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Tempo de doces negócios

Tempo de doces negócios
Data comemorativa aquece as vendas e empresárias diversificam os produtos
Foto: Fernando Pscheidt
Brigadeiros variados são uma opção diferenciada

Cuiabá – Difícil de resistir a ele – o chocolate é
uma delícia que impulsiona inúmeros negócios. Empreendimentos de todos
os tamanhos e formatos usam como matéria-prima esse ingrediente
proveniente do cacau. Entre os pequenos negócios, não é diferente.
Empreendedores Individuais (EI), micro e pequenas empresas (MPE)
aproveitam o período da Páscoa para criar novos produtos, aplicar
estratégias diferentes, incrementar as vendas e fazer investimentos
visando o crescimento do negócio. 

É o caso da empresária Audiley Aparecida de Freitas, 29 anos,
proprietária da Ki Delícia Chocolate, de Tangará da Serra, a 239 km de
Cuiabá. Aberta há um ano, a microempresa está sendo preparada para ser
Limitada, o que deve ocorrer ainda este ano. Audiley começou fazendo
docinhos de leite em pó e alguns clientes questionaram porque não fazia
ovos de Páscoa. “Ao começar a fazer ovos e bombons, me encontrei”, conta
a empresária que trabalha com chocolate há 11 anos. 

Com um mix de mais de 60 itens, entre ovos decorados, recheados com
sabores clássicos como trufado, prestígio e maracujá, novas texturas
como os marmorizados, coloridos e formatos diferenciados como tabletes e
placas escritas, a empresa dobra a produção e as vendas nesta época do
ano. “A Páscoa é o meu Natal”, constata a empresária.  “Este ano, vamos
processar dois mil quilos de chocolate. Se tivermos encomendas de algum
supermercado, esse volume tem que ser aumentado. Ao todo, são dez
pessoas na produção e, se preciso, viramos a noite trabalhando para
atender a todos os pedidos”, informa. 

Ele relata que aproveita o período de Páscoa para fazer novos
investimentos e expandir o negócio. “Toda inovação na empresa e compra
de maquinário, eu faço nesta época. Além de melhorias físicas”, revela,
acrescentando que esse ano vai lançar sua marca própria, a Chocoey. 

Audiley fez o Empretec, seminário aplicado pelo Sebrae com a
finalidade de desenvolver o espírito empreendedor dos participantes. Ela
diz que o crescimento da sua empresa está acontecendo dentro do
previsto no plano de negócio que fez. “As capacitações abrem a cabeça do
empresário”, constata. 

Chocolate é também a matéria-prima da empreendedora individual Rosany
Ortiz, que produz brigadeiros enrolados e de colher. A principal marca
de sua empresa, a Doce Brigadeiro, é ter sabores regionalizados – pequi,
furrundu, pixé, guaraná, entre outros. Para essa Páscoa, a empresária
planeja lançar novos sabores, de caju, manga, castanha-do-brasil, e
incluir outros clássicos – quindim, amêndoa e nozes, por exemplo. As
novidades já estão sendo testadas. Outro diferencial são as embalagens
em formato de coelho, caixas mais bonitas e propícias para presente. 

Rosany participa de festivais de Chocolate, uma estratégia para
divulgar ainda mais seus produtos e aumentar o leque de clientes. No
mercado desde o ano passado, ela tem uma funcionária, mas tem
consciência de que vai precisarde mais gente na produção nestes dias que
antecedem a Páscoa. 

Finalista do concurso O Melhor Brigadeiro do Brasil, organizado por
uma multinacional, ela vende uma média de 400 brigadeiros por dia,
atendendo pedidos feitos pelas redes sociais da Internet, por telefone e
levando os produtos a empresas e instituições públicas e privadas. O
uso de uma máquina para cartões de crédito e débito também facilita para
os clientes e estimula as vendas. 

Há dois anos no mercado, a Cookeluxo, de Rosana Ferraz, produz e
comercializa um mix de cerca de 100 produtos feitos com chocolate. São
cestas de ovos de Páscoa, trufas, bombons, saquinhos com barras de
chocolate e muito mais. Segundo a empresária, das datas comemorativas, a
Páscoa está em segundo lugar no faturamento do empreendimento, ficando
atrás apenas do Natal. “Na Páscoa temos um aumento nas vendas da ordem
de 80% e procuro fazer coisas para chamar a atenção, sobretudo das
crianças, que motivam os pais a comprarem”, conta. 

“Aproveitar a sazonalidade é importante para os negócios, mas é
preciso criar outras estratégias para faturar durante todo o ano e não
deixar equipamentos e estrutura ociosos”, alerta Rosana Rocha, da
Unidade de Atendimento Individual do Sebrae em Mato Grosso. Segundo ela, o primeiro passo é conhecer bem seus consumidores, trabalhar a carteira de clientes e desenvolver ações de marketing
para saber o quanto de produto pode ser absorvido pelo mercado. “Tentar
aproveitar todas as datas e criar outras oportunidades ao longo do ano é
um ponto importante para a sobrevivência e desenvolvimento do negócio”,
ressalta.

Fonte: Agência Sebrae de Notícia
(61) 3243-7852/ 2107- 9104/ 3243-7851/ 9977-9529

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
Sebrae no Matogrosso (65) 3648.1262

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