Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sustentabilidade e lucro durante a Copa

Sustentabilidade e lucro durante a Copa

107

A Copa do Mundo FIFA 2014 promoverá a vinda de turistas de diversos países, especialmente da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos (EUA), que reproduzirão no Brasil seu padrão de consumo e comportamento.  Assim, torna-se importante ressaltar que a tendência de consumo em alta no mercado europeu é a chamada Locavore, que valoriza e dá preferência ao consumo de alimentos produzidos localmente.

Além disso, observou-se o crescimento do Comércio Justo e Solidário nos EUA e UE. Isso demonstra que a tendência é a valorização da produção e consumo sustentáveis. Conheça outras tendências e demandas internacionais para negócios verdes:

– Mercado de produtos orgânicos;

– Locavore: consumo de produtos locais;

– Fair trade: movimento de consumidores dispostos a remunerar melhor produtos que beneficiem comunidades produtoras. Inclui a transparência de ganhos econômicos nas etapas da cadeia de valor;

– Denominação de origem: tendência de mercado que remunera, de maneira diferenciada, produtos com uma certificação de origem reconhecida através de selo que assegura uma garantia de procedência;

– Produtos da agricultura familiar: tendência de mercado que dá preferência a produtos de agricultores familiares;

– Produtos naturais: comercialização de produtos de origem animal, vegetal ou mineral que utilizam baixa quantidade de insumos químicos;

– Processamento mínimo: tendência de mercado que remunera, de maneira diferenciada, produtos que sejam minimamente processados;

– Turismo rural: demanda de vivência de estilos de vida e até de execução de atividades típicas do meio rural por cidadãos essencialmente urbanos.

Torna-se necessário adotar uma série de ações estratégicas, pautadas em visões objetivas, para que as pequenas empresas rurais possam aproveitar de forma efetiva as oportunidades de negócios verdes durante a Copa do Mundo de 2014, promovendo competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos ao longo do tempo. Observar a cadeia de valor de uma forma inovadora é o passo inicial no processo de inclusão econômica dos produtores e empreendedores rurais. A melhor estratégia a seguir é migrar de uma cadeia tradicional, que prioriza a sequência Produção – Produto – Comercialização – Consumo, para uma cadeia de valor focada no desenvolvimento da atividade econômica.

Mais informações, acesse: http://www.sebrae2014.com.br

You must login to add a comment.

Posts relacionados