É comum ouvir “sua empresa precisa estar nas redes sociais”, mas dificilmente os empresários das micro e pequenas empresas – MPE sabem o que fazer e como fazer. Não há dúvidas que as redes sociais são um sucesso em interação e audiência e a velocidade do mundo virtual faz toda a diferença na hora de vender, negociar e apresentar produtos ou serviços. Então, como uma pequena empresa varejista pode aproveitar e usar as redes sociais?
Com a criação desse novo comércio, chamado de scommerce (comércio social), os varejistas abusam da criatividade e inovação, e atraem cada vez mais compradores por meio das mídias sociais.
As empresas estão cada vez mais priorizando as redes sociais como o Facebook, o Twitter, o Youtube, entre tantas outras, como uma das melhores fontes para vender seus produtos. Como estratégia de venda, oferecem conteúdo exclusivo de promoções e ofertas, além de grandes sorteios para seguidores dos conteúdos e pessoas fieis aos estabelecimentos. Preços mais baixos e ofertas relâmpago são anunciados constantemente.
Tudo de forma rápida e dinâmica, como a velocidade da web. O feedback direto com estabelecimentos também é um benefício que o consumidor moderno usufrui com esta batalha nas mídias sociais. Com isso, as manifestações negativas ou positivas ganham cada vez mais importância dentro das redes de varejo, ajudando a moldar negócios, produtos e serviços conforme o gosto dos usuários.
Outros importantes conceitos que surgem com as mídias sociais são o de co-criação, ou seja, novas formas de criar produtos e de oferecer a experiência e colaboração entre fornecedores, empresa e consumidores, e o tribalismo, que significa fazer com que os consumidores se conectem um ao outro e promover a globalização da cultura.
Na era da participação, as pessoas criam e consomem notícias, ideias e entretenimento. A nova onda de tecnologia transforma as pessoas de consumidoras para “prosumidoras”. Os prosumidores são consumidores “pró-ativos”, que desejam interagir mais com as empresas, opinar, criticar, interferir nos seus processos criativos. E por conta disso se sentem como se fossem parte da empresa. Os prosumidores são movidos pela vontade de:
- Demonstrar suas habilidades na geração de valor;
- Influenciar e mudar as coisas;
- Adaptar produtos ao seu estilo pessoal;
- Desfrutar de diversão.
As redes sociais são uma ótima oportunidade de expansão ou mesmo início de negócios de pequeno e médio porte, pois não necessitam de um aporte financeiro alto. Entretanto, é bom ficar atento, pois o maior benefício das redes é justamente o contato direto com o usuário. Assim a geração de conteúdo contínua e de qualidade é fundamental para ajudar seu negócio a expandir nesses canais, ou seja, uma ou duas semanas sem conteúdo de qualidade podem reduzir drasticamente o nível de interação com o público alvo no ambiente online.
Acesse o Boletim Tendências e forças das mídias sociais no varejo do Sebrae e saiba mais sobre como usar as redes sociais em prol do seu negócio.
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