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Smartphones e tablet’s são os mais novos aliados dos micro empreendedores

Os dispositivos móveis como smartphones, tablets e notebooks, entre outros, vieram para revolucionar não apenas a forma como as pessoas se comunicam, como também a forma de trabalhar e organizar compromissos.

Centenas de aplicativos surgem todos os dias nas lojas virtuais de fabricantes de aparelhos e fornecedores de plataformas móveis, como o iTunes (da Apple) e o Google Play (do Android).

Bem utilizados, eles ajudam empreendedores nas tarefas relacionadas ao gerenciamento cotidiano do negócio.

Na prateleira de aplicativos gratuitos, os empreendedores contam com soluções que organizam a agenda e o controle de gastos, apresentam gráficos com o desempenho da companhia em tempo real e até dão suporte quando o assunto é preço médio de mercadorias e serviços, custo tributário por nota emitida, fluxo de caixa, controle de estoque e projeção de custos.

Pensando em otimizar o tempo e proporcionar à equipe mais flexibilidade de trabalho, o sócio da agência de planejamento e mídia Mango Digital, Daniel Galvão, começou a utilizar aplicativos de gestão em tablets e smart-phones. “O meu objetivo é tornar a empresa cada vez menos dependente de computador, e a utilização de aplicativos em dispositivos móveis facilita muito. Uma vez por semana, os funcionários podem escolher fazer home office ou trabalhar em outro ambiente fora da empresa, e essa prática é facilitada quando temos todos os arquivos compartilhados em nuvem [cloud] e de fácil acesso a todos”, explica.

A empresa utiliza a ferramenta Dropbox para compartilhar arquivos entre funcionários e clientes.

Além disso, Galvão também faz uso de aplicativos para organizar tarefas e agenda de reuniões, como o Ever note. “Com a ferramenta, consigo criar atas de reunião e compilar informações de clientes, além de fazer anotações e lembretes”, aponta.

Segundo ele, o grande atrativo dos aplicativos é a possibilidade de integração entre as pessoas e os diferentes aparelhos móveis.

Tudo está disponível gratuitamente e a um clique (ou toque), mas o empresário deve tomar cuidado para não expor dados sigilosos. Por isso, é importante ler os termos de aceitação descritos nos contratos de download dos aplicativos, muitas vezes ignorados pelos usuários. “Todo aplicativo exige um cadastro e a concordância dos termos de aquisição. O empresário deve estar atento aos termos para garantir que as informações pedidas não sejam usadas para outros fins, ou até mesmo expostas. Também é necessário ter atenção para checar se a ferramenta oferece um tempo de teste gratuito e, depois, cobra automaticamente, e se garante backup dos dados salvos, para que não perca todo o trabalho realizado na plataforma”, afirma o consultor da Unidade de Desenvolvimento e Inovação do Sebrae-SP, Renato Fonseca.

Cada aplicativo tem uma função específica, reunindo recursos como agenda de compromissos, apresentações, videoconferências, tradutores linguísticos, etc. “Podemos dividir em quatro as principais facilidades que os aplicativos oferecem para a gestão de negócios: melhoria da agenda, controle da empresa, comunicação com os funcionários e praticidade para obter dados sobre o negócio instantaneamente”, aponta Fonseca.

Veja mais matérias como essa no site do Sebrae Mercados.

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