Não é novidade que a tecnologia e a informação chegaram ao campo e têm auxiliado os produtores rurais a modernizar e aprimorar sua cadeia de produção.
Entre as muitas inovações tecnológicas que invadiram o campo nos últimos anos, destacam-se os softwares de gestão agrícola, que cada vez mais ganham espaço como potentes aliados para tornar a produção rural mais eficiente.
Com esses softwares, os produtores conseguem concentrar todas as tarefas de gerenciamento sob a mesma ótica, sem perder tempo, prazos e informações vitais para plantio, manutenção e colheita dos produtos.
O que é um software de gestão agrícola?
Em linhas gerais, os softwares de gestão agrícola são programas e sistemas de gerenciamento de toda a infraestrutura de uma fazenda. Esses programas providenciam informações rápidas e fáceis para os proprietários poderem tomar decisões e acompanharem o desenvolvimento da produção na propriedade.
Essas ferramentas administrativas podem ser encontradas em forma de aplicativos ou sites desenvolvidos especificamente para o auxílio na gestão, tanto do plantio quanto das operações financeiras decorrentes da venda dos produtos.
De forma geral, esses aplicativos são desenvolvidos para produtores especializados no plantio de milho, arroz, soja e algodão. No entanto, a cada dia, surgem novas atualizações e outros programas similares para diversos outros produtos da lavoura, como produção de frutas e legumes.
Quais os benefícios de adotar um sistema de gestão digital?
A grande vantagem de digitalizar a gestão rural é a agilidade com que os processos são resolvidos. O produtor rural consegue, com poucos cliques, reunir todas as informações pertinentes e de forma completa, necessárias para um gerenciamento claro, seguro e eficiente.
Dessa forma, também ficam evidentes os pontos que precisam de melhoria ou investimento para aumentar a produção e diminuir o custo. Essa melhora na gestão e esse aumento da eficiência, em longo prazo, retorna como preços mais baixos dos produtos no mercado e, por si só, melhora a qualidade dos alimentos.
Com as informações específicas para cada tipo de produto, o produtor também consegue calcular e aplicar de forma mais eficiente a quantidade de fertilizantes, regime de irrigação e uso de defesas contra pestes para garantir o mínimo de perdas possível.
Sistemas de gestão também contam com avisos sobre regimes de chuvas ou secas; dessa forma, é possível que a propriedade execute ações preventivas para essas ocasiões.
Por fim, o auxílio de gestão financeira ajuda a deixar claro para o produtor quais são seus gastos, fluxo de caixa e preço médio do mercado, tudo de forma clara e fácil para um planejamento eficiente, sem uso de muitas ferramentas diferentes e, possivelmente, sem perder alguma informação no meio do caminho.
Esses softwares vão diminuir a demanda de emprego no setor rural?
Como muitos setores de produção que, cada vez mais, estão se tornando digitais, o uso de softwares no setor agrícola não surgiu para substituir o fator humano: é apenas uma ferramenta para auxiliar o planejamento e a gestão.
As vagas de emprego no setor rural não são afetadas por esse tipo de aprimoramento, e, na verdade, os softwares tornam o cotidiano do trabalhador rural mais fácil e eficiente, evitando perdas desnecessárias e retrabalhos.