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Tendências de Consumo para 2020 a 2030

Tendências de Consumo para 2020 a 2030

Quando você fica de olho nas tendências, você está se preparando para estar a frente e se diferenciar da concorrência. 

Por isso, é importante ficar atento às tendências de consumo para 2020 a 2030 para aliar as expectativas do seu diferencial competitivo nos próximos anos.

Tendências de consumo para o mercado nos próximos anos

As tendências de consumo para o mercado nos próximos anos acompanham diversas evoluções tecnológicas. Saber a importância de cada tendência e como ela irá impactar no seu negócio é essencial para fazer as adaptações necessárias na sua empresa.

Veja a seguir algumas tendências que você pode aproveitar para sua marca:

1 – Mercado saudável, produtos ecológicos e artesanais

Entre as tendências de consumo para os próximos anos, o mercado saudável com produtos ecológicos e artesanais tendem a crescer.

Tanto os alimentos, quanto os produtos diversos, que tenham origem com uma produção ecológica, feita à mão, que não agride o meio ambiente e os animais tende a ter mais valor entre os consumidores

2 – Confiança no produto

Os consumidores estão cada vez mais atentos ao processo de produção das marcas, por isso, cada produto precisa passar confiança sobre sua origem.

Marcas que forem transparentes sobre a fonte de seus produtos ganharão mais espaço no mercado.

3 – Diversidade e humanização

Já se foi o tempo em que as marcas eram imperativas com os consumidores. Agora, os diálogos são uma via de mão dupla e consumidor tem voz ativa mais do que nunca.

Marcas humanizadas e que promovem a diversidade criam conexões maiores com o público, geram mais identificação. Por isso são uma tendência de consumo e tendem a ter maior longevidade no mercado.

4 – Eventos ao vivo

Para quem achava que eventos ao vivo era uma realidade distante, o período de isolamento social acelerou ainda mais o acontecimento dessa tendência.

O formato de transmissões ao vivo tem tido grande aceitação. Segundo pesquisa feita pela MindMiners, empresa especialista em pesquisa digital, 76% das pessoas que estão assistindo lives pretendem continuar acompanhando quando a pandemia passar, conforme publicado na CNN Brasil.

5 – Privacidade e individualização

Com dados pessoais sendo coletados a todo momento, as empresas vão precisar ser cada vez mais transparentes com os dados que possuem de seus clientes.

Mesmo com o consumidor dando seus dados para adquirir produtos exclusivos e ter experiências únicas, a tendência é que os limites dessa troca sejam mais claros.

6 – Realidade virtual

Algo que era visto apenas nos filmes de ficção científica está aos poucos fazendo parte do dia a dia dos consumidores.

De videogames a óculos interativos, a realidade virtual é uma tendência tecnológica que possibilita experiências inesquecíveis para o usuário.

7 – Mobilidade e compras por dispositivos móveis 

Com fácil acesso a dispositivos móveis essa tendência de consumo já é uma realidade. Os usuários têm informações com facilidade, e claro, aproveitam desse recurso na hora da compra.

Usar o aparelho para comparar preço estando dentro de uma loja pode se tornar cada vez mais frequente. Isso vai exigir mais das lojas físicas, que devem trabalhar em oferecer mais experiência aos consumidores.

8 – Inovação dos Sensores

O mercado de sensores continuará crescendo nos próximos anos, ficando mais tecnológicos e fornecendo cada vez mais informações.

O setor tecnológico precisará ficar atento a essas transformações para entender quais novidades se encaixam melhor para inovar nos negócios.

9 – E-commerce 

Na primeira quinzena do mês de março deste ano, devido a pandemia que provocou o isolamento social, houve um crescimento de 30% a 40% nos pedidos online comparado com o mesmo período do ano passado, conforme publicação da Exame.

Se o e-commerce já era uma realidade, a tendência de consumo para 2020 mostra que só irá aumentar.

As empresas terão mais estrutura logística para atender os pedidos com apoio dos aplicativos de delivery que aceleram as entregas em até 24hs.

10 – Compras automáticas 

Esta tendência  de consumo pode chegar bem mais rápido do que o esperado! Com a pandemia de coronavírus, o isolamento social e “o novo normal” é provável que as pessoas se acostumem com práticas como compras automáticas, e-commerce e delivery.  

As compras automáticas pretendem automatizar não só a vida e quem compra, mas também de quem vende.

Quem precisa comprar os mesmos produtos com frequência pode agendar as entregas para receber os produtos todo mês, sem se preocupar em efetuar a compra mensalmente.

11 – Aceleração da transformação digital em pequenos negócios

Uma pesquisa do Facebook IQ e do Ibope Inteligência mostrou que 28% dos brasileiros estão fazendo mais compras online desde o início da pandemia. 

E este hábito veio para ficar! Principalmente devido ao isolamento social os pequenos negócios têm aderido, cada vez, as plataformas digitais e e-commerce para garantir as vendas e facilitar a compra dos clientes.

12 – Cuidados redobrados com a saúde e a higiene 

Lavar as mãos com frequência, usar álcool gel, evitar tocar olhos, nariz e boca, cumprimentar as pessoas sem contato físico são algumas das recomendações para prevenção de Covid-19.

Alguns desses cuidados se tornaram um hábito e vão permanecer mesmo depois do fim do isolamento social.  Isso porque são cuidados com a saúde que evitam contágio de Covid-19 e outras doenças.

Os estabelecimentos que demonstrarem preocupação com a higiene do local e a saúde do consumidor tendem a ser preferência dos clientes. 

13 – Integração de relacionamento via internet das coisas (IOT)

A IOT ou internet das coisas é um conceito que se refere a tudo que faz parte do nosso dia a dia e possui alguma conexão com internet.

Aos poucos estão inserindo no mercado produtos antes analógicos com conexões digitais, como o Smartwatch, por exemplo, um relógio computadorizado. 

Esta tendência de consumo para 2030, ou os próximos anos, dita que estamos cada vez mais  próximos dos filmes futuristas onde a internet das coisas facilita todas as nossas tarefas. 

Entre as tendências de consumo é que cada vez mais objetos tenham funções digitais.

Gostou de conhecer as tendências de consumo para 2020 a 2030? Comente abaixo o que você enxerga como mudanças no comportamento de consumo nessa década.

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