Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Teto com goteira? Veja como livrar seu espaço desse mal

Teto com goteira? Veja como livrar seu espaço desse mal

Dê adeus às goteiras e deixe sua casa mais segura e renovada

O período chuvoso é um sonho para quem gosta de ver um filme embrulhado no cobertor e tomando chocolate quente, mas as chuvas podem se tornar um pesadelo em uma casa com goteiras. 

As goteiras são consequências de infiltrações no teto e trazem danos para a estrutura e estética do imóvel. Além de descascar a pintura e provocar manchas de bolor, a umidade e as bactérias das infiltrações comprometem a saúde respiratória do morador. Logo, é fundamental acabar com as goteiras o quanto antes.

Se você está sofrendo com esse mal, continue lendo que iremos te ajudar a acabar de uma vez por todas com as infiltrações.

Identifique a origem da infiltração 

O primeiro passo é descobrir de onde a água está vindo. As causas das infiltrações são várias, e para cada causa, há uma solução diferente. Veja onde o problema pode estar e faça o check up em cada ponto da sua casa.

Rufos e Calhas

As calhas escoam a água da chuva que caem em telhados e os rufos impedem que a água infiltre em tijolos de paredes exteriores. Porém não basta apenas ter calhas e rufos em casa para evitar goteiras. É preciso limpá-los e manter a manutenção dos mesmos periodicamente.

Uma calha sem manutenção e entupida, por exemplo, pode quebrar com o peso da água e causar problemas ainda maiores e ser a causa de uma infiltração gigante.

Logo, convém instalar calhas e rufos apenas se estiver disposto a fazer os devidos reparos. Caso contrário, eles podem ser apenas mais um agravante para infiltrações.

Telhados

Os telhados recebem a água da chuva diretamente, portanto, costumam ser os principais responsáveis pelas goteiras e infiltrações.

As telhas, em especial, podem ser um problema. Elas sofrem desgastes naturais e começam a apresentar rachaduras, por onde a água atravessa facilmente.

Outro problema pode ser o caimento do telhado. Cada telha possui um caimento específico para permitir o escoamento ideal da água. Mas nem sempre as construtoras seguem as recomendações do fabricante, o que ocasiona o empoçamento de água que acaba infiltrando na laje.

Soluções para goteiras

Impermeabilização com manta (Foto: Reprodução/ Construindo Decor)

  • Impermeabilização da laje: é a melhor solução para quem não quer encarar uma reforma grande. O processo pode ser feito com impermeabilizante líquido ou manta impermeabilizante. 
  • Trocar telhas rachadas
  • Trocar o telhado inteiro: Se o problema for muito grande, o ideal é trocar todas as telhas e adequar o caimento da forma correta.
  • Chamar um profissional: Como as soluções podem variar, apenas um profissional poderá dizer exatamente o que sua casa precisa. Além de saber executar os processos com segurança.

Conclusão: não adianta descascar a tinta, pintar o teto várias vezes e nem por azulejos para resolver infiltrações. Encontre a origem do acúmulo de água e contrate um profissional para resolver o quanto antes!

Uma dica é buscar por maridos de aluguel da sua cidade. Eles podem resolver esse problema rapidamente, sem dor de cabeça!

 

You must login to add a comment.

Posts relacionados