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Tendências de negócios para 2014: Agronegócios

Tendências de negócios para 2014: Agronegócios

O setor do agronegócio é um dos principais motores da economia brasileira. A produção de alimentos movimenta uma grande rede de empresas, formada por bares, restaurantes, supermercados e demais estabelecimentos comerciais similares.

 

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Dentro deste segmento os produtos orgânicos vêm se apresentando como a grande tendência atual. São alimentos, cuja produção respeita o meio ambiente e preserva ao máximo a qualidade. Não contêm agrotóxicos ou qualquer outra substância que possa causar danos à saúde do consumidor.

O público está cada vez mais exigente no que diz respeito à alimentação. Quer saber o que está consumindo, a procedência e a forma de cultivo. Sente-se atraído por melhores sabores, mais aroma e maior concentração de nutrientes.

Além disso, quer evitar a ingestão de pesticidas e busca sustentabilidade. Os produtos orgânicos vêm se apresentando como uma boa resposta a essas preocupações e a sua procura cresce a cada dia.

O panorama é global. Este mercado, que está se firmando cada vez mais aqui no Brasil, já é uma tendência consolidada no exterior e há mais tempo. Alemanha, França e Reino Unido lideram o ranking de países com alta demanda deste tipo de produto. Inclusive o Brasil destina boa parte da sua produção de itens orgânicos ao exterior. E se engana quem pensa que esta tendência se limita aos alimentos frescos. Também integram a lista carnes, cosméticos, produtos processados e da indústria têxtil. A forma de cultivo da matéria-prima usada em todos esses itens interessa o consumidor deste mercado. Um exemplo seria uma roupa feita com tintas naturais ou até uma cerveja fabricada de forma sustentável. Isso mesmo, nem a cerveja escapou. Na Alemanha já existe a chamada Biobier, a cerveja orgânica.

Como a tendência por produtos orgânicos está consolidada no consumidor estrangeiro de vários países, a Copa do Mundo serviu como excelente oportunidade para comercializar este tipo de produto aqui no Brasil. Tivemos a à presença de um vasto público internacional circulando por São Paulo que com certeza se interessou por este tipo de oferta. Além disso, foi a oportunidade perfeita para o produtor paulista mostrar a qualidade dos seus artigos.

Uma estratégia interessante apresentada pelos empreendedores na Copa do Mundo, foi conjugar a crescente procura por alimentos orgânicos com o turismo de experiência. Por exemplo, se um produtor alimentos orgânicos estiver próximo a uma pousada, ele pode não somente oferecer os seus produtos ao estabelecimento, mas também elaborar uma espécie de “agropasseio” aos hóspedes. Desta maneira, o visitante permanece mais tempo na localidade e empresários do ramo do turismo e do agronegócio também saem ganhando. Assim, o empreendedor ainda terá ótimas oportunidades em 2016 com a vinda de mais turistas para as Olimpíadas.

Muitos turistas estrangeiros desconhecem a ruralidade do Brasil. A Copa foi o momento de unir o interesse desse público por produtos orgânicos com o agroturismo.  O produto final não é a única coisa que chama a atenção do turista, mas também a forma de cultivo, o modo de se relacionar e de trabalhar e a paisagem rural.

E se os produtos orgânicos já são uma tendência mundial, levar esses produtos para as redes sociais pode representar mais oportunidades de negócio, segundo os especialistas. Eles afirmam que o agronegócio ainda não utiliza as mídias sociais de maneira a aumentar o faturamento. O torcedor da Copa 2014 foi um consumidor altamente conectado na Internet e o das Olimpíadas em 2016 também serão. As redes sociais poderiam servir de canal para divulgação dos produtos orgânicos.

Para saber sobre mais oportunidade acesse: Tendências de negócios e perfil dos consumidores 2014 em http://gestaoportal.sebrae.com.br/customizado/sebrae2014/cartilha_atendimento.pdf

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