócios pensam em manter o sistema funcionando mesmo após o fim da pandemia.

Veja a seguir alguns desses benefícios!

Maior flexibilidade para montar a equipe

Um dos principais benefícios do trabalho remoto é o fato da empresa ter maior flexibilidade para montar a equipe. Como todos trabalham de casa, o negócio não está limitado aos talentos da sua região.

Por exemplo, imagine uma empresa de criação de sites em Campinas. Ela não precisa se limitar a contratar os programadores, designers e outros profissionais da região. Pode contratar alguém de Recife, outra pessoa de Porto Alegre e ainda mais profissionais do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e outras cidades.

Na prática, isso permite que a empresa tenha a capacidade de reunir mais talentos para os seus projetos pessoais.

Menos custos

O trabalho remoto permite um corte de custos no dia a dia da empresa que o emprega por vários motivos. O primeiro deles é que todo o trabalho passa a ser digitalizado, o que reduz gastos com materiais de escritório.

Em seguida, há a redução de pagamentos de vale-transporte para os funcionários, que não precisarão sair de casa para executar as suas funções. Isso também é uma bela ajuda para a empresa.

Por fim, há a economia com as contas regulares da empresa. Apesar de, juridicamente, o negócio ter de ajudar os funcionários com os gastos de energia elétrica por trabalhar de casa, a empresa pode ter um espaço menor (menos aluguel) e menos gastos com outras coisas, como gás, água e mais.

Maior amplitude de serviços

O apoio de um time de trabalho remoto (ainda que não seja 100% da força de trabalho da empresa), permite que haja uma maior amplitude de serviços a ser ofertada aos clientes.

Isso porque o modelo de home office incentiva a terceirização de algumas demandas, o que permite que a empresa possa montar “times” extras para arcar com alguns serviços.

Lembra o exemplo da empresa que faz sites? Pois bem, ela pode também passar a trabalhar com anúncios pagos ou Marketing de Conteúdo se montar um time de profissionais freelancers especializados no assunto.

Como gerenciar equipe remota?

Agora que já vimos as vantagens e benefícios de usar o home office como modelo de trabalho de uma empresa, é hora de falar sobre o principal desafio desse recurso: o gerenciamento do time.

Afinal, é fato que o modelo de trabalho remoto pode levar a uma menor produtividade se os profissionais não forem bem gerenciados. Mas como gerenciar equipe remota? É o que veremos a seguir!

Checklist diário

Um dos principais recursos para ajudar a manter a produtividade do time que trabalha em sistema remoto é criar um checklist diário com todas as atividades que devem ser realizadas.

Esse checklist de tarefas deve ser passado com a equipe no começo de cada dia de trabalho, de modo a garantir uma boa produtividade do time.

Use tecnologia para comunicação

Uma das melhores formas de como gerenciar equipe remota é usar tecnologia na comunicação entre o time e também para facilitar o trabalho realizado pela sua empresa.

Existem muitas ferramentas que são extremamente úteis para o seu time usar no dia a dia do trabalho remoto. Algumas delas, como o WhatsApp, Hangout ou o Zoom, ajudam na comunicação e nas reuniões necessárias para cumprir as tarefas.

Já outras, como o Slack, Trello e eKyte são excelentes para poder organizar o fluxo de trabalho de cada pessoa e garantir um bom funcionamento do seu time.

Foque o time no resultado e não no caminho

Um dos segredos de como gerenciar equipe remota é ao focar os seus esforços sempre no resultado obtido e não no caminho. Isso é necessário pois é um modelo de trabalho diferente daquele que temos quando trabalhamos presencialmente.

Portanto, não há como exigir o mesmo dia a dia dos seus colaboradores. No entanto, é essencial exigir os mesmos resultados, seja como for que eles forem entregues.

E aí, aprendeu algumas boas dicas de como gerenciar equipe remota na sua empresa? Colocando esse conteúdo em prática tornará mais fácil para a sua empresa transicionar para o modelo de trabalho remoto.

Não esqueça de deixar um comentário abaixo com sua opinião sobre o assunto!

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Diego BiniNovo na comunidade