A suinocultura é uma das atividades agropecuárias mais difundidas mundialmente. No Brasil, se caracteriza pelo uso intensivo de tecnologia em todas as etapas de produção – nutrição, manejo, sanidade, genética, instalações e equipamentos, o que possibilitou a consolidação do mercado interno e a participação brasileira em significativo segmento do comércio internacional.
Dados de mercado
Atualmente, o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de produção e exportação mundial de carne suína, totalizando 40.779 toneladas de carne suína em fevereiro de 2013, o que corresponde a um crescimento de 7,97% em relação a fevereiro de 2012. O faturamento, no período, aumentou 12,37%, de US$ 96,39 milhões em fevereiro de 2012 para US$ 108,31 milhões em fevereiro de 2013.
Alguns elementos como sanidade, nutrição, bom manejo da granja, produção integrada e, principalmente, aprimoramento gerencial dos produtores contribuíram para aumentar a oferta interna e colocar o país em destaque no cenário mundial.
A média brasileira de consumo de carne suína encontra-se na faixa de 15 Kg per capita, enquanto na Europa o consumo é em torno de 40 Kg por habitante. Os significativos avanços na renda média das camadas populacionais brasileiras têm ampliado o mercado consumidor interno, o que vem elevando a demanda por carne de suínos.
Você sabia? Ainda objeto de preconceito quanto às suas qualidades, a carne suína apresenta níveis inferiores de colesterol, se comparada aos diferentes cortes de carne de boi ou de frango. O teor de colesterol da carne suína varia, conforme as peças, entre 49 e 54 mg em cada 100 g de carne crua, enquanto a carne bovina oscila entre 50 e 56 mg/100 g, e o frango entre 58 e 104 mg/100 g.
Ampliando o negócio
O empreendedor pode aproveitar soluções disponíveis no mercado para ampliar o seu negócio. Uma delas é a Rede Comércio Brasil, do Sebrae, que se propõe a promover a interação entre os pequenos negócios e os canais de comercialização, valendo-se de agentes de mercado na procura de novas oportunidades de mercado. A solução disponibiliza mecanismos para abertura e expansão do mercado das empresas participantes; estabelece alianças e parcerias de negócios; e contribui para a manutenção e incremento do faturamento, promovendo o acesso a mercados de forma sustentável e efetiva.
É interessante também a participação em grupos que promovam oportunidades para o estabelecimento de parcerias comerciais entre o empreendedor e empresas compradoras e fornecedoras, nos moldes da Rodada de Negócios, promovida pelo Sebrae.
De maneira geral, existem algumas estratégias que o empreendedor pode adotar visando obter sucesso na comercialização, como fazer embalagens chamativas, identificando a origem e valores nutricionais; realizar venda direta para mercearias, mercados, restaurantes, bares, supermercados e feiras da região; diversificar o produto no mercado, em diferentes cortes e subprodutos; e divulgar a marca, com fornecimento de material impresso para divulgação no mercado.
Conheça o perfil do ambiente adequado para uma oportunidade de negócio.
Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Busca?q=ideias%20de%20neg%C3%B3cios