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Taxa de conversão no e-commerce, como vender bem

Taxa de conversão no e-commerce, como vender bem

Taxa de conversão no e-commerce, como vender bem

Algumas medidas simples podem ser o diferencial que falta para aumentar o percentual de compras que os usuários fazem na sua loja virtual.

Como transformar visitas na loja virtual em vendas?

Aumentar a taxa de conversão é o maior desafio de qualquer comércio eletrônico. Perguntas como “por que a maior parte dos usuários deixam o site sem comprar nada?” e “como reduzir o abandono de carrinhos que já tinham produtos selecionados?” são sempre presentes na cabeça de quem empreende em diversos segmentos online.

De acordo com pesquisas a taxa média de conversão brasileira é baixíssima: apenas 1,65%. No entanto, existe uma série de medidas e cuidados que podem ajudar a melhorar esse índice.

O primeiro passo para aumentar as vendas é conhecer bem o perfil do consumidor que navega no seu site. Para isso, é fundamental utilizar ferramentas como o Google Analytics. Com ele, é possível saber, por exemplo, de onde os usuários vêm, quanto tempo eles navegam, quais são os conteúdos mais buscados, idade, sexo, aparelho utilizado no acesso ao site e a taxa de abandono das páginas, entre outras informações importantes. Com essas, e muitas outras, informações em mãos, é possível adequar o site de modo que ele atenda às necessidades e expectativas do usuário. Afinal, se o empreendedor sabe quais são os conteúdos mais buscados pelos usuários, eles devem estar em maior evidencia na loja virtual.

Outra forma de conhecer o público-alvo é dialogar diretamente com ele. Isso pode ser facilmente feito por meio de formulários disponibilizados no próprio site ou encaminhados por e-mail. As redes sociais, como o Facebook, também podem ser um canal direto para manter este diálogo. O importante é que a abordagem seja simpática e objetiva. Não tente obter todas as informações de uma única vez e, na medida do possível, ofereça opções de respostas para o consumidor.

O e-mail marketing também é uma ferramenta que, se bem utilizada, pode converter em vendas. No entanto, ao fazer uso desse recurso, o empreendedor precisa estar atento para alguns aspectos como o fato de que apenas 25% das pessoas que recebem o e-mail irão abri-lo. Desse total, apenas 2% resultam em compras. Antes de investir nessa solução, é preciso que o empreendedor leve esses números em consideração.

Outro fator importante e que interfere diretamente nos resultados é ter uma lista qualificada de e-mails. Não adianta comprar uma lista enorme de pessoas que não têm qualquer relacionamento com o seu negócio. Para que ações na internet gerem resultados positivos é preciso provocar engajamento dos usuários, e isso não acontece com quem não tem qualquer interesse pelo objeto em questão. Assim, busque trabalhar com os usuários já cadastrados no seu site, pois a garantia de afinidade é maior.

Ainda com relação ao e-mail marketing, nunca é demais ressaltar que o envio excessivo de mensagens indesejadas (spam) pode gerar retornos negativos para o destinatário, como a antipatia do usuário. Por isso, use o bom senso na hora de definir o cronograma de envios e, principalmente, ofereça ao usuário – de forma visível – a opção de se descadastrar.

Alguns outros cuidados 

  • Fazer uma boa avaliação técnica do site está no topo da lista de prioridades – como querer que o usuário conclua uma compra que dá erro após cada clique? Para evitar esse tipo de situação, é importante verificar se o e-commerce está compatível com todos os tipos de browsers e sistemas operacionais disponíveis no mercado. Além disso, lembre-se que cada vez mais os smartphones e tablet’s têm sido utilizados em substituição aos computadores. Então, pergunte-se se o seu site é responsivo (versão para mobile) ou não.
  • Criar o recurso de wish list (lista de desejo), permitindo que o usuário deixe memorizados os produtos que lhe interessam e não precise navegar tudo novamente quando quiser adquirir algum deles;
  • Oferecer páginas criativas, com layout atraente, boas fotos e descrição detalhada dos produtos;
  • Na sacola de compras, disponibilizar de forma clara todas as informações necessárias para a conclusão da compra;
  • Ter um site intuitivo e amigável;
  • Oferecer uma boa assistência pós-venda.

O fato é que, mesmo que não exista uma receita pronta para o sucesso no comércio eletrônico, não dá para questionar a importância de dois elementos-chave para o crescimento das vendas: a plataforma (site) e o conteúdo. O aumento da taxa de conversão está diretamente ligado ao investimento na qualidade desses dois itens.

Veja outras matérias sobre negócios online no site do Sebrae Mercados.

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