CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Tendência de mercado: leite com baixo teor de lactose

Tendência de mercado: leite com baixo teor de lactose

Leite

Leite e seus derivados são alimentos muito presentes na mesa dos brasileiros. São considerados saudáveis e adequados a todas as idades. Mas muitas pessoas podem sentir desconforto ou ter problemas digestivos ao ingerí-los, pois são intolerantes a um importante componente exclusivo do leite: a lactose.

Esse é exatamente o tema abordado por um dos relatórios de inteligência setorial elaborados pelo Sebrae/SC. O boletim chama a atenção para a necessidade dos micro e pequenos empreendedores do segmento pensarem em alternativas para aqueles que apresentam intolerância a este nutriente, e assim atingir um número ainda maior de consumidores.

Sobre a lactose
De acordo com pesquisa realizada pela Unicamp, pelo menos 40% da população brasileira possui algum tipo de desconforto ou problema digestivo ao ingerir leite ou seus derivados, ou seja, possui intolerância à lactose.

A lactose é o açúcar do leite e tem como principal função fornecer energia para as células. Ela é digerida por uma enzima chamada lactase. As pessoas que têm carência na produção dessa enzima são as que têm intolerância à lactose.

Ações recomendadas
Para o pequeno negócio que tiver interesse, é importante acompanhar eventos que promovam essas discussões e principalmente a divulgação de produtos nesse setor. Em agosto de 2014, por exemplo, ocorrerá a 3ª Zero Lactose, que contará com palestras, são de expositores e circuito de oficinas.

Outra dica importante para o produtor é acompanhar as informações do Instituto Girassol. A organização tem como foco apoiar pessoas com necessidades nutricionais especiais. Também é possível buscar apoio sobre produtos sem lactose na Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI).

Para saber mais sobre o tema, leia a íntegra do Boletim de Tendências – Leite.

A publicação está disponível para download (em PDF). Para acessá-la, é preciso estar cadastrado no Sistema de Inteligência Setorial (SIS), desenvolvido pelo Sebrae/SC. O cadastro é gratuito, fácil e rápido. Para efetuá-lo, clique aqui.

Se você já é cadastrado, clique aqui para acessar diretamente o boletim.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae