A sustentabilidade tem se solidificado nos últimos dez anos como a força propulsora de novos modelos econômicos, que se pautam no equilíbrio de valores financeiros, sociais e ecológicos. Muito do que antes se atribuía às grandes corporações na mudança de práticas produtivas e modelos de negócios, passa a ser valor reconhecido dos pequenos negócios em suas respostas mais rápidas às demandas em curso.
Sustentabilidade brasileira
O potencial brasileiro nunca foi tão evidente aos olhos do mundo. Tem atraído investimentos estrangeiros, tem forte atuação na economia global, pois tem a mais rica biodiversidade do planeta, o maior volume de água limpa, tem matriz energética limpa e é pioneiro em tecnologias energéticas sustentáveis.
O país é um ponto de luz verde para os pequenos negócios posicionarem estrategicamente suas marcas em âmbito local, nacional, regional e global. O momento não poderia ser mais propício, principalmente agora que o país será sede dos mais importantes eventos mundiais: a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Turistas (consumidores e empresários) dos cinco continentes estarão em contato com nossa “brasilidade”, em grande parte ou na maioria provenientes de pequenos negócios.
Além disso, o cenário brasileiro se apresenta bastante positivo, principalmente no âmbito das licitações com o governo (municipal, estadual e federal): os pequenos negócios foram os principais vendedores de bens para o governo federal, em 2012.
Existe também uma consciência crescente sobre a importância das ações sustentáveis: estudo do Sebrae realizado em 2012 (O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade) revela que 79% dos proprietários dos pequenos negócios sabem que as ações sustentáveis podem atrair mais clientes e que a sustentabilidade está fortemente associada às questões ambientais, sociais e econômicas.
Atenção às tendências
Diante das forças que determinam se um empreendimento segue ou não seu rumo, a observação periódica das tendências passa a ser condição para a competitividade do negócio. Tendências são mudanças em curso que levam a um determinado ponto de chegada, as quais podem gerar impactos positivos ou negativos no negócio em questão. Acionar o “radar” empresarial que capte essas mudanças e as analise, monoritorando-os a luz da sustentabilidade, pode garantir não só a sobrevivência do negócio como também torná-lo mais inovador.
Para saber como detectar tais tendências, acesse: http://sustentabilidade.sebrae.com.br/Sustentabilidade/Cartilhas/Como-ganhar-mais-adotando-pr%C3%A1ticas-sustent%C3%A1veis%3F